Maiores Ganhadores do Prêmio Multishow

O canal Multishow, da televisão paga do Brasil,desde 1994, realiza o Prêmio Multishow de Música Brasileira. O programa transmitido ao vivo premia os melhores talentos brasileiros da música, naquele ano. A votação para decidir que fica com o prêmio é feita através da audiência, contagem que começou, em 2011. Além disso, em uma outra categoria, os melhores da música brasileira são escolhidos através de um júri especializado. Esse júri é formado por técnicos da indústria fonográfica e também de jornalistas especializados na área.

As primeiras edições eram chamadas de Prêmio TVZ, somente a partir de 1998, que passou a ser chamado de Prêmio Multishow. O lugar da premiação também mudou. No ínicio, o Teatro Municipal do Rio era o escolhido para o grande dia da premiação, mas a partir de 2008, foi transferido para o HSBC Arena, casa de show que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Do Início aos Dias de Hoje: Prêmio Multishow

Não foi só o nome do programa e o lugar da premiação que mudaram de quando foi criado até os dias de hoje. Em 1994, a votação não era a mesma que vem sendo usada agora. O fato da internet não ser tão popular era um dos fatores, a principal forma de votar era a través do telefone. Outro fator que mudou é que bem menos pessoas tinham acesso a televisão paga.

Na primeira edição, a atriz Cissa Guimarães ficou responsável pelas ligações, quando ainda era o prêmio TVZ e a premiação aconteceu no JazzMania.

No segundo ano, 1995, o formato ficou basicamente o mesmo, deixou o JazzMania e foi para o Ballroom, casa de show que ficava na Zona Sul do Rio. A apresentação, nesta segunda edição, ficou por conta de Mylena Ceribelli.

A premiação seguiu mais ou menos com as mesmas regras até 1998, quando chegaram novidades, como por exemplo, as categorias, entraram: melhor show, melhor Cd, melhor música e melhor instrumentista.

Já em 1999, com a internet mais popular, a votação deixa de ser por telefone e passa a ser através da internet. Um show espetacular fechou essa edição, Cássia Eller e Frejat interpretaram “Malandragem”, juntos no palco e Caetano ficou com o prêmio de melhor cantor.

No ano seguinte, a premiação se transferiu para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro e quem estreou o novo palco, como anfitriões da festa foram os atores Fernanda Torres e Nelson Motta. No ano seguinte, com o mesmo formato, a novidade era uma homenagem para um artista. Em 2002, entra a categoria “melhor DVD” e o programa continua o mesmo.

No ano de 2004, o grande momento no palco do Prêmio Multishow ficou por conta da apresentadora Hebe Camargo, que brincou mostrando umbigo que exibia um piercing falso. A apresentadora, na época, com 75 anos ainda brincou com uma recente polêmica que envolvi a atriz Luma de Oliveira e o bombeiro Albucacys.

Se o ano de 2004 ficou marcado pelo jeito descontraído e as brincadeiras de Hebe Camargo, no ano seguinte, ficou o restrito da plateia que vaiou quando Júnior Lima foi anunciado como o vencedor do prêmio de “melhor instrumentista”. Mas, o cantor não perdeu a linha e se saiu bem da saia justa, foi logo dizendo “ serve como incentivo para eu estudar muito e um dia olharei para o prêmio e terei certeza, agora eu mereço”.

O Prêmio Multishow de 2008 a 2014

Coube a Lázaro Ramos apresentar a edição décima quinta do Prêmio Multishow, no ano de 2008. No ano seguinte, a grande atração da noite foi a cantora Ivete Sangalo, que na época estava grávida. Naquela noite, a homenagem foi para a cantora Rita Lee, que foi receber o prêmio ao lado da neta Izabella.

No ano de 2010, os anfitriões foram Fernanda Torres e Bruno Mazzeo, e a duração da premiação aumentou para 2 horas. Muitos artistas brasileiros se apresentaram no palco, como Skank e Nando Reis e o grande homenageado da noite foi Luiz Gonzaga, a sua música “Vem Morena” ganhou uma versão na voz dos cantores.

No ano de 2011, os grandes vencedores da noite foram Restart, Nx Zero e Paula Fernandes, cada um deles levou dois prêmicos e as homenagens ficaram para os grandes nomes dos anos 80, entre eles Chacrinha, Silvio Santos e o Xou da Xuxa.

Falando em grandes vencedores, confira quem mais levou estatuetas do Prêmio Multishow para casa!

Maiores Ganhadorse do Prêmio Multishow

Contagem referente até o ano de 2013. A cantora Ivete lidera com 16 estatuetas. Atrás dela, o grupo Skank com 10 e mais.

  • 8 estatuetas: Titãs e NX Zero
  • 6 estatuetas: Ana Carolina e Marisa Montes
  • 5 estatuetas: Paula Fernandes, Pitty, Paralamas do Sucesso e Sandy e Junior.
  • 4 estatuetas: Capital Inicial, Los Hermanos, Caetano Veloso, Marcelo D2 e O Rappa.
  • 3 estatuetas: Daniela Mercury, Djavan, Jota Quest, Luan Santana, Charlie Brown Junior.
  • 2 estatuetas: Michel Teló, Restart, Tribalistas, Vanessa Da Mata.

Os Ganhadores do Prêmio Multishow Edição 2014

Veja por categoria, como ficou a premiação do Prêmio Multishow 2014, que aconteceu no HSBC Arena, com entre outros no palco apresentando, o ator Paulo Gustavo, a cantora Ivete Sangalo.

Pelo voto do público:

  1. Na categoria experimente: Sam Alves
  2. Na categoria melhor grupo: Sorriso Maroto
  3. Na categoria melhor show: Ivete Sangalo
  4. Na categoria melhor Música: “Tudo que você quiser”, Luan Santana
  5. Na categoria melhor cantora: Paula Fernandes
  6. Na categoria melhor cantor e música-chiclete: Thiaguinho e a sua canção “Caraca, Muleke”

Pelo voto Superjúri:

  1. Boogarins ficou com o prêmio de artista revelação.
  2. Mahmundi ficou com o prêmio nova canção com “Sentimento”
  3. O melhor show ficou para Racionais MCs
  4. A Banda do Mar ficou com o prêmio de melhor álbum “Banda do Mar”

O júri popular escolheu:

  1. A versão do ano ficou com Alice Caymmi, versão da música original de Caetano Veloso, “Homem”
  2. A Banda do Mar ficou com o prêmio do “novo hit’ pela música “Mais Ninguém”
  3. O grupo Bonde do Rolê ficou com o prêmio de melhor clipe da música “Vida Loka”
  4. Encarnado” de Juçara Marçal ficou com prêmio de “música compartilhada”

Pela Votação Realizada no Twitter:

Quem ficou com o prêmio de melhor clipe TVZ foi o cantor Luan Santana da música “Te Esperando”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Prêmios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *