Música Gospel

No inglês, gospel significa evangelho. A música gospel surgiu nas igrejas protestantes americanas, principalmente as frequentadas por negros, no final do século XIX e início do XX. A princípio era feita praticamente com corais de igrejas, à capela ou acompanhas por piano, órgão ou mais raramente cravo, e tinham por objetivo louvar a Deus, em alguns casos também servia como comunicação velada entre escravos, mas não vamos entrar nesse mérito.

musica gospel-1

Música Gospel

Décadas mais tarde o gospel daria origem a ritmos bem menos sacros como o blues, o rock n’ roll e o r&b (rhythm & blues). Vários cantores e musicistas mundialmente conhecidos soaram os primeiros acordes na música gospel dentro de igrejas, o mais famoso de todos, o Rei do Rock, Elvis Presley.

Nos Estados Unidos dos anos 70, depois de muitos anos sendo considerado “música de igreja”, ou entendida apenas como hinos de cultos, os ritmos derivados do gospel começaram a ser absorvidos por grupos cristãos.

musica gospel-2

Musica Gospel Internacional

A banda estadunidense Petra, é considerada a 1º banda de rock gospel da história, surgida em 1972, tocava o que convencionou-se chamar rock progressivo, apesar de ter passado também pelo heavy metal e hard rock.

No Brasil, as primeiras bandas de rock gospel surgiram mais de uma década depois, no final dos anos 80, Katsbarnea, Catedral, Novo Som, Resgate e Oficina G3 são as mais conhecidas, e todas, em maior ou menor intensidade, continuam ativas.

Nos anos 90, tanto no exterior quanto no Brasil, outros ritmos foram sendo associados ao gospel, e hoje, esse estilo musical tem tantas vertentes quanto a própria música em si, no Brasil já existe até axé e pagode gospel, algo impensável há pouco mais de 10 anos.

A música gospel é hoje um mercado consolidado inclusive no Brasil, que esteve sempre com uma década de atraso em relação aos Estados Unidos. Lá o faturamento foi de 180 milhões em 1980 a 500 milhões de dólares em 1990.

musica gospel-3

Mercado Gospel Brasileiro

No Brasil, em 2010, a música gospel rendeu cerca de 1 bilhão de reais mensais às gravadoras.Algumas das principais bandas ou principais cantores em atividade são:

Brasil

Oficina G3: rock cristão, hard rock, pop rock, metal cristão, metal progressivo, nu metal e matalcore. Atua desde 1987.

Regis Danese: representante do que costuma se chamar nas igrejas de “louvor”, Danese é vendeu mais de 1 milhão de cópias de seu CD intitulado Compromisso, tornando-se o único artista gospel em primeiro lugar em rádios e TV’s não-cristãs de todo o Brasil. Um fato inédito.

Apocalipse 16: é o mais importante grupo de rap cristão do país, liderado pelo rapper Pregador Luo. Atuante desde 1989.

Estados Unidos

Jeremy Camp: cantor de louvor e pop rock gospel estadunidense, tem uma tocante história de vida que lembra muito a do filme Um amor pra recordar, o que acabou levando a ser um dos “queridinhos da América” da música gospel. Seu primeiro CD é de 2001, e em 2011 fará algumas apresentações no Brasil em maio.

Kirk Franklin: um dos cantores modernos com maior influência do “gospel de raiz”, uma das maiores referências da black music gospel da atualidade, em atividade desde 1993.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *