Os rockeiros que se preparem. A casa paulistana de shows Via Funchal confirmou em seu site no final de agosto que uma das maiores bandas de rock irá se apresentar na cidade em outubro. Trata-se dos ingleses do Deep Purple, que fez enorme sucesso na década de 70/80 pelo seu hard rock característico, servindo como influência para diversas outras bandas de outros estilos de rock.
Tanto os fãs como os cinco integrantes da banda sofreram com o anúncio de câncer por parte do fundador da banda, o tecladista Jon Lord, que apesar de não fazer parte da banda desde 2002, sempre é lembrado devido à sua importância no grupo. Mas espera-se que eles façam uma apresentação impecável, igual a que aconteceu na última visita deles ao Brasil, em 2009. Além dele, outros grandes nomes já fizeram parte da banda, como o guitarrista Joe Satriani.
Os ingressos já começaram a ser vendidos no próprio site do Via Funchal, assim como nas bilheterias da casa. Os preços variam de 130 reais para a pista até 300 reais, custo tanto para o camarote como para a pista Premium. Aposentados e estudantes, mediante a apresentação da documentação necessária tem direito a pagar meia entrada pelos ingressos. O show será no dia 10 de outubro e, até o momento, não foi confirmada mais nenhuma apresentação da banda no país.
Atualmente, a formação da banda é de Ian Gillan como vocalista do grupo, Roger Glover assume o baixo, enquanto Ian Paice comanda a bateria, Steve Morse é o guitarrista e Don Airey fica como tecladista. Apesar de não terem lançado nenhum álbum novo após a última passagem deles por aqui, os fãs poderão reviver todas as grandes fases da banda, principalmente com os clássicos Highway Star e Smoke on the Water.
Carreira da banda
O Deep Purple foi formado na Inglaterra em 1968. Ao lado de outras grandes bandas, como Led Zeppelin e Black Sabbath, é um dos principais ícones do heavy metal, servindo como influência musical para várias gerações. A formação inicial da banda era composta pelo vocalista Rod Evans, pelo guitarrista Ritchie Blackmore, pelo tecladista Jon Lord, pelo baixista Nick Simper e pelo baterista Ian Paice. Hoje, apenas Paice continua tocando desde o começo. Eles tiveram um momento de turbulência entre 76 e 84, quando resolveram interromper as gravações devido a conflitos internos entre os integrantes.
Mesmo com diversas mudanças de integrantes, a banda já lançou 19 álbuns de estúdio, vendendo mais de 100 milhões de discos em todo o mundo. A música mais conhecida deles é Smoke on the Water, gravada no início da carreira. Outra marca importante deles é que foram considerados pelo Livro Guiness dos Recordes como a banda que toca com o som mais alto do mundo.