Escala De Mi Maior Violino

O violino é um instrumento de corda friccionada.

Sobre o Violino

Esse instrumento foi criado por Gasparo de Salò, um italiano, por volta do século XVI. Durante os próximos 200 anos após a sua criação, somente três famílias dominavam a arte da construção de tal instrumento, se mantendo assim inalterado. Após esse período houve algumas modificações no mesmo, como o uso de um cavalete mais alto, e a espessura de suas cordas. A curvatura do arco também mudou ao longo do tempo, sendo antes feito num formato côncavo, e agora possuindo curvatura convexa.

O violino é o instrumento mais agudo da sua família, que também inclui o violoncelo, a viola e o contrabaixo, dentre esses instrumentos ele também é o de menor porte. É feito com quatro cordas, que possuem afinação Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3 (indo do mais agudo ao mais grave). Seu timbre é estridente e agudo, mas também é possível alcançar um som mais aveludado se utiliza outro tipo de corda.

O som no violino é produzido a partir da fricção do arco sobre as cordas, produzindo um som diferente em cada corda que o arco passa, mas também é possível tocar ele dedilhando ou também beliscando as cordas.

O violino é um instrumento presente em diversas músicas, principalmente as de raiz popular, após a segunda metade do século XV ele começou a ser mais utilizado em outros ritmos, sendo mais comum nas músicas de concerto, mas também aparecendo em rock, música folclórica e outras.

Algumas técnicas usadas para tocar o violino

Para tocar o violino há algumas técnicas usadas, não sendo somente tocado pela fricção do arco nas cordas, conheça algumas abaixo:

  • Corda dupla: Essa é uma técnica em que se toca o arco em uma, duas, três, ou todas as cordas do violino ao mesmo tempo, com isso, se gera a mesma quantidade de notas, chamadas de acordes. Essa técnica resulta em um belíssimo som, porém só é possível sustentar duas adjacentes, mesmo sendo possível tocar todas às quatro cordas.

    Tocando Violino

    Tocando Violino

  • Vibrato: Essa técnica é feita se usando a mão esquerda do violinista. O vibrato pode ser tanto de braço, como de punho e também de dedo. O violinista consegue fazer o som vibrar com a mão esquerda. Com isso há uma flutuação mínima, mas perceptível, na afinação da nota. O vibrato do braço é feito quando se deseja mais intensidade na música, pois expressa uma certa paixão. O vibrato do dedo é feito nas passagens rápidas da música. O vibrato do punho é o mais comum, e usado mais vezes.
  • Pizzicato: Essa técnica é feita pela mão direita, e é feita quando não se usa o arco para tocar. Dessa forma, as cordas são tocadas com os dedos, é quando se da pequenos puxões e beliscões nas cordas. Quando a música exige tal técnica, a partitura irá indicar, ela não é usada na musica inteira, e quando a partitura tiver a palavra arco interrompe-se o pizzicato e volta a usar o arco.

    Pizzicato

    Pizzicato

  • Glissando: Técnica feita com a mão esquerda, quando se desliza os dedos sobre as cordas, com isso toca-se todas as notas e todos os sons são ouvidos.
  • Harmônico: Essa técnica também é feita com a mão esquerda, para produzir notas suaves, deixando o toque parecido com o toque de uma flauta. Usa-se a polpa dos dedos em alguns pontos da corda.
  • Sul ponticello, Sul tasto e Col Legno: Todas são técnicas do arco. O Sul ponticello ocorre sobre o cavalete, é quando o violista passa o arco próximo do cavalete, criando um som estridente e brilhante. O Sul tasto é feito sobre o espelho do violino, quando o arco passa próximo ao espelho cria-se um timbre mais suave e velado. O col legno é feito quando se toca as cordas com a parte de madeira do arco.

Escala De Mi Maior No Violino

A escala de Mi maior no violino é formada pelas notas: E – F# – G# – A – B – C# – D#.

Essa escala é usada nas músicas que tem tonalidade de Mi Maior e também de Dó sustenido menor, pois essa é a relativa menor do mi maior.

A escala de Mi menor no violino é formada pelas notas: E – F# – G – A – B – C – D

É usada nas musicas que possuem tonalidade de Mi menor e também nas de Sol Maior, que é a sua relativa maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *