As figuras musicais também são chamadas de figuras rítmicas, e são utilizadas quando vamos representar os tempos de uma música. A duração do acorde ou das notas de uma partitura será dada a partir das figuras musicais.
As principais figuras musicais são: Breve, Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e semifusa.
Quanto Tempo Duram as Figuras Musicais?
Para entender a lógica do tempo das figuras musicais basta seguir a ordem apresentada acima, a partir dela é possível constatar que cada figura musical dura metade do tempo da figura que foi mencionada anteriormente. Para exemplificar, é possível atribuir valor a uma figura e constatar os valores das figuras seguintes. A figura musical semibreve é sempre usada como parâmetro para as outras, vamos conferir abaixo, atribuindo valores numéricos, para que fique de mais fácil entendimento:
Suponhamos que a Breve irá valer oito, e a partir dela iremos ver quanto vale cada uma das notas seguintes, lembrando que, a nota não vale sempre oito, isso é somente um exemplo para entender o valor de todas as figuras musicais.
Breve: A breve vale ao dobro de tempo da semibreve. Essa figura musical é pouco usada na música atualmente, já que sua duração é muito longa. Digamos que o valor dela é oito.
Semibreve: Ela irá durar metade da breve e o dobro da mínima, que é a figura seguinte. Essa é a figura que é utilizada como padrão para para a duração das outras figuras musicais, ou seja, quando ela é dividida por 2, 4, e assim por diante, é que obtemos o tempo das figuras subsequentes. Ela é a figura com maior duração que é utilizada atualmente na notação musical. Como a Breve teve um valor de oito, nesse caso a semibreve irá ter duração de quatro.
Mínima: A mínima vale metade da semibreve e o dobro da semínima. Como a Semibreve teve o valor de quatro, a mínima irá ter o valor de dois.
Semínima: Ela irá durar metade da mínima e o dobro da colcheia, geralmente para entender seu tempo, iremos dizer que ela equivale a um quarto da semibreve. Como a mínima teve duração de dois, a semínima irá ter o valor de um.
Colcheia: A colcheia irá valer metade da semínima e o dobro da semicolcheia, também é possível falar que ela representa um oitavo da semibreve. Como a semínima teve o valor de um, a colcheia irá valer meio.
Semicolcheia: Ela irá durar metade da colcheia e o dobro da fusa, normalmente quando irá utilizar a semicolcheia, a duração falada é a de um dezesseis avos da semibreve. Como a colcheia teve o valor de meio, a semínima irá valer um quarto.
Fusa: A fusa irá valer metade da semicolcheia e o dobro da semifusa, e para falar o seu tempo na notação musical é utilizado também que ela equivale a um trinta e dois avos da semibreve. Como a semicolcheia teve o valor de um quarto, a fusa irá valer um oitavo.
Semifusa: A semifusa irá valer metade da fusa, também é possível falar do seu valor como sendo sessenta e quatro avos da semibreve. Como a fusa teve o valor de um oitavo, a semifusa irá representar um dezesseis avos.
Talvez seja mais fácil compreender tudo isso quando se analisa a partir de uma tabela, como a que pode ser vista abaixo:
FIGURA | DURAÇÃO |
Breve | 8 |
Semibreve | 4 |
Mínima | 2 |
Semínima | 1 |
Colcheia | ½ |
Semicolcheia | ¼ |
Fusa | 1/8 |
Semifusa | 1/16 |
Mas O Que Esses Números E Valores Representam?
Como foi dito, esses valores irão representar o tempo, mas no fim, qual é o tempo verdadeiro? Um minuto? Um segundo? Um milésimo de segundo?
O tempo possui uma referência para se basear, se não, essas figuras e os valores não teriam sentido nenhum. Quando você pega uma partitura de uma música, há sempre um valor apresentado, de umas figuras, geralmente é usada a semínima, e a partir da lógica do dobro e metade, é possível encontrar o valor do tempo das outras. O valor em questão é dado em bpm, que representa as batidas por minuto.
Mas como assim batidas por minuto? Bom, se a partitura possui escrito que a semibreve vale 120, que dizer que dentro de um minuto será possível haver 120 batidas daquela figura. Levando para segundos, é possível dizer que dentro dos 60 segundos, irão caber 120 semibreves, ou seja, a cada segundo haverá duas semibreves, ou então, cada semibreve terá duração de meio segundo.
Por isso, o valor de cada nota musical é determinado a partir da música que será tocada no momento, não havendo um valor fixo para cada uma das figuras musicais.
Como Descobrir as Bpm?
Os músicos utilizam o metrônomo, e é por meio dele que se descobrem as batidas por minuto. Com eles é possível tocar uma música, quando se possui uma partitura. Para treinar em como usar o metrônomo, é possível o programar para um andamento lento, e ir vendo o ritmo desejado, até chegar a andamentos mais rápidos. Com um pouco de treino você logo conseguirá tocar músicas sem precisar de um metrônomo ao seu lado.