Para tornar mais fácil a compreensão da leitura das partituras existe o chamado Compasso Musical que nada mais é do que uma divisão da canção em intervalos de tempo iguais. A representação gráfica desse intervalo se dá através de barras verticais, dentro das barras estão os grupos do que cabe dentro de cada intervalo.
É importante ressaltar que nesses intervalos podem estar contidos figuras diversas como semimínimas, colcheias, fusas e semicolcheias. Inicialmente alguns músicos podem ter a ideia errada de que os intervalos se referem somente as semimínimas, porém, o objetivo do Compasso Musical é informar o tempo que está envolvido num compasso sem ter tanto importância quais são as figuras expressas nele.
Unidade de Compasso
Talvez você esteja pensando, entendi o que é Compasso Musical, mas como saber qual a duração de cada um? Onde fica essa informação? São perguntas bastante válidas e cuja resposta é simples, basta que o leitor observe a fração que aparece no começo da partitura. Vamos supor que a fração fosse 4/2, basicamente esse elemento nos informa qual é a figura que servirá como referência para a unidade de tempo.
O denominador nesse caso é 2 que corresponde a Mínima (abaixo confira a lista completa de correspondências) que passa a ser a figura de correspondência. A função do numerador, que é 4, é a de indicar quantas figuras cabem dentro do compasso. Isso faz com que haja o entendimento de que cabem 4 mínimas dentro do compasso. Com o passar do tempo essa leitura das frações vai se tornando mais simples, basta pegar a prática.
Lista de Correspondências Para Denominador
Conheça a seguir o que cada denominador significa, ou seja, a que figura cada número se refere.
- 1 – Represente Semibreve
- 2 – Representa Mínima
- 4 – Representa Semínima
- 8 – Representa Colcheia
- 16 – Representa Semicolcheia
- 32 – Representa Fusa
- 64 – Representa Semifusa
Exercitando a Leitura de Fraçõe
Agora que você já sabe que o denominador da fração se refere a uma figura e que o numerador indica quantas dessas figuras cabem no compasso musical vamos exercitar a interpretação das frações abaixo:
4/2
Cabe 4 mínimas em cada compasso.
4/4
Cabe em cada compasso 4 semimínimas.
4/8
Nesse caso cabe 4 colcheias no compasso.
2/4
Indica que cabe 2 semimínimas no compasso.
3/1
Quer dizer que cabe 3 semibreves no compasso.
5/32
Cabe em cada compasso 5 fusas.
7/2
No compasso cabe 7 mínimas.
Como é Definido Um Compasso Para Uma Música
É a pulsação da música que dita o tempo definido para cada compasso, faça o seguinte exercício observe algumas partituras e confira sua fração de compasso. Ao fazer isso você perceberá que essa fração está ditando o ritmo da música, a maneira como os instrumentistas dividem os acordes e o ritmo que a melodia segue.
Para alguns estilos já existe uma prévia definição de tempo como é o caso da valsa, por exemplo, em que se destaca o tempo ¾. De maneira geral o tempo que mais aparece nas partituras é o de 4/4, contudo, existe uma infinidade de possibilidades e recomendamos que você ‘saia da caixinha’ do compasso redondinho para exercitar a sua criatividade.
Com esse entendimento sobre compasso musical ficará muito mais simples fazer a leitura das partituras.