O Que é o Trap e Quando Surgiu o Trap no Brasil?

Na década de 2000 um subgênero de rap começou a tomar conta do sul dos Estados Unidos, estamos falando do trap. Sua popularidade começou a crescer por volta de 2007 com o surgimento de diversos grupos de rap que se dedicavam a esse som como OJ da Juiceman, Gucci Mane além de produtores como DJ Zaytoven, Drumma entre outros. Continue lendo para saber mais sobre esse estilo musical e como ele se desenvolveu no Brasil.

Trap Chegando a Música Eletrônica

Trap

Trap

O trap alcançou um nível acima com o surgimento de Lex Luger e o seu 808, o som tinha uma pegada diferente, o trap estava sendo levado para a música eletrônica. Aliás, é importante dizer que o trap da música eletrônica apenas é o que é devido ao trap surgido no hip-hop. Uma das principais características é o conteúdo agressivo lírico do som que conta com 808 (Roland TR-808) além de bumbos sub-baixo e tempos mais rápidos conhecidos como chimbais.

Elementos trap começaram a ser incorporados na música eletrônica por DJs e produtores a partir de 2012. Isso contribuiu significativamente para aumentar a popularidade desse estilo junto aos fãs de música eletrônica. Foi um momento em que se pode assistir a uma grande expansão das ramificações estilísticas provenientes do trap. Aos poucos foi se tornando viral e passou a fazer parte do universo da dance music.

Diplo

Diplo

Diplo

Diplo recebeu a alcunha de pai do trap pelo fato de que gravadora, a Mad Decent, ter alavancado o ritmo usando uma estratégia que contribuiu para que o gênero se tornasse mainstream. Importantes artistas do estilo foram revelados pela gravadora como DJ Snake, Yellow Claw, GTA, Dillon Francis entre outros. Inclusive Diplo foi o primeiro artista do trap a tocar na rádio BBC.

Quais São as Principais Características do Trap?

Trata-se de um estilo instrumental em que são combinados ritmos distintos incluindo sonoridades diferenciadas como onomatopeias e sons. São usados sintetizadores e linhas melódicas bem desalinhadas. Também há a divisão do tempo em chimbais e uma verdadeira sinfonia de instrumentos de corda, de sopro e corda.

Para alguns o trap soa como o novo rock devido ao uso de guitarras em algumas músicas, já para outros seria o novo emo. Dentre alguns temas que são abordados pela música trap estão tráfico de drogas, armas, crimes, problemas sociais, sentimentos pessoais, violência, religião entre outros.

Conhecendo a História do Trap

Foi em 2012 que outros estilos além do hip-hop começaram a utilizar elementos da música trap de maneira que começou a se tornar mais popular. Boa parte desses subgêneros combinava padrões de ritmo e bateria no melhor estilo trap com sintetizadores, as melodias criadas eram bem incomuns. O trabalho de produtores como Diplo, TNGHT, Flosstradamus, Yellow Claw entre outros ajudou a popularizar esse movimento musical.

Yellow Claw

Yellow Claw

O nome trap foi dado para essas novas ramificações musicais que acabaram impactando a música eletrônica. Isso gerou alguma confusão uma vez que trap é um termo usado tanto para se referir a um ritmo de rap quanto a um ritmo de dance music. No ano de 2013 um fã de música eletrônica fez um vídeo viral da música trap “Harlem Shake”, de Baauer ajudando a tornar o estilo conhecido no mundo todo. No dia 10 de fevereiro de 2013 foi feito o primeiro álbum de compilação de canções trap.

Trap no Brasil

O local de surgimento e consolidação do trap no Brasil gera muitas discussões, a cena de Vitória, no Espírito Santo, reclama o pioneirismo, no entanto, há que se mencionar a relevância da sonoridade em Guarulhos, São Paulo. Apesar do ritmo contar com artistas investindo muito do seu tempo na criação de canções no começo da década de 2010 foi somente em 2016 que o trap se expandiu pelo Brasil. Houve o reconhecimento de como poderia ser legal fazer a junção de ritmos distintos numa mesma música.

Este foi o momento em que trap começou a borbulhar, há certa demora para a assimilação do que está vindo dos Estados Unidos. Vale mencionar que não demorou para que as referências ao trap norte-americano dessem espaço para o uso de combinações sonoras bem ao estilo brasileiro dando uma nova identidade ao gênero. Atualmente, existe uma conversa entre o trap e o funk tipicamente brasileiro. O encontro do funk com o trap tem se tornado cada vez mais privilegiado devido ao aumento de parcerias nesse sentido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *