Em 21 de janeiro de 1972 nascia Charlyn Marie Marshall, em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos. Você sabe quem é? Talvez pelo nome de Cat Power fique mais fácil. O nome artístico dessa cantora estadunidense. Ela canta e também escreve as suas próprias canções, nos mais diversos gêneros musicais: folk rock, indie folk, lo-fi, indie rock, blues-rock, slowcore e rock alternativo.
Cat Power é dessas cantoras que podemos chamar de uma artista completa, além de cantar e compor ela toca guitarra e piano. A sua carreira começou em 1995 e até hoje ela faz um grande sucesso no mundo todo.
Biografia De Cat Power
O contato da cantora Cat Power com o mundo da música começou cedo, uma vez que o seu pai é pianista. E foi pela paixão pelo mundo das canções, que ela abandou a escola durante o ensino médio e foi morar em New York. Não demorou muito para que ela conseguisse fazer o primeiro show na Big Apple (Grande Maçã) e já com o nome que adotou para sua carreira artística, como Cat Power. A sua primeira apresentação aconteceu no Brooklin em um Pub. Neste local, a cantora, que defina os shows como “improvisações” se apresentou entre os anos de 1992 e 1993.
A carreira de Cat Power começou a deslanchar em 1994, quando ela foi convidada para abrir algumas apresentações da cantora Liz Phair. Foi nesta época, que ela conheceu o baterista do Sonic Youth, Steve Shelley e o guitarrista da banda Two Dollar Guitar, Tim Foljahn. Os dois músicos foram fundamentais para a carreira de Cat Power. Eles deram apoio, a então, nova cantora, de gravar o seu primeiro álbum, em 1995, intitulado “Dear Sir” e o segundo, em 1996, “Myra Lee”.
Os dois álbuns de Cat Power foram gravados em New York, o primeiro sem gravadora, independente em dezembro de 1994. O segundo álbum já saiu com o selo da gravadora Matador, em 1996, sendo gravado também em dezembro daquele ano. Não demorou muito para que Cat Power entrasse de novo em estúdio e gravou o terceiro disco “What Would the Community Think”. Para o terceiro álbum, ela gravou o clipe da música “Nude as the News”.
Uma Reviravolta Na Carreira De Cat Power
Depois do terceiro disco e de passar 3 meses fazendo turnê nos Estados Unidos, Cat Power volta a ser Charlyn Marie. Ela largou a carreira de cantora e dedicou-se ao trabalho de babá, dirigindo para Portland, em Oregon. Depois, ela fez uma nova mudança de endereço indo para uma fazenda que ficava na Carolina do Sul, em Prosperity. Desta vez, Charlyn foi acompanhada do namorado, Bill Callahan.
Enquanto vivia na Carolina do Sul o objetivo de Charlyn era romper definitivamente com a música, mas, anos depois, ela revelou que teve pesadelos durante uma noite e neles apareciam as letras das músicas que ela sou para criar um novo álbum. Foi então que Cat Power voltou para o mundo artístico e gravou em Melbourne, na Austrália o seu novo álbum chamado “Moon Pix”.
A Nova Cat Power
O novo álbum de Cat Power gravado na Austrália fez grande sucesso, principalmente entre os crítico que começaram a elogiá-la dizendo que ela tinha o estilo indie rock. O sucesso ainda rendeu um convite para fazer das apresentações do filme “A Paixão de Joana d’Arc” de 1928. Cat Power fazia o acompanhamento do evento.
Em 2000, Cat Power gravou mais um CD, dessa vez, uma coletânea um pouco diferente, com versões mais tocadas dos anos de 1998 e 1999, intitulado “The Covers Record”.
Três anos depois, em 2003, chegava nas lojas mais um novo CD de Cat Power com músicas inédias, o “You are free”, recebeu inúmeros elogios da crítica musical. Dois músicos participaram desse álbum, Dave Grohl e Eddie Vedder.
No ano seguinte, 2004, Cat Power preparou o seu primeiro DVD intitulado “Speaking for Trees”. A produção era vendida junto com um CD.
Em 2006, enquanto fazia mais uma longa turnê, por motivos de saúde Cat Power foi obrigada a cancelar os shows, que aconteceriam na Inglaterra e nos Estados Unidos. Um tempo depois do episódio a cantora contou para imprensa americana que suspendeu os shows porque estava passando por um momento de depressão profunda. A artista ainda declarou, que neste período pensou em suicídio tudo em consequência do uso de álcool e outras drogas, que faziam parte da vida dela desde 1998.
Cat Power Volta Aos Poucos Depois De Tratamento Psiquiátrico
Para se livrar dos problemas causadas pela depressão profunda e o envolvimento com as drogas, a cantora ficou internada em tratamento em um hospital de Miami. Depois de um longo período, a artista voltou recuperada e lançou mais um CD, em 2006, o “The Greatest”. O álbum, que teve a participação do guitarrista do Teenie Hodges, Al Green, foi considerado pelos críticos como o melhor de todos.
Em 2007, Cat Power partiu para mais uma nova turnê do seu álbum “Jukebox”, na época, ela também esteve no Brasil participando do Tim Festival. A artista também se apresentou nos palcos do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Vitória.
A cantora voltou no Brasil, em julho de 2009, no dia 19 ela fez uma apresentação no Rio de Janeiro na HSBC Arena. E em 2010, mais uma vez Cat Power esteve em terras brasileiras, na Virada Cultural Paulista, apresentando-se em Jundiaí e São José dos Campos.
O seu mais novo álbum foi lançado em 2012, com o título “Sun”. Dessa vez, Cat Power preparou algo bem diferente, com uma referência de músicas eletrônicas. E mais uma vez, a cantora passou pelo Brasil, em maio de 2013, em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.
Se você está querendo comprar toda a discografia da cantora Cat Power, anote o título dos álbuns desde início da carreira dela:
- Em 1995: Dear Sir
- Em 1996: Myra Lee
- Em 1996: What Would the Community Think
- Em 1998: Moon Pix
- Em 2000: The Covers Record
- Em 2003: You Are Free
- Em 2006: The Greatest
- Em 2008: Jukebox
- Em 2012: Sun
Agora é só aguardar o novo álbum da cantora, que com certeza não vai demorar a sair. E mais, esperar que ela sempre inclua o Brasil na lista da sua turnê, como fez até agora.