Músicas Tema de Super-Heróis

As músicas são fundamentais para filmes, novelas, desenhos, teatro. Desde dos tempos antigos, do teatro grego, a música já era importante durante os espetáculos. Obviamente, naquela época não era tão fundamental como é hoje para os filmes. Não dá para imaginar eles sem o som das músicas para incrementar e dar mais emoção as cenas. É um casamento perfeito entre música e imagens. Graças a trilha sonoro que os filmes ganham maior emoção, e ajudam a passar o que o diretor gostaria em cada uma das cenas. É uma parceria que funciona muito bem: música e imagem no filme.

Em alguns casos da história do cinema, a música foi tão importante, que ela deu mais emoção e marcou o filme, graças a forma magistral que foi usada. Em alguns casos, filmes foram imortalizados com determinados canções. Basta que você ouça, por exemplo, “Imperial March” de John Willians, para imediatamente lembrar das imagens do filme “Star Wars”. É a música trazendo uma imagem da nossa memória.

Assim, como as músicas embalam histórias de amor, dramas, ação, o vilão e o mocinho, elas também arcam os super-heróis. Bastar ouvir determinada canção para lembrar dos grandes personagens que salvam o mundo do homem mau. A seguir, veja alguns exemplos, de músicas tema de super-heróis!

1- Guardiões da Galáxia

A versão mais recente do filme não é a trilha original, isto é, foi “atualizada”. Mas, mesmo assim, ela dá a identidade que o filme e os seus heróis merecem, ao longo da película, o somo identifica perfeitamente essa passagem pelos anos 80 e todas as viagens estelares.

Apesar de um grande sucesso, não podemos dizer que é a trilha sonora mais marcante de super-heróis do cinema.

2- Os Vingadores

A trilha sonora do filme é tão boa que dispensa qualquer tipo de comentário, como se diz “é chover no molhado”. É claro que uma superprodução tem uma super trilha sonora e os super-heróis ganham uma música toda especial. No caso dos “Os Vingadores”, que ficou responsável por dar mais vida a película com as músicas foi Alan Silvestri e o tema “Avengers Assemble” é considerado o melhor de todos. Graças ao tema musical o filme ganha mais imponência e se tornou inesquecível.

3- Trilogia Batman

O Batman é daqueles super-heróis amados e conhecidos por todos. De geração para geração ele segue firme e forte e vai ganhando novos filmes, mas nunca perde o seu poder de sedução. Quem dá o tom para o Batman no cinema é Christopher Nolan, o diretor, e ele faz uma mistura de obscuro com um clima denso na medida certa. A trilha sonora acompanha em total sintonia todas essas diferenças que ocorrem ao decorrer do filme e quem assina o trabalho é Hans Zimmer.

Na trilha sonora do filme Batman tem de tudo um pouco, da urgência a ação da frieza ao mistério. É uma mistura de sensações e sentimentos que são bem “representados” e principalmente acentuados pela trilha sonora.

4- Man of Stee

Neste caso, o super-herói já tinha uma trilha sonora inesquecível da história do cinema e eis que é um desafio muito grande para Hans Zimmer, descobrir uma música que seja ainda mais marcante. Missão impossível? Não para quem trabalha no cinema com trilha sonora e ele conseguiu fazer o seu melhor, mais uma vez. Hans Zimmer deu ao novo filme uma trilha sonora marcante e o seu super-herói ganhou uma nova canção para destacar o seu poder na tela, ela ficou perfeitamente encaixada na história do filme e no que o diretor Zack Snyder queria.

As músicas “passam” durante todo o filme e são essenciais para que ele seja uma grande produção. Sem elas, o que foi mostrado com as imagens, nas cenas, não teria a mesma carga, o mesmo valor. Por exemplo, a cena em que se mostra “krypton”, a música da exatamente uma ideia de espaço. Nas cenas de pura ação, com ela nos sentimos ofegantes e ainda temos de brinde os momentos de incertezas de Kal-El, que a música passa exatamente esse sentimento.

Não é um mero acaso que Hans Zimmer é considerado um dos grandes nomes de trilhas sonoras do cinema americano, tanto que foi escalado para fazer “Batman V Superman”, uma grande produção.

5- O Batman Com a Trilha Sonora de Tim Burton

O filme Batman já ganhou tantas versões, que o super-herói também teve direito de ganhar vários rostos, vários atores interpretaram o papel, e também uma vasta trilha sonora.

Em 1989, o diretor do filme cujo título era somente “Batman” foi Tim Burton e essa película é considerada uma das melhores de todas sobre a história do homem morcedo.

Foi justamente Burton que criou para Batman aquela ar dark e a música, que ficou muito conhecida e deu o tom entre imagem e trilha sonora foi assinada por Danny Elfman. Aliás, depois desse trabalho, os dois continuaram a parceria, que dura até os dias de hoje.

Não teve uma única pessoa que não tenha ficado com aquele som de tarãrãrã BATMANguardado na memória.

6- Superman

O Superman é outro filme que entrou para a galeria daquelas trilhas sonoras inesquecíveis. Alguns apaixonados pelo tema garantem que sem dúvida, é a trilha sonora absoluta, incomparável, a melhor de todos os tempos, quando falamos de embalar um super-herói.

Estamos falando do “Superman” de 1978, porque depois vieram vários filmes. O filme foi um grande sucesso e sua trilha sonora, um segundo e grande sucesso. Quem assinou esse trabalho foi John Williams, considerado um gênio em criar trilhas sonoras para nunca mais sair da memória e se renovar a cada geração.

Alguns críticos se arriscam a dizer que se não fosse a trilha sonora de John, o Superman não teria sido tão bem sucedido como foi, isso sem desmerecer o filme, que também foi genial. Porém, como já foi falado, a música faz toda a diferença para gravar de uma vez por todas na memória do telespectador as imagens.

Superman se tornou o super-herói de todos os tempos e as canções de 1978 jamais foram esquecidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *