Biografia De David Bowie: O Camaleão Da Música

David Robert Jones nasceu em Londres no dia 8 de janeiro de 1947 e usa como nome artístico David Bowie. Além de músico ele é ator e produtor musical, conhecido também como “Camaleão do Rock” tem uma capacidade incrível de sempre surpreender com renovações fantásticas da sua imagem.

É uma das figuras mais importantes da música popular há pelo menos 5 décadas e está sempre inovando na sua produção musical. O grande boom da sua carreira se deu nas décadas de 1970 e 1980. Com uma voz bem característica é um artista que também se destaca pela sua profundidade intelectual. Confira a biografia de um dos maiores artistas da história mundial, David Bowie.

Biografia De David Bowie: O Camaleão Da Música

Biografia De David Bowie: O Camaleão Da Música

A Vida De David Bowie

1947–1962 – O Começo

Durante a sua infância pobre em Londres Bowie frequentou a Stockwell Infants School, ele estudou nessa escola até os seus seis anos. Nessa fase já era reconhecido por ter uma bela voz. No ano de 1953 a sua família se mudou para um subúrbio, em Bromley, e ele foi enviado para a Burnt Ash Junior School.

No coral dessa escola a sua voz foi considerada como “adequada”, porém, com o passar do tempo ele demonstrou que tinha um talento acima da média. Conforme o tempo foi passando Bowie foi se tornando cada vez mais encantado pela música. No ano de 1961 a sua mãe lhe deu um saxofone e ele logo passou a receber aulas de um professor local.

A Vida De David Bowie

A Vida De David Bowie

Em 1962 o Bowie se envolveu numa briga grave na escola com um outro garoto que lhe deu um soco no olho esquerdo com um anel. A briga motivada por uma garota levou Bowie para um hospital e o deixou um ano fora da escola para se recuperar, passando por várias cirurgias. Os médicos chegaram a cogitar que ele perderia parte da visão.

O dano do soco não pode ser totalmente corrigido e dessa forma a pupila do olho esquerdo está constantemente dilatada. Isso se tornou a marca pessoal de Bowie que mesmo tendo os dois olhos azuis aparenta ter um olho de cada cor. Uma curiosidade é que mesmo depois desse desfecho, George Underwood (o garoto que lhe bateu) continuou sendo amigo de Bowie e ainda cuidou da carreira artística do amigo.

1962–1968: Os Kon-rads e Os Riot Squad

A primeira banda de David Bowie foi formada quando ele tinha apenas 15 anos, o nome do grupo era Kon-rads. Porém, logo Bowie deixou essa banda devido a perceber que os colegas não tinham grandes aspirações musicais. Foi então que ele formou outra banda King Bees.

Bowie enviou uma carta para um empresário chamado John Bloom convidando-o para ser o empresário da banda, embora Bloom não tenha respondido passou a dica para Leslie Conn que era parceiro de Dick James, este contratou Bowie. Devido ao fato de a banda King Bees e seu repertório de blues não atingir sucesso Bowie deixou o grupo.

Logo depois da sua saída da King Bees ele entrou na Manish Boys, uma banda que tocava um blues com elementos de folk e soul. De novo não houve sucesso comercial e Bowie mudou de banda, entrou dessa vez para o Lower Third, um trio que tocava blues e que tinha uma grande influência do The Who.

Quando não houve êxito novamente Conn deixou de ser empresário de Bowie que permaneceu no Lower Third. O novo empresário Ralph Horton foi uma figura muito importante na carreira do músico que entrou então para o grupo Buzz. A música “Do Anything You Say” dessa banda foi um grande fracasso.

Horton passou o bastão de empresário para Ken Pitt que mudou o nome de Davy (e Davie) Jones para David Bowie. O primeiro single “The Laughing Gnome” e o primeiro disco de David Bowie, em carreira solo, também não fizeram sucesso.

http://www.youtube.com/watch?v=hENSWgwCZWw

1969–1973: Chegada Ao Glam Rock

Devido ao fracasso comercial como músico Bowie passou a procurar outras formas de ganhar a vida. No ano de 1969 enquanto trabalhava num filme de 30 minutos Love You till Tuesday ele disse aos produtores que tinha uma música para o mesmo. Alguns meses depois a música “Space Oddity” foi lançada e coincidiu com o primeiro pouso do homem na lua.

Essa música lhe trouxe um sucesso inesperado, porém, ele continuava entre o rock e o blues. A canção “Space Oddity” chegou ao 5° lugar do top do Reino Unido. No ano de 1969 Bowie conheceu Angela Barnett com quem se casou depois de um tempo.

Angela teve grande influência sobre a sua carreira desde então, o empresário Pitt acabou demitido e o terceiro álbum de estúdio The Man Who Sold the World (1970) já era algo mais próximo de um rock pesado. Podemos observar um grande afastamento do estilo folk da música Space Oddity.

Uma curiosidade é que no lançamento desse álbum a aparência andrógena de Bowie foi explorada, na capa do álbum ele aparecia com cabelos longos e um vestido.

1974–1976 – Diamond Dogs e Fame

No ano de 74 Bowie se mudou para os Estados Unidos e lançou o álbum Diamond Dogs. Esse disco já estreou bem nos Estados Unidos e no Reino Unido, porém, nessa fase o cantor estava passando uma fase difícil com as drogas, principalmente com a cocaína. Nesse ano ele ainda lançaria o álbum David Live ao vivo.

No ano de 75 Bowie lançou o disco Young Americans, nesse álbum havia a música “Fame” co-escrita com o Beatle John Lennon. Esse trabalho foi um grande sucesso comercial, a canção “Space Oddity” de 1969 foi relançada ficando em primeiro lugar. O sucesso do cantor estava nas suas constantes mudanças.

1980–1989: De Superstar a Megastar

No ano de 1980 foi lançado o álbum Scary Monsters (and Super Creeps) que tinha a canção “Ashes to Ashes” que logo alcançou o primeiro lugar nas paradas. Nessa fase de sua carreira Bowie deixou de ser um superstar para se tornar um megastar.

Durante a década de 80 Bowie fez grandes parcerias com artistas como Iggy Pop, Tina Turner e o seu ídolo Mick Jagger de quem se tornaria um grande amigo e de acordo com algumas pessoas até mais do que isso. Depois dessa crescente nos anos 80 Bowie continuou lançando sucessos, mas de forma mais esporádica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *