Alicia Keys

A cantora americana Alicia Keys, nascida em New York, lançou o seu primeiro trabalho em junho e 2001. O primeiro disco intitulado “Songs in A Minor” já estreou ocupando a primeira posição de vendas nos Estados Unidos, segundo a Revista Billboard. Foram 236 mil cópias vendidas só na primeira semana e dessas 50 mil no primeiro dia de vendas. E foi só começo, no total, o primeiro álbum da cantora vendeu mais de 10 milhões de cópias no mundo todo reafirmando o sucesso da Alicia Keys.

A música de trabalho do primeiro álbum foi “Fallin”, que ganhou rádios do mundo todo, das que tocam hip-hop as que tocam pop. E nos mais vendidos da Billboard, a canção faturou a primeira colocação durante 6 semanas seguidas.

A segunda música de trabalho de Alicia Keys do primeiro álbum foi “A Woman’s Worth” e o sucesso se repetiu. A canção faturou o lugar das 10 mais vendidas na América. Em 2002, a cantora faturou dois Grammys, melhor canção do ano para “Fallin” e melhor artista  revelação. E no mesmo ano da premiação, em 6 de março, chegava às lojas o disco “Remixed & Unplugged in A Minor”. O álbum trazia remixes das músicas do primeiro disco e mais versões acústicas.

A cantora continuou trabalhando com as músicas do primeiro álbum e seguiu com “How Come You Don’t Call Me”. Desta vez, depois de dois grandes sucessos, a cantora amargou a posição 50 nos mais vendidos da Billboard. Mas, em contrapartida, a gravação ao lado do rapper Eve de “Gangsta Lovin” estava fazendo o maior sucesso, e atingiu a segunda posição do mesmo ranking.

Depois foi a vez de trabalhar com “Girlfriend”, que foi lançada somente dora dos Estados Unidos e a melhor posição que alcançou foi a décima terceira na Austrália.

Segundo álbum de Alicia Keys: The Diary of Alicia Keys

Em dezembro de 2003, finalmente chegava nas lojas o segundo álbum da cantora Alicia Keys, “The Diary of Alicia Keys”. O disco recebeu boas críticas e mostrou força também nas vendas, na primeira semana foram só nos Estados Unidos, vendidas 600 mil cópias.

Para se ter uma ideia do sucesso desse álbum, somado aos dias de hoje, o número de cópias vendidas chegou a oito milhões no mundo todo.

As primeiras músicas de trabalho do segundo álbum de Alicia foram: You Don’t Know My Name e If I Ain’t Got You. Ambas canções ficaram entre as mais vendidas segundo a Revista Billboard. Já a terceira música de trabalho, “Diary”, ficou na décima posição no mesmo ranking e a quarta,, “Karma”, ficou entre as 20, fazendo menos sucesso que as três primeiras.

A música “If I Ain’t Got You” entrou para a história como a de uma artista feminina que ficou mais tempo no topo na lista de canções mais vendidas de R&B da Billboard. E a cantora ficou o título de “artista de R&B” que mais vendeu em 2004 nos Estados Unidos.

E Alicia Keys levou mais prêmios no Grammy Awards, na edição de 2005 faturou 4: Melhor Performance Vocálica Feminina de R&B com a música “If I Ain’t Got You”; The Diary of Alicia Keys faturou o prêmio de  Melhor Álbum de R&B; o dueto com Usher (canção My Boo) faturou  Melhor Performance Vocálica de R&B por um Dueto ou Grupo e a música “You Don’t Know My Name” faturou o prêmio de Melhor Canção de R&B.

Gravação do Terceiro Disco de Alicia Keys: Unplugged Acústico MTV

O terceiro álbum da cantora foi gravada na Academia de Música de Brooklyn com o título Unplugged, um Acústico MTV. Além de músicas inéditas, a cantora interpretou alguns grandes sucessos e apresentou antigas canções suas com arranjos novos.

O terceiro álbum teve a participação de Adam Levine de Maroon 5, com quem Alicia fez um dueto na música “Wild Horses” e também com Damian Marley na canção “Welcome To Jamrock” e com os rappers Mos Def e Common em “Love It Or Leave It Alone”.

O disco foi lançado na versão CD e DVD em outubro de 2005 vendendo cerca de 245 mil cópias só na prmeira semana e entrou para história com o álbum mais vendido nos Estados Unidos naquela semana, segundo dados da Revista Billboard. Os números atuais desse disco é de venda de quase 2 milhões em todo mundo.

O Quarto Álbum da Cantora: As I am

O quarto disco da cantora chegou nas lojas dos Estados Unidos em 13 de novembro de 2007 e só na primeira semana vendeu 742 mil cópias.  A primeira música de trabalho “No One” ficou 11 semanas entre as 5 da classificação do Billboard Hot 100.E a segunda canção de trabalho, “Like You’ll Never See Me Again” ficou no décimo segundo lugar, na mesma classificação.

A música “No One” rendeu para Alicia Keys outros prêmios do Grammy Awards de 2008, como Melhor Canção de R&B e também como Melhor Perfomance Vocal Feminina de R&B.

O Quinto Álbum de Alicia Keys: The Element of Freedom

O quinto trabalho saiu em 2009, foi o quarto disco gravado em estúdio, “The Element of Freedom”. No álbum um outro grande sucesso da cantora, “Empire State of Mind” em parceria com Jay-Z.

A canção chegou ao topo do Hot 100 da Billboard e na primeira semana o álbum chegou ao segundo lugar dos mais vendidos nos Estados Unidos.

Outras músicas desse quinto álbum fizeram muito sucesso, foram: Try Sleeping with a Broken Heart, Un-Thinkable e Doesn’t Mean Anything.so Express.

O Sexto Álbum e o Quinto de Estúdio: Girl on Fire

Em 27 de novembro de 2012 chegava às lojas o quinto álbum de estúdio da cantora Alicia Keys, “Girl on Fire”. O título do álbum é também da música que fez muito sucesso no Brasil, como parte da trilha sonora da novela da Rede Globo, Salve Jorge.

O álbum estreou bem, no topo da Billboard 200 e as vendas na primeira semana chegaram a 159 mil cópias nos Estados Unidos.

A cantora continuou trabalhando as músicas do disco de número 6, mas que não tiveram o mesmo sucesso que a canção que dá nome ao CD, “Girl on Fire”, particularmente no Brasil, devido a popularidade da novela. Porém, o mesmo sucesso se repetiu no mundo inteiro.

Alicia Augello Cook, nascida em 25 de janeiro de 1981, mais conhecida pelo seu nome artístico de Alicia Keys, é uma cantora e atriz americana. Ela foi criada por sua mãe no Hell’s Kitchen, uma área de Manhattan, em Nova York.

Aos sete anos, Alicia começou a tocar música clássica no piano. Frequentou a Professional Performing Arts School e graduou-se como oradora oficial. Mais tarde, frequentou a Universidade de Columbia antes de sair para perseguir sua carreira musical. Keys lançou seu álbum de estreia com a J Records, tendo tido oportunidades anteriores, primeiro com a Columbia e, em seguida, a Arista Records.

Seu álbum de estreia, Songs in a Minor, foi um grande sucesso comercial, vendendo mais de 12 milhões de cópias no mundo inteiro. O álbum ganhou cinco prêmios Grammy em 2002, incluindo Melhor Artista Revelação e Canção do Ano para “Fallin”. Seu segundo álbum de estúdio, The Diary of Alicia Keys, foi lançado em 2003 e também foi um sucesso mundial, vendendo oito milhões de cópias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *