A Origem Da Bossa Nova: História Da Música Brasileira

A bossa nova é estilo conhecido da música brasileira que se desenvolveu e popularizou na década de 1950 e 1960. A frase significa nova tendência. Fusão lírica do samba e do jazz, o estilo adquiriu grande número de seguidores nos anos sessenta, em inicial entre jovens músicos e universitários estudantes.

A Origem Da Bossa Nova: História Da Música Brasileira

A Origem Da Bossa Nova: História Da Música Brasileira

Desde o nascimento, se manteve como parte vital do repertório jazz padrão. “Garota de Ipanema”, sonora clássica do gênero musical, é conhecida por ser a segunda faixa mais gravada no mundo graças às expansões proporcionadas ao mundo por Tom Jobim.

Origens Do Termo

No Brasil, a palavra “bossa” é antiquada gíria para algo que é feito com charme particular, talento natural ou habilidade inata. No início de 1932, Noel Rosa usou a palavra em composição própria: “O samba, a prontidão e outras bossas. São nossas coisas, são coisas nossas”.

Porém, não se pode ignorar o fato de que a origem exata do termo “bossa nova” ainda permanece incerta. Dentro da cultura de praia artística dos anos 1950 no Rio de Janeiro a palavra era usada para se referir a qualquer “tendência” nova ou “onda da moda”.

Em seu livro “Bossa Nova”, o escritor brasileiro Ruy Castro afirma que o termo já estava em uso por volta de 1950, entre músicos, como palavra para caracterizar talento de alguém para tocar ou cantar de forma idiossincrática.

Castro aponta o uso prévio em público para concerto que aconteceu no ano de 1958 pelo Grupo Universitário Hebraico do Brasil (Universidade Hebraica Grupo do Brasil). Este grupo era composto por Sylvinha Telles, Lyra Carlinhos, Nara Leão, Eça Luizinho e Roberto Menescal.

Em 1959, Nara Leão também participou em mais de um monitor embrionário da bossa nova. Isto incluiu o primeiro Festival de Samba Session, realizado pelos estudantes da PUC (Pontifícia Universidade Católica).

De modo provável embora esses primeiros músicos fossem os primeiros a utilizar o termo “bossa nova” como uma referência genérica a este estilo musical novo, a palavra pegou para definir a criação artística própria específica.

Origem Musical Da Bossa Nova

A Bossa Nova é estilo musical evoluiu do samba, possui maior complexidade na formação dos acordes na melodia e menos poder percussivo no campo harmônico. Ao contrário de origens nas favelas, surgiu dos bairros de luxo à beira-mar do Rio de Janeiro.

Certos elementos semelhantes já eram evidentes, caso da influência da música clássica ocidental de Gershwin Overture, cubano com características latino-americanas na clave do ritmo. Bossa nova influenciada do jazz, como o estilo cool, por exemplo, está debatida por historiadores e fãs, embora não exista consenso oficial.

Vale ressaltar que o desenvolvimento do estilo musical está creditado aos artistas que trabalharam na década de 1950, incluindo Johnny Alf, Antônio Carlos Jobim e João Gilberto.

Uma das primeiras canções foi composta por João Gilberto. Outras músicas que popularizaram o estilo foram: Saudade da Bahia (Dorival Caymmi) e Chega de Saudade (composta por Vinícius de Moraes e cantada pela Elizete Cardoso).

Influência adiantada sobre a bossa nova está na canção “Dans Seg Île”, do cantor francês Henri Salvador, que se apresentou em 1957, no filme italiano Europa di Notte, por Alessandro Blasetti. A música foi distribuída no Brasil e coberta por artistas brasileiros.

Em 2005, Henri Salvador foi premiado com a Ordem do Mérito Cultural Brasileiro por influência na cultura. Ele recebeu a honra do cantor e ministro da Cultura, Gilberto Gil, na presença do presidente Lula.

A primeira canção a alcançar popularidade internacional foi, talvez, a mais bem sucedida de todos os tempos, a gravação Getz / Byrd de “Desafinado”. Esta música de 1962 e o Prêmio Grammy de gravação de Garota de Ipanema cantada por Astrud Gilberto e João Gilberto introduziu o estilo ao mundo, se tornando estereótipo brasileiro, em principal com referência a cidade do Rio de Janeiro, principal inspiradora das faixas, caso de Corcovado, Copacabana Princesinha do Mar, entre outras.

Instrumentos Musicais Na Bossa Nova

A. Violão Clássico: Bossa nova é realizada no tom de cordas de nylon, jogado com os dedos e não como uma picareta. A forma mais pura poderia ser considerada desacompanhada de amplificador, como exemplificado por João Gilberto, ou seja, combinação com voz e instrumento em acústico.

Mesmo nas bandas maiores com arranjos complexos há pelo menos um violão que toca o ritmo subjacente à base do espetáculo. De modo básico, Gilberto pegou uma das várias camadas rítmicas a partir de um conjunto de samba, especificamente o tamborim, e aplicou na mão direita.

Instrumentos Musicais Na Bossa Nova

Instrumentos Musicais Na Bossa Nova

B. Piano: Apesar de não ser proeminente como o violão, o piano é outro instrumento importante dentro do estilo musical. Jobim escreveu para piano e executou a maioria das próprias gravações. O instrumento foi vital à ponte estilística entre bossa nova e jazz. Permitiu grande quantidade de polinização se cruzando entre os dois caminhos.  Além do piano, o órgão eletrônico também pode ser considerado destaque.

C. Percussão: Bateria e outros tipos não são considerados essenciais na bossa nova. No entanto, há distintivo estilo na bateria, como a de Hélcio Milito e Milton Banana, caracterizada por oitavas contínuas sobre a técnica high-hat (imitando o samba Pandeiro) e tocando no aro com padrão de clave. O bumbo em geral joga no “1, 3, 1”. A caixa é tocada junto com as batidas do chimbal antes das ações no bulbo.

Estrutura Da Bossa Nova

No início as gravações em termos de temas líricos e duração das músicas (normalmente de dois a quatro minutos) foram além do estilo de música popular. No entanto, a estrutura por vezes difere do formato padrão europeu e norte-americano de música popular, de dois versos seguidos por uma ponte e um verso a fechar.

De fato, grande parte das clássicas canções não tem mais do que dois versos líricos. Algumas das primeiras gravações de João Gilberto tinham menos do que dois minutos de duração, algumas com único verso lírico repetido de modo simples, deixando o formato fácil de ser compreendido e decorado.

A Bossa Nova tem no núcleo o ritmo baseado em samba, combinando os padrões rítmicos e sentindo os originários de antigas comunidades de escravos africanos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bossa Nova

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *