O Que é Uma Festa Private?

As festas private tem ganhado mais espaço na mídia por estarem se tornando mais comuns, mas você sabe o que significa uma festa privada? Como o próprio nome sugere trata-se de um tipo de festa em que é permitida a entrada apenas de pessoas previamente selecionadas pelo anfitrião. Você pode se deparar com a sigla PVT (de private) para definir que uma festa é exclusiva.

São pequenas raves organizadas para um grupo específico de maneira que as atrações e o espaço estejam de acordo com os gostos dessas pessoas. Há festas private de vários tipos e com diferentes finalidades, pode ser para que solteiros possam se conhecer e interagir ou simplesmente para ser um momento de descontração entre fãs de um determinado tipo de música.

Festas Rave: Entendendo Como Funciona Uma Festa Private

O nome ‘rave’ foi criado por caribenhos residentes em Londres na década de 1960 como uma forma de se referir as festas que eles organizavam. Nos anos 1980 o termo rave passou a ser empregado para descrever a cultura do chamado movimento “acid house” que foi de Chicago para o Reino Unido. Festa private é outra maneira de chamar festas rave de pequeno porte.

Nesse tipo de festa há uma lista de convidados em que os convidados podem levar seus próprios convidados. Raves são festas realizadas geralmente em locais isolados e distantes dos centros urbanos como sítios ou galpões. Esse é um evento de longa duração podendo se prolongar por mais de 12 horas com discotecagem de DJs além da presença de artistas visuais e plásticos performando. Nessas festas quem se apresenta interage com o público.

Festas Indoor e Open Air

Raves realizadas em espaços abertos como chácaras e sítios são classificadas como festas Open Air enquanto que festas realizadas em espaços fechados recebem o nome de Indoor. Em festas indoor geralmente as músicas são de vertentes do house como o progressive house, tech house, electro house e deep house. Nas festas Open Air pode tocar vertentes do Trance como full on groove, progressive trance, psy trance, full on morning ou outras.

Mas, Afinal Quais São as Diferenças Entre Festas Rave e Festas Private?

Se você chegou a esse ponto do artigo já sabe que nem toda festa rave é uma private, a diferença está no tamanho da festa. Uma festa rave convencional geralmente recebe públicos gigantescos de mais de 5 mil pessoas em alguns casos. Os DJs e artistas que se apresentam nessa festa normalmente tem peso no cenário nacional.

Durante essa longa festa que pode passar das 12 horas de duração são realizadas atividades como massagens e yoga ao amanhecer. Em muitas dessas festas há a liberação para que os participantes levem barracas nas quais podem se abrigar para descansar recuperando as energias para a sequência da festa. Muitas pessoas aproveitam as raves para fazer amizades que duram a vida toda.

As festas private ou PVT se diferenciam desse conceito apresentado de rave por serem para menos pessoas, normalmente até no máximo 3 mil pessoas que são compostas por convidados e seus convidados. Os DJs e artistas que se apresentam em festas de menor porte como essa em muitos casos são da região em que está sendo realizada a rave. De maneira geral as diferenças são o tamanho e o alcance dos artistas que se apresentam.

Esse tipo de festa vem ganhando mais expressividade no Brasil nos últimos tempos e alguns organizadores tem conseguido manter a festa rolando por até 24 horas. O recorde de tempo dos DJs tocando e a animação do público tem feito com que aumente o número de privates.

Rave Não é o Mesmo Que Festival

Uma grande dificuldade que essas festas enfrentam no Brasil e em outros lugares do mundo é que alguns festivais se denominam como raves distorcendo o conceito. Festivais geralmente duram mais de 40 horas contando com um número bem variado de atrações e com uma infraestrutura melhor.

Nesses festivais com estilo de rave, mas que não podem ser denominados assim há outras atrações além dos DJs. É bastante comum que nessas festas haja espaços dedicados a massagens, curas, exposições de arte entre outros. A ideia é que os participantes possam ter uma experiência completa tanto do ponto de vista musical como de outros tipos de arte.

Em alguns desses festivais tem inclusive espaço kids para quem deseja levar as crianças para curtir esse momento. A recomendação para quem está pensando em levar os pequenos é não se esquecer dos fones de ouvido, pois, em alguns momentos o volume dos ruídos pode se tornar um pouco incômodo para as crianças. É válido dizer que tanto nesses festivais quanto em boa parte das festas rave há preocupação em oferecer segurança para os participantes e promover uma troca de boas energias.

Festas Rave no Brasil

Minas Gerais é o estado brasileiro em que mais acontecem festas raves, contudo, ainda existe um grande preconceito com esse tipo de festa. Isso se deve especialmente pelo fato de ter muitas festas que são erroneamente chamadas de rave deturpando o conceito. Muitos festivais com organização de grandes produtoras e com artistas de peso em seu line-up tem se autointitulado rave distorcendo a ideia de ser uma festa private.

No entanto, mesmo que ainda haja essa questão em torno de festas que recebem essa nomenclatura sem que sejam verdadeiramente raves é importante dizer que há um público fiel fortalecido no cenário eletrônico. Raves são festas como outras manifestações artístico-culturais e merecem ter respeito. Há algum tempo que há movimentação na internet para desfazer alguns mal entendidos sobre esse tipo de festa.

O termo rave já foi muito empregado para definir festas em que os pais não deviam permitir que seus filhos fossem. Hoje em dia já se tem uma compreensão um pouco melhor do que é uma rave, porém, ainda há desinformação e ideias erradas sobre o que acontece nesse tipo de celebração. O aumento do acesso a informação pode contribuir para que essas ideias erradas se dissipem com o passar do tempo.

Gostou de saber mais sobre festas rave e private? Então curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *