Quem almeja se tornar um músico de sucesso deve ter conhecimento a respeito de notação musical, conhecer os elementos detalhadamente é algo relevante para que você possa compor suas próprias canções chegando a um ritmo interessante. Dentre os tipos de notação que mais se mostram interessantes estão à colcheia e a semibreve. Além de saber o que cada uma representa é fundamental compreender a relação que elas estabelecem entre si.
O Que é Semibreve?
Trata-se da figura rítmica que apresenta maior duração atualmente na notação musical padrão, motivo pelo qual é usada como referência para determinar as durações relativas das outras notas. Antes eram usadas figuras mais longas como Breve, Máxima e Longa, porém, hoje em dia esse papel fica para a Semibreve. A partir desse entendimento dessa figura como sendo a referência de tempo chegamos a outras figuras a partir da sua divisão:
- Semibreve / 2 = Mínima
- Semibreve / 4 = Semínima
- Semibreve / 8 = Colcheia
- Semibreve / 16 = Semicolcheia
- Semibreve / 32 = Fusa
- Semibreve / 64 = Semifusa
Vale ressaltar que a Semibreve também é tida como uma referência para o compasso musical. O denominador da fórmula de compasso diz respeito ao tanto de partes em que uma Semibreve está dividida para que possa chegar a unidade de tempo da composição. Para que fique mais claro vou exemplificar, um compasso 4/4 demonstra que a Semibreve em questão foi dividida em quatro partes. A representação gráfica é feita por um círculo vazio que não possui haste. A pausa é representada por uma linha grossa que está colada a linha da pauta.
O Que é Colcheia?
Respondendo ao questionamento do título do artigo esclarecemos que a Colcheia possui 1/8 de duração de uma Semibreve, de maneira que cabem 8 Colcheias numa Semibreve. A representação desse elemento musical é feito por uma elipse que é chamada de ‘cabeça de nota’ e cuja haste é preenchida.
Possui ainda uma bandeirola que é chamada de colchete. Se essa nota estiver até a terceira linha da pauta terá sua haste colocada à direita da nota e voltada para cima. Quando a nota fica acima da terceira linha passa a ter uma haste a esquerda e voltada para baixo. A bandeirola está sempre posicionada a direita da haste, a representação da pausa é feita com linha em diagonal de pequeno comprimento com uma bandeirola.
Agrupamento de Colcheias
Se existe mais de uma colcheia em sequência é realizado um agrupamento que visa tornar a leitura simplificada. Esse agrupamento se dá conservando a figura e a sua haste e realizando a troca de uma bandeirola por junção das hastes. Nos casos em que boa parte das notas do grupo fica abaixo da terceira linha se faz o agrupamento acima da nota.
Porém, se a parte maior está acima da terceira linha então se faz o agrupamento na parte de baixo das notas. Normalmente, este agrupamento é feito com o objetivo de dar origem a uma unidade de tempo. Saber ‘ler’ e interpretar as notações musicais é fundamental, pois é somente assim que se tornará possível criar as suas próprias canções.