Quem escolhe ser músico precisa estar preparado para estudar a teoria por trás das canções, compor e tocar vai além do que se entende por inspiração, há questões funcionais que devem ser consideradas. Dentre essas questões podemos destacar conceitos como unidade de som, unidade de compasso entre alguns outros. Continue lendo e entenda melhor.
Compassos
Músicas são divididas em compassos que nada mais são do que partes iguais que definem tempo, ritmo e pulso das canções. A separação dos compassos pode ser feita por uma barra ou barra dupla. A função da barra dupla é demonstrar que conforme a música avança há alteração na fórmula da canção. Uma música pode começar com um compasso quaternário e num determinado pedaço passar a apresentar um compasso ternário.
Os compassos são representados da seguinte maneira: 4/4, 2/2, 3/2 entre outras possibilidades, contudo, não se confunda não tem relação com as frações matemáticas. A única relação possível com as frações é a forma como os componentes são chamados sendo que o número superior é chamado de numerador enquanto o debaixo é denominador. Vale ressaltar que o compasso é dividido em tempos, estes são iguais, porém, os tempos podem ser formados por quantidades diversas de notas.
Compassos Binários, Ternários, Quaternários, Complexos
De acordo com o número de tempos que um compasso possui ele pode ser:
– Binário
Com 2 tempos sendo que o 2 é numerador.
– Ternário
Tem 3 tempos sendo que o 3 é o numerador.
– Quaternário
Conta com 4 tempo, o 4 está no numerador
– Complexos
Trata-se de combinações de compassos simples podendo ser chamados ainda de irregulares, mistos e alternados.
Unidade de Tempo e Unidade de Compasso
Para que seja possível entender com mais clareza a diferença que existe entre compasso simples e composto é essencial entender quais são os conceitos de unidade de tempo e unidade de compasso.
Unidade de Tempo (UT)
Consiste na figura que é responsável por preencher cada um dos tempos do compasso.
Unidade de Compasso (UC)
Trata-se da figura que é responsável por preencher o compasso todo.
Compasso Simples, Compasso Composto e Compasso Misto
Outra forma em que os compassos podem ser divididos é:
– Compasso Simples
Nesse tipo de compasso a unidade de tempo é divisível por 2.
– Compasso Composto
Nesse caso o compasso tem sua unidade de tempo dividida por 3. Os compassos compostos têm numeradores como 6, 9 e 12.
– Compasso Misto
Esse é o tipo de compasso que resulta da aglomeração de vários outros tipos de compasso. São conhecidos como compassos mistos 2/4, 5/4 e 3/4.
Conceitos Importantes
– 2 mínimas ocupam o mesmo tempo de 1 semibreve e de 4 semínimas assim como ocupam o mesmo tempo de 16 semicolcheias, 32 fusas e 64 semifusas.
– 1 semínima é equivalente 8 semicolcheias.
– O numerador indica a quantidade de tempos assim como o denominador indica qual é a figura responsável por preencher uma unidade de tempo do compasso.
O Que é Unidade de Som?
Finalmente chegamos ao ponto central do artigo, unidade de som é a figura com ponto de aumento dos compassos compostos. A teoria musical é de grande relevância para quem deseja se tornar um músico profissional, pois permite compreender as canções do ponto de vista estrutural.