Maiores Ídolos Do Reggae: The Wailers

O Reggae

O gênero musical conhecido como Reggae foi desenvolvido originalmente na Jamaica nos anos finais da década de 1960. O termo é muito utilizado de forma mais ampla para fazer referência a maioria dos tipos de músicas oriundos da Jamaica, porém, ele é específico da música que se originou do rocksteady e ska.

O Reggae

O Reggae

Esse estilo musical tem como base um estilo rítmico que se caracteriza pela acentuação do tempo fraco e que é conhecido como Skank. Em comparação o reggae é mais lento do que o ska, mas mais rápido que o rocksteady. Os compassos das músicas de reggae costumam ser acentuados na segunda e na quarta batida.

A guitarra base serve para enfatizar a terceira batida ou então para segurar o acorda da segunda até que chegue o momento de tocar o quarto. As letras de reggae em geral falam sobre o amor e a paz. Um dos artistas que mais se destacou nesse estilo musical foi Bob Marley, porém, ele não é o único ídolo do reggae. Conheça os outros nomes a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=K_HnHu6aFiY

Bob Marley

Nascido como Robert Nesta Marley na Jamaica no dia 06 de fevereiro de 1945, Bob Marley, foi um dos principais nomes do reggae. O cantor, compositor e guitarrista se tornou o maior ícone do estilo, pois conseguiu torná-lo popular e fazer com que um público mais amplo se identificasse com essas canções.

Ao longo da carreira Bob Marley vendeu mais de 75 milhões de discos e grande parte do seu trabalho era focado nos pobres e oprimidos. A música de Marley falava sobre amor, paz, igualdade social, libertação e liberdade. Podemos observar nas canções do compositor uma grande preocupação com os problemas sociais principalmente aqueles que eram comuns na sua terra natal, a Jamaica.

Bob Marley

Bob Marley

Nas músicas de Bob também tinha espaço para falar sobre os problemas enfrentados pela África como as guerras, miséria e o domínio dos países europeus. O foco na África se deve ao fato de que se trata da terra sagrada do movimento rastafári.

Atualmente, quando se fala em reggae é bem natural pensar no nome de Bob Marley e se lembrar de canções do artista como One Love/People Get Ready, Three Little Birds, No Woman, No Cry, I Shot the Sheriff entre outras.

O sucesso de Marley não foi ofuscado nem mesmo pela sua morte no dia 11 de maio de 1981, pois os lançamentos póstumos de músicas como Buffalo Soldier e Iron Lion Zion bem como a coletânea Legend (lançada três anos depois da sua morte) alcançaram um sucesso estrondoso, sendo que o álbum se tornou o mais vendido da história.

Marley foi casado com Rita Marley de 1966 até a sua morte e com ela teve quatro dos seus doze filhos (sendo que dois deles são adotados). Rita é mãe dos notórios Ziggy e Stephen Marley que continuaram o legado musical de Bob na banda Melody Makers.

Bunny Wailer

Outro artista bastante proeminente do Reggae é Bunny Wailer, nascido Neville O’Riley Livingston em Kingston no dia 10 de abril de 1947. Além de cantor Bunny é também percussionista de reggae e compositor. Fez parte do grupo de reggae chamado The Wailers ao lado de outros dois nomes importantes desse estilo musical, Bob Marley e Peter Tosh.

O grupo com os três ilustres integrantes fez uma turnê bem sucedida pela Inglaterra e Estados Unidos, porém Bunny começou a ficar relutante em relação a deixar novamente a Jamaica. Além disso, quando o grupo começou a fazer sucesso tanto Bunny como Tosh foram deixados em segundo plano devido ao foco em Marley.

Depois de algum tempo Wailer e Tosh deixaram a banda e seguiram carreira solo. Marley substituiu os companheiros pelas chamadas “I Thress”. A estratégia musical de Marley tinha como vista conquistar um mercado musical não-jamaicano. Após sair do grupo Bunny enfocou ainda mais nos seus princípios espirituais, ele era um rastafári declarado.

Chegou a produzir alguns álbum e compôs e regravou um material de catálogo dos Wailers e chegou a ter destaque com músicas que eram mais pop e dançantes. Nos anos de 1990, 1994 e 1996 o cantor recebeu três Grammys de “Melhor Álbum de Reggae”.

Peter Tosh

O músico Winston Hubert McIntosh, nascido em Westmoreland no dia 18 de outubro de 1944, conhecido como Peter Tosh é um dos grandes ídolos do Reggae. Além de ser conhecido por sua música Tosh também era um militante político sempre envolvido em confusões na busca por igualdade.

O artista foi assassinado no dia 11 de setembro de 1987 na sua casa durante um assalto. No começo da década de 60 Tosh conheceu Bob Marley e Bunny Livingston (que depois passou a se chamar Bunny Wailer) com quem fundou o grupo Wailing Wailers. No ano de 1966 os três integrantes do grupo passaram a fazer parte da religião Rastafári e mudaram o nome da banda para The Wailers.

Após sofrer um grave acidente de carro em 1973 no qual a sua namorada faleceu e ele teve uma fratura grave no crânio, Peter Tosh, se tornou uma pessoa ainda mais difícil de lidar e conviver. Quando o presidente da gravadora do The Wailers se recusou a lançar o seu disco solo, Tosh, deixou o grupo juntamente com Bunny.

No ano de 1976 Tosh lançou o seu álbum solo pela CBS cujo nome era “Legalize It”. A música que dava título ao trabalho se tornou um dos principais hinos do momento pró-maconha. Além de ser uma das canções mais pedidas nos shows de Tosh “Legalize It” se tornou o single mais vendido na Jamaica mesmo com a proibição de tocar nas rádios.

Um ano depois, em 1977, Tosh lançou o álbum Equal Rights sempre com enfoque no seu lado militante tentando mostrar um som mais voltado as massas, porém, não foi muito bem sucedido ainda mais se compararmos com o sucesso de Bob Marley. Ainda no final da década de 70 Tosh lançou os discos Bush Doctor e Mystic Man. Em 1981 o artista lançou o disco Wanted Dread And Alive.

Nenhum desses álbuns teve muito sucesso com os fãs e então em 1983 Tosh lançou Mama Africa no qual está o maior sucesso da sua carreira a regravação da canção de Berry, Johnny B. Goode. Em 1987 Peter Tosh foi assassinado e nesse mesmo ano ganhou o Grammy de Melhor Performance de Reggae.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *