Quais São Os Benefícios Da Música?

Que a música é uma ótima terapia, quase todo mundo sabe, mas hoje iremos aprender um pouco mais sobre quais são os principais benefícios que ela pode trazer a nossa saúde, e como a mesma pode ajudar em diversos problemas em nossas vidas, principalmente para as pessoas que enfrentam algum tipo de problema emocional ou psicológico.

A  música está presente em nossas vidas em diversas ocasiões, e é utilizada na maioria das vezes como uma forma de entretimento, mas a sua contribuição para o quesito de bem estar e saúde não só das pessoas, como também nos animais vem sido estudada nos últimos anos, relevando diversas descobertas que comprovam o fator cientifico do processo de se desfrutar de uma música.

Além de trazer resultados para o sentido terapêutico, a música pode também fazer com que as pessoas acabem melhorando o aspecto físico de sua vida, já que a dança pode colaborar para o processo de perda de peso em alguns casos, principalmente quando a música é utilizada de forma regular como exercício físico, sendo de grande contribuição para esse processo que pode ser por diversas vezes muito difícil para o indivíduo.

A música também traz ao corpo do individuo uma sensação de bem estar e pode fazer com que o ânimo de  determinada pessoa aumente, como podemos perceber já que a mesma é utilizada diversas vezes em academias e até mesmo em nossas casas, quando estamos fazendo faxina. Esses aspectos da música são também parte dos estudos dos benefícios da mesma, que comprovam os diversos benefícios dela para a saúde.

Além de poder auxiliar no processo de animo, a música pode também fazer com que o processo de relaxamento seja atingido de forma mais fácil e por isso é possível perceber que em diversas sessões de terapia, massagens e até mesmo em salas de esperas algumas musicas com um ritmo mais calmo sempre estará tocando, para que o individuo se concentre na mesma e possa ficar ainda mais calmo e relaxado.

Os Resultados Terapêuticos Da Música

Além dos resultados e melhorias aprendidas anteriormente, temos também os benefícios da música no âmbito terapêutico, como o processo de alivio de certas dores e desconfortos já que a música tem a capacidade de agir em nossos corpos de forma a competir com a sensação de dor. A redução de ansiedade e estrese é uma de suas principais propriedades, além de a capacidade de aumentar o sentimento de alegria de determinadas pessoas.

A pressão arterial é também uma vertente onde a música pode ser percebida de forma muito positiva, já que ela apresenta a capacidade de fazer com que haja certa diminuição da pressão arterial de nossos corpo, melhorando a circulação sanguínea e também auxiliando nos processos de conexões  do cérebro, contribuindo para uma melhora da memória.

Essa é uma relação muito estudada pelos pesquisadores, já que os indícios de que a música pode auxiliar em uma melhora na memória, pode ser considerada uma ótima terapia para as pessoas que sofrem de déficits de memória, também para as pessoas com Alzheimer como já é realizado.

A aprendizagem também é uma das vertentes da música que se apresenta de forma muito positiva, e é utilizada por diversas clinicas e escolas como um método diferenciado para ensinar alguns alunos que apresentam algumas dificuldade em fixação de conteúdo, ou até mesmo para alunos que estudam por grandes períodos e muitas matérias, fazendo com que a música possa ser utilizada como um processo de aprendizagem de conteúdo específicos.

Benefícios Da Música Para Pessoas Autistas

Essa é uma vertente do benefício da música que pode ser muito estudado e quanto mais descobertas são feitas, mais é possível perceber que para as pessoas que sofrem dessa síndrome, os benefícios da música são inúmeros e podem os auxiliar em diversas questões.

O autismo é hoje uma das principais síndromes do mundo, atingido grande parte da população e fazendo então com que diversos pesquisadores se dediquem para descobrir sua causa real e também quais poderiam ser os métodos que auxiliariam as pessoas que sofrem do TEA (transtorno do espectro autismo) a melhorar em relação a alguns sintomas referentes ao próprio transtorno, e como seu corpo reage.

É possível perceber que as pessoas que sofrem desse transtorno por diversas vezes apresentam grande dificuldade em se relacionar socialmente, por conta de sua própria comunicação. Além disso, a concentração e expressão é um quesito que leva grande parte dos pais de crianças e jovens autistas a ficarem preocupados.

A música, quando aliada a outras diversas terapias que são recomendadas para as pessoas autistas assim que seu diagnostico é confirmado, e pode fazer com que os benéficos sejam inúmeros, principalmente quando falamos de bebês ou mesmo crianças que ainda não desenvolveram a fala.

Se esse for o caso de alguém de sua família, você poderá procurar um médico especialistas e retirar suas dúvidas dos benefícios da música no desenvolvimento da pessoa que sofre desses transtorno. Provavelmente uma terapia musical será indicada para o seu caso, conhecida como musicoterapia, e os benéficos para o desenvolvimento de seu filho ou familiar poderá ser rapidamente percebido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *