Campanha do Pink Floyd Faz Sucesso na Internet

Ainda que a banda tenha interrompido seu curso há muitos anos, a montagem de novos projetos não ficou estagnada, o lançamento de uma compilação de obras reunirá todos os grandes clássicos do Pink Floyd e pela legião de fãs, acabou o que falar na mídia e na internet. Além dessa compilação tão esperada, ainda será divulgado um catálogo que conterá todas as canções remasterizadas, além de um apanhado de opiniões e histórias dos músicos sobre as canções de maior sucesso.

Todavia, o que mais atrai a atenção é a forma de campanha feita para a promoção desse lançamento. Foram produzidos inúmeros vídeos que contém elementos que apresentam a banda em locais conhecidos em todo o mundo, como, por exemplo, em Paris, na Torre Eiffel. Além do mais, foi deixado um gigante porco inflável para fazer um sobrevoo pela cidade de Londres.

O mamífero aparece também na capa de um dos álbuns de maior sucesso do grupo, intitulado Animals. É importante frisar que essa não é a primeira vez que um animal desses sobrevoa a localidade, já que tal ocorrência fora feita há mais de 40 anos.

EMI e Pink Floyd

A gravadora dos álbuns da banda PInky Floyd, EMI, fez um dos anúncios mais importantes do mundo da música de todos os tempos. A obra toda da banda — uma das mais criativas, influentes, importantes e geniais do rock — terá seu relançamento produzido em todos os meios digitais: DVD, CD, Blu-Ray, para Iphone, e Super Áudio CD.

Contando com os catorze títulos em estúdio, ainda serão lançadas inúmeras caixas especiais, que juntarão toda a discografia ou, ainda trarão conteúdo expandido de discos já clássicos que trarão um material inédito extra. Além disso, uma coletânea nova do grupo ainda deve ser lançada no mercado.

A banda ofereceu maiores detalhes sobre as novidades no canal “Why Pink Floyd…?”. De acordo com o site Gigwise, 03 lançamentos estão para chegar, a começar no dia 26/09/2011, quando uma edição estendida e de luxo de “The Dark Side Of The Moon” sairá nas lojas.

Posteriormente, no dia 07/11, chegará a vez da retrospectiva A Foot In The Door. E, já em 2012, a partir do fim de fevereiro, as pessoas poderão adquirir edições mais que especiais em vinil, do grande sucesso “The Wall”.

Parceiro nessa empreitada, Roger Faxon, da CEO do EMI Group, disse: Essa é uma das únicas colaborações entre um dos mais influentes e criativos grupos da história e a EMI.

O Lançamento

Os mais exigentes fãs do grupo já estão aptos a se deliciar com os últimos lançamentos “Discovery”, denominação dada ao projeto que promoveu a remasterização de toda a discografia do Pink Floyd. Todos os álbuns lançados de 1967 até 1994 contaram com melhora na sonorização, especiais embalagens e ainda contaram com versões luxuosas. Também será lançado um livro contendo inéditas fotos da banda.

Essa coletânea teve sua divulgação iniciada no mês de setembro e conta com toda a forma de tipo musical como DVD, CD, Blu-ray e inclusive para aplicativos próprios para iPhone. Evidente que os mais clássicos álbuns do Pink Floyd conquistaram uma diferenciada roupagem . “Dark side of the moon”, “The wall”e “Wish you were here”. Eles surgem com um próprio Box contando ainda com faixas extras, takes alternativos, canções inéditas, e ainda vídeos e gravações ao vivo .

Cada lançamento de álbum traz duplas versões extras: edição limitada “Immersion Edition”, que traz livro, fotografias, DVDs/Blu-rays, e discos em vinil  e edição especial “Experience Edition”. Ela ainda contará com coletânea nova voltada para colecionadores. “A Foot In The Door – do melhor de Pink Floyd”, traz as mais famosas músicas da banda unidas num só álbum.

Pink Floyd

Pink Floyd foi um grupo inglês de rock originário em Londres na década de 60, que chegou ao sucesso internacional através de suas canções progressivas e psicodélicas. Sua atuação ficou marcada pela utilização de letras filosóficas, capas inovadoras de álbuns, experimentações musicais  e elaborados shows.

Ele é uma das bandas de rock com maior influência e comercialmente de maior sucesso de toda a história, tendo alcançado a vendagem de 250 milhões de álbuns em todo o mundo, tendo ocupado lugar no Hall da Fama do Rock and Roll dos EUA, na década de 90 e ainda no Hall da Fama do Rock and Roll do Reino Unido, no ano de 2005, em razão da sua carreira de sucesso como um todo.

Originalmente, a banda era formada por estudantes de Arquitetura Nick Mason, Roger Waters, Syd Barrett e Richard Wright. Sua fundação se deu em 1965, eles, conseguindo fama se apresentado no cenário londrino underground. Sob o comando de Barrett, fizeram o lançamento de duas canções “See Emily Play” e “Arnold Layne” e um álbum de estreia com grande sucesso, The Piper at the Gates of Dawn. A banda Pink Floyd tem o nome originário da abreviação dos termos The Pink Floyd Sound, cujo nome foi sugestão de Barrett em honra a admiráveis músicos de blues: Floyd Council e Pink Anderson.

O vocalista e guitarrista David Gilmour uniu-se à banda em 1968, um pouco antes de Barrett sair do grupo, em razão de seu estado de profunda deterioração mental, sendo agravado pela utilização frequente de drogas. Na continuação da perda de seu letrista principal, Roger Waters passou a se tornar o compositor principal e líder de conceito da banda, e com Gilmour adotando parte dos vocais e guitarra solo.

A partir dessa formação Pink Floyd chegou ao sucesso internacional por meio de lançamento dos álbuns The Wall, The Dark Side of the Moon,  Animals e Wish You Were Here.

Wright saiu da banda em 1979, e anos depois chegou a vez de Waters, entretanto Mason, e Gilmour, passaram a se apresentar e a gravar. Waters lhes moveu processos por situações legais ligadas à utilização do nome “Pink Floyd”; entretanto, a disputa restou resolvida com uma sentença que admitiu a Mason e a Gilmour que permitiu a utilização do nome, livrando ainda Waters de determinadas obrigações contratuais com o grupo.

Depois desse conflito dois álbuns tiveram lançamento: The Division Bell  e A Momentary Lapse of Reason. Depois de quase vinte anos de amargor entre eles, houve uma nova união do Pink Floyd, em 2005 para somente uma apresentação, num concerto com renda voltada para a caridade.

Apesar da banda ter interrompido há mais de 10 anos a criação de novos discos, o lançamento de uma coletânea que reunirá todos os clássicos do Pink Floyd está dando o que falar na internet e na mídia. Além da coletânea, também será lançado um catálogo que trará todas as versões remasterizadas, além de histórias e opiniões dos músicos sobre as músicas de maior sucesso.

Entretanto, o que chama a atenção é a campanha para promover esse lançamento. Foram feitos diversos vídeos que trazem elementos que lembram a banda em lugares conhecidos no mundo todo, como na Torre Eiffel, em Paris. Além disso, recentemente foi colocado um porco inflável gigante para sobrevoar a cidade de Londres. O animal aparece na capa de um dos discos mais famosos do Pink Floyd, chamado Animals. Vale lembrar que não é a primeira vez que um porco sobrevoa a cidade inglesa, pois tal fato também foi feito há pouco mais de 30 anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *