A origem da música, uma das artes mais importantes do mundo é um assunto muito curioso e extremamente interessante, principalmente pelo fato de a música poder representar ao longo dos anos, mudanças que ocorrem na cultura de diversos povos e também diversificações entre cada um deles. Para se te ruma ideia, a música já foi utilizada no mundo para diversos tipos de situações, como forma de contar histórias, alusões a paixões e também contos de guerra, além de hoje, ser uma das principais formas de movimentação financeira do mercado e também motivo de unificações de diversos tipos de países e culturas diferentes.
A Música E A Cultura
A cultura brasileira de forma geral, é considerada extremamente rica em diversificações musicais, já que em nosso país, existem diversos tipos de músicas e em estilos variados, que são considerados muito característicos de sua região. Os primeiros indícios da música e sua compreensão surgiram a partir da percepção dos sons emitidos pela natureza, que inspiraram então ao conceito e entendimento da música, mesmo que de uma forma muito diferente da encontrada hoje em dia. Esse tipo de conceito foi então desenvolvido no período da Pré-História.
A origem da palavra Música e mais uma entre tantas palavras derivadas de uma das línguas mais antigas de todo o mundo, o Grego, e representa o significado da arte das musas, definida também como sucessão de sons que são encaixados dentro de intervalos de tempo. Dessa forma, a música pode ser entendida como uma combinação de alguns elementos básicos de sons que são captados e percebidos pela audição e transmitidos para o cérebro, que então irá fazer com que diversos tipos de sensações sejam sentidas pelo corpo e no funcionamento do próprio organismo.
As variações dos sons emitidos pelas músicas incluem diversas características, como melodias e também ritmos e intensidades, além de duração e harmonias. Infelizmente a ciência não encontrou formas de estabelecer uma época exata para que a música tenha se estabelecido na cultura do ser humano de forma exata, mas é possível entender que a história de seu surgimento muito se confunde e acompanha o próprio desenvolvimento ser humano.
A Origem Da Música E Sua Transformação Ao Longo Dos Anos
Alguns registros demonstram que em meados de 400 D.C. a música foi considerada um movimento entre todas as atividades que eram realizadas de forma diária, passando a fazer parte do cotidiano das pessoas da época da população de cidades consideradas mais desenvolvidas como a Grécia e também Roma. Quando houve a queda do Império Romano uma das principais instituições da época, a igreja desempenhou um grande papel para que a música se desenvolvesse ainda mais, já que grande parte dos monges utilizavam da mesma como parte de sua religião.
Um dos exemplos musicas mais antigos é relatado em cantos de igreja, como pode ser observado em um clássico exemplo do monge e também papa, chamado de São Gregório, que escreveu diversas canções intitulando-as como Antifonário, sendo a interpretação musical dessas musicas conhecida como Canto Gregoriano, musicas que apresentavam melodias consideradas simples e com arranjos musicais firmes.
A partir de certo momento então houve-se certa separação da música que era usualmente interpretada dentro de igrejas, para um patamar mais popular, fazendo então com que a mesma acabasse então sendo muito mais veiculada. Uma das principais características das diferenciações dessas músicas então era os instrumentos, já que as músicas de igrejas contavam com instrumento mais requintados, como órgãos e no âmbito popular, se era mais usual instrumentos mais simples, como variações de violões, muito utilizados hoje em dia.