Quem Nomeou As Notas Musicais?

As notas musicais são hoje um conceito muito presente em nossas vidas. Diversas pessoas as utilizam em seu dia-a-dia, como conceitos para estudos e também para se divertir. Sua importância é considerada extrema, já que a partir da junção de determinadas notas, é possível realizar sons que serão considerados característicos de determinadas canções, levando então, a uma reprodução das mesmas de forma mundial.

É importante que saibamos que as notas musicais não foram descobertas e sim inventadas. Isso acontece porque elas não passam de sons classificados dentro de suas variações, e criadas a partir de determinado tipo de necessidade. Esse é um conceito possível de se observar em diversos tipos de situações, que demonstram que as notas musicais são adaptadas de formas diferentes, para cada tipo de instrumento musical. Para se ter uma ideia, a nota Dó existem em diversos tipos de instrumentos, mas cada um deles, tem a função de realizar um som diferente quando a mesma nota seria reproduzida em outro instrumento, por exemplo.

Com isso, foi possível então desenvolver códigos, chamados de notas musicais, que serão característicos de cada som, possibilitando aos músicos, a leitura de partituras, por exemplo, no momento da interpretação de determinada canção.

O modelo de conjunto das notas musicais mais conhecido ainda é o ocidental, o famoso “dó-ré-mi”, mas devemos saber que essa é um dos milhares de conjuntos existentes no mundo até hoje. Além disso, em cada cultura, as notas e variações dos sons podem ser interpretados de formas diferentes, além também das marcações, um dos quesitos mais importantes para se ditar o ritmo musical, que irá fazer com que a música seja sentida de forma totalmente diferente.

Notas Musicais

Notas Musicais

O modelo ocidental é um dos principais no quesito em ditar regras ou alguns costumes dentro das variações musicais. Isso acontece porque no inicio do conceito e entendimento da música, a igreja acabou sendo um dos órgãos que mais utilizavam desse instrumento, e com sua grande popularidade, ditou certos esquemas quanto a música, que se espalharam de certa forma pelo mundo todo.

Quem Foi O Criador Das Notas Musicais

As notas musicais conhecidas por todos nós, foi criada segundo diversas pesquisas e registros por um monge, chamado de Guido de Arezzo. Guido era um monge italiano, e trabalhava em um mosteiro de sua cidade, Pomposa. Assim, Guido pode observar com o passar do tempo, que diversos outros monges apresentavam grande dificuldades em memorizar todas as músicas utilizadas em seus rituais de reza.

Guido de Arezzo

Guido de Arezzo

O problema se encontrava então na falta de leitura da população, já que grande parte dela era na época, considerada analfabeta. Porém, a igreja na época via o conceito de música de uma forma muito valorizada em seu cotidiano, já que dessa forma, poderiam chamar muito mais as atenções de seus fiéis, além de possibilitar que novas pessoas se interessasse pela mesma.

Como Foram Nomeadas As Notas Musicais

Imagem das Notas Musicais

Imagem das Notas Musicais

Com o apoio da igreja, o monde desenvolver um sequência de notas musicais com a seguinte disposição : “ut-re-mi-fa-sol-la-si”. Essa sequência então foi baseada em uma das canções mais populares da igreja, levando no início das mesmas as iniciais presentes no verso da música, chamada de Hino A São João Baptista. Como essa era uma das canções mais reproduzidas na época, se tornou muito mais fácil o processo de memorização das notas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *