Como Aprender a Ler Cifras?

Alguns anos atrás, mais precisamente nas décadas de 80 e 90, várias pessoas aprenderam a tocar guitarra e violão com as “revistinhas” de cifras, que eram vendidas em bancas de jornais. Elas continham inúmeras músicas cifradas, e que ajudavam bastante quem desejava aprender a tocar os instrumentos.

Hoje em dia, no entanto, você encontra milhares de cifras gratuitas na internet. Apesar de serem encontradas mais facilmente agora, as cifras não deixaram de ser uma das formas mais fáceis de aprender acordes das músicas.

No post de hoje, vamos aprender o que são, como aprender a ler cifras e até um truque para você memoriza-las mais facilmente. Continue lendo…

O Que São Cifras?

Antes de mais nada, vamos relembrar o conceito de cifras. As cifras consistem em uma maneira de representar acordes em forma de escrita, usando símbolos gráficos, números e letras. Não existem cifras sem as letras. Elas representam as notas musicais. Confira abaixo quais as letras usadas nas cifras, e qual nota cada uma delas representa:

A – Lá

B – Si

C – Dó

D – Ré

E – Mi

F – Fá

G – Sol

As notas e as letras foram representas acima em ordem. E estão começando por Lá ao invés de Dó. Isso pode causar um pouco de confusão em quem está começando a aprender.

Cifras Musicais

Cifras Musicais

Acordes – Maior e Menor

A diferença que existe entre um acordo maior e um menor em uma cifra é a presença ou não da letra “m”, que pode vir em seguida de uma letra. Por exemplo:

E – Mi Maior

Em – Mi Menor

Os Números nas Cifras

Nas cifras também há números, e eles servem para representar alguns dos intervalos usados para compor o acorde. Veja abaixo um exemplo:

A7 – Lá maior com sétima (menor)

F5 – Fá com quinta

Cm6 – Dó menor com sexta

Os Símbolos Gráficos

Os símbolos também são outros elementos presentes nas cifras. São eles:

  • / (barra): esse símbolo é usado se o acorde estiver invertido. A leitura fica assim: “com baixo em”.
  • b e # (bemol e sustenido): esses símbolos atuam sobre o acordo ou sobre intervalo. Por exemplo: C# (Dó sustenido maior), Bbm (Si sustenido menor), e muito mais.
  • ° (Bolinha sobrescrita): representa o acorde diminuto. Por exemplo: Bb° (Si bemol diminuto), D° (Ré Diminuto).

As cifras são a forma mais popular de aprender a tocar uma música. A letra cifrada consiste na letra da música contendo as cifras posicionadas bem acima da palavra, ou sílaba, onde o acorde acontece.

Truque Que Ajuda a Memorizar as Cifras

Para que você consiga ler bem as cifras, é fundamental memorizar a letra que representa cada um dos acordes. Uma dica é você definir, para cada uma das letras, uma palavra que comece com a mesma letra da cifra, e que tenha uma sílaba com o mesmo nome da nota. Por exemplo:

C – Dó = CoDorna

F – Fá = FaroFa

E assim por diante. O melhor é você mesmo escolher as palavras, para facilitar a memorização. Só é preciso ficar atento para não usar palavras que contenham sílabas de 2 notas, para não se confundir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *