Músicas dos Anos Sessenta

Inegável a importância dos anos sessenta no campo musical, podemos dizer que nesta década a música passou por uma verdadeira revolução, onde o velho rock cedeu espaço ao rock’n’roll.

Elvis Presley, que já vinha de sucessos conquistados na década de 50, praticamente foi o único cantor poupado pela nova ordem musical, no entanto, rapidamente procurou adaptar-se as novas preferências musicais, assim como também ingressou no mundo cinematográfico para poder continuar em destaque no mundo artístico.

Elvis

Na década de sessenta, temos a televisão vindo com força total como formadora de opinião e representa a mola propulsora de muitos artistas do período, pois graças a ela, cantores e artistas puderam ter um crescimento astronômico, em tempo recorde como jamais visto.

Os jovens do período já não aceitam a repreensão que tiveram na década de 50 e lutam por liberdade a qualquer custo e esta posição de revolta ensejou o surgimento de muitos cantores, como Bob Dylan, que lançou músicas voltadas para o protesto social e agradou em cheio a juventude, como Blowin’ in the wind e Masters of Wars.

Estamos nos tempos do “Paz e Amor” e “Sexo, Drogas e Rock’n’roll”, onde os jovens pregavam o amor livre, a descriminação das drogas, a recusa em se fazer o serviço militar obrigatório, entre outras tentativas de revolta social.

Simbolos

A Inglaterra que não tinha um estilo de rock original, pois tudo que se fazia lá era basicamente cópia do que se era feito nos Estados Unidos surpreendeu ao mundo, quando uma banda com um estilo próprio jamais visto agradou multidões.

Esta banda britânica, chamada The Beatles desembarcou na América e com um estilo de rock diferente conquista todo o planeta e passa a ser o maior fenômeno musical da história.

Sem adversários capazes de enfrentá-los, passaram a ser chamados de “Invasores britânicos”, pois chegaram e conquistaram a América e daí todo o mundo, onde as suas músicas eram cantadas por pessoas de todas as raças e idades, como Let it Be e Yesterday.

Seguindo o mesmo caminho do Beatles, outro conjunto britânico também despontou e fez sucesso mundial neste período, Rolling Stones, que embora possa ter feito menos sucesso do que os Beatles, no entanto, tiveram uma durabilidade muito maior.

A música dos Rolling Stones, “ Satisfaction” ainda hoje é muito tocada.

O Brasil também sofreu a influência dos Beatles e aqui, o movimento teve a denominação de Jovem Guarda, onde Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vanderléia, Ronnie Von, Vanderlei Cardoso, Sérgio Reis, entre outros cantores, foram os expoentes maiores desta nova tendência musical.

Influencias

Originariamente, a denominação Jovem Guarda, vem de um programa da TV Record que possuía este nome e aqui como no resto do mundo, a televisão foi imprescindível para o sucesso musical deste período.

Embalados pelas guitarras elétricas, musicas de Elvis Presley, Chuck Berry, Beatles e Rolling Stones eram cantadas por cantores nacionais fazendo a alegria das multidões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *