O compasso tem grande importância na notação musical, pois permite fazer a divisão quantitativa do grupo de sons de uma composição tornando mais simples o entendimento de quem irá executá-la. A facilidade está no fato de que se define uma unidade de tempo, pulso e ritmo para a composição como um todo ou para partes dela. De maneira geral compasso é uma divisão de uma canção em partes menores que tem espaçamento igual. A divisão é feita tendo como base o tempo (ou o andamento) da canção.
Basicamente o compasso representa uma unidade de tempo, sendo assim acordes que tem a mesma duração (permanecem o mesmo tempo na música) tem sua divisão por compassos iguais. Dessa forma no caso de um acorde que teve duração de apenas metade do tempo se diz que durou apenas meio compasso. Nas partituras os compassos são representados como linhas verticais que são desenhadas sobre a pauta.
Valor de Uma Colcheia no Compasso 6/8
Com o entendimento do que é um compasso podemos partir para a elucidação da questão central deste artigo que se refere ao valor de uma colcheia no compasso 6/8. A primeira questão pertinente é identificar que esse é um compasso composto, ou seja, um compasso que tem sua unidade de tempo dividida em três. Os compassos simples tem a divisão de tempo em dois.
Os compassos compostos podem ser facilmente identificados por ter como número superior da fórmula de compasso 6, 9 ou 12. A quantidade de tempos de um compasso é obtida através da divisão do número superior da fórmula de compasso por três. Usando o compasso de 6/8 como exemplo temos uma divisão de 2 tempos, pois ao dividirmos 6 por 3 chegamos em 2.
O número inferior da fórmula de compasso tem como objetivo indicar a figura que ocupa um terço do tempo. Seguindo com a análise do exemplo de 6/8 chegamos a conclusão de que a colcheia vale um terço do tempo já que a unidade do tempo está ocupada por três colcheias. Vale mencionar que os compassos compostos 6/8, 9/8 e 12/8 são os mais comuns de encontrar.
Quanto Vale Uma Colcheia?
Para entendermos o valor de uma colcheia devemos considerar que o valor de uma semibreve é 1 tempo de maneira que a mínima irá valer ½ tempo e uma semimínima valerá ¼ de tempo. Sendo assim a colcheia vale 1/8 de tempo e a semicolcheia valerá 1/16 de tempo. Prosseguindo chegamos a conclusão de a fusa vale 1/32 do tempo e por sua vez a semifusa valerá 1/64 do tempo.
Prática
Para ter um entendimento melhor a respeito de conceitos como compasso musical é essencial manter a prática de estudo com base na leitura de partituras. A representação dos compassos deve ser claramente interpretada para que haja melhor execução das canções. Saber ‘ler’ as partituras determinará a eficiência de como o músico irá interpretá-las por meio de instrumentos musicais. Os músicos precisam ter o conhecimento dos compassos para que tenham mais facilidade para compreender a divisão das músicas em grupos de sons.
Concentre-se também em aprender as notações gráficas dos diferentes compassos, assim será bem mais prático colocar em prática o que está representado nas partituras.