Veja os vencedores do programa americano, American Idol, que “deram certo” depois do fim do programa! Os cantores que conseguiram seguir carreira.
American Idol 1 – Ano 2002
Sem dúvidas, a Kelly Clarkson, a vencedora do programa é uma das que mais fizeram sucesso depois de passar pelo American Idol. Empatando somente com a Carrie. A vencedora da primeira edição foi um ótimo cartão de visitas para o programa. Os críticos dizem que os produtores foram sortudos em tê-la logo de cara porque fez com que o American Idol ganhasse maior notoriedade logo de cara.
Kelly durante o programa arrancou elogios de todos, Randy, Paula e Simon e isso acontecia todas as semanas, em cada um dos episódios, foi assim até chegar a final e disputar com Justin Guarini, ficando com 57% dos votos.
A sua primeira música de trabalho foi “A Moment Like This” e Kelly Clarkson levou o disco de platina logo com o CD de estreia. Mas, o sucesso internacional aconteceu quando a cantora lançou o segundo álbum, com o título “Breakaway”, a música “Becausa of You” virou um dos hits mais tocados em todo o mundo. O disco foi vendido cerca de 23 milhões de cópias no mundo todo. A cantora ainda faturou dois Grammys.
Kelly Clarkson já está se preparando para lançar o quinto álbum e continua figurando entre as cantoras com música sempre nas paradas de sucesso do mundo todo.
American Idol 2 – Ano 2003
No ano seguinte, na segunda edição do programa, foi a vez do soul fazer sucesso. Aliás, a mudança no estilo do vencedor causou uma certa “desconfiança”.Ruben Studdard, o vencedor, não teve a mesma sorte e o brilho de Kelly, mas também emplacou depois do programa.
Talvez, o que tenha “segurado” um pouco a carreira de Ruben foi o fato de ele não ser o favorito absoluto, Clay Aiken que disputou a final com ele tinha uma legião de fãs. Mesmo assim, logo na primeira semana, o álbum de estreia de Studdard vendeu mais de 40 mil cópias e muitas das suas músicas estiveram no topo do Billboard 100.
Apesar de ser nomeado para um Grammy, Ruben não levou, mas lançou 3 discos depois de sair do programa, porém, só o primeiro foi bem sucedido.
American Idol 3 – Ano 2004
O R&B voltou com força total na terceira edição do programa americano. A vencedora foi Fantasia Barrino na final contra Diana DeGarmo, levando 65 milhões de votos.
A vencedora já saiu do programa emplacando a música de trabalho no Top 100 da Billboard, o mesmo sucesso teve o seu primeiro álbum, “Free Yourself” faturou platina dupla, foram vendidas 2 milhões de cópias. O mesmo sucesso não se repetiu com o segundo álbum.
Ultimamente ela aparece na mídia mais falando da sua vida pessoal do que da sua carreira de cantora. O terceiro disco da cantora não fez tanto sucesso quanto o primeiro, mas superou os números ruins do segundo.
American Idol 4 – Ano 2005
A quarta edição do programa americano repetiu o sucesso da primeira edição. Carrie foi tão bem sucedida dentro do reality e fora dele quanto a vencedora da primeira edição, Kelly. Emplacou a carreira mundiamente, vendendo mais de 16 milhões de discos e esteve várias vezes bem colocada no top da Billboard.
Segundo os produtores do programa, ela foi a participante até aquele ano que tinha recebido mais votos durante a semana da competição.
A cantora faturou 5 Grammys e o álbum de estreia, “Some Hearts” ficou com 7 discos de platina só nos Estados Unidos. Os dois trabalhos seguintes, também repetiram o sucesso e Carrie entrou de vez para a lista de grandes nomes da música country americana.
American Idol 5 – Ano 2006
Em 2006, foi a vez de Taylor Hicks sair vencedor do American Idol e de todos esse foi aquele que a mídia deu menos importância depois do programa. Quando lançou o single “Do I Make You Proud”, teve um bom retorno do Billboard, mas as vendas, entre todos, foram as menores até então. Depois vieram outros vencedores e ele “perdeu” esse título.
Já o disco que levava o seu nome não vendeu mais de 700 mil cópias e no ano de 2009, o cantor apostou em um segundo álbum, que foi uma segunda decepção.
American Idol 6 – Ano 2007
Jordin Sparks foi a voz mais nova a vencer o programa americano, com 17 anos na época da edição. As baixas vendas com Taylor foram recuperadas com o jovem cantor. Suas músicas “Tatoo” e “No Air” entreram para o topo da lista da Billboard e o álbum que levou o seu nome, ficou com disco de platina nos Estados Unidos. O sucesso continuou, em menores proporções, quando Tylor lançou o segundo disco, em 2009.
American Idol 7 – Ano 2008
A temporada 7 é considerada uma das melhores do programa e o vencedor foi David Cook, com 56% dos votos. O cantor bateu um recorde, conseguindo ter 11 músicas ao mesmo tempo nos charts da Billboard. Com isso ele ganhou o título de “artista que mais colocou músicas no Top 100”, antes dele, somente os Beatles tinham feito essa proeza.
O álbum com o título homônimo também ficou com platina e ele fez um grande sucesso também fora dos Estados Unidos e principalmente, no Reino Unido.
American Idol 8 – Ano 2009
O grande vencedor do American Idol 8 foi Kris Allen e era considerado um “azarão”, pois chegou na final disputando com o favorito e acabou vencendo o programa. Foi a edição do programa que mais recebeu telefonemas na final, mais de 100 milhões de ligações. Porém, as vendas não foram um sucesso como a quantidade dos telefonemas, ele não vendeu mais de 80 mil cópias. Já na Billboard ficou na colocação 19, o consolo foi que as vendas digitais dos singles foram muito bem sucedidas.
Apesar das carreiras bem sucedidas e outras nem tanto, os participantes do programa, até mesmo aqueles que não conseguiram ganhar, mas chegaram próximos da vitória, conseguem manter a carreira em um nível muito mais elevado do que antes. O American Idol, assim como qualquer tipo de programa com o mesmo formato, não deixa de ser uma excelente vitrine para quem está começando ou pra quem vem tentando e não encontra espaço.