Qual é a Frequência da Voz Humana?

A voz dos seres humanos é um som que a gente produz utilizando as cordas vocais, seja para cantar, para falar, gritar, chorar e gargalhar.

Se você quer saber mais sobre a voz humana, continue lendo e descubra várias curiosidades a esse respeito.

Frequência da Voz Humana

A menor frequência audível para um ser humano é de cerca de 20 Hz (que são as vibrações por segundo). Já a maior frequência está entre 10.000 e 20.000 Hz, conforme a idade do indivíduo e da sua capacidade (quanto mais idoso for o ouvinte, menor será a frequência máxima que ele consegue ouvir).

Uma dúvida que as pessoas costumam ter é sobre qual é a frequência da voz humana. A frequência da voz humana pode variar de 60 a 7000 Hz. A frequência normal de um piano varia entre 40 e 4.000 Hz.

Características da Voz Humana

A voz humana pode ser entendida como uma característica muito importante, e que o homem desenvolveu a partir da necessidade de se comunicar. Ou seja, a voz é o resultado da evolução do homem.

E, para que ela aconteça, é preciso um trabalho em conjunto entre o sistema respiratório, nervoso, digestivo, e também dos músculos, ossos e ligamentos. Todos atuam em conjunto, e de uma forma harmoniosa, para que o som possa ser emitido de uma forma eficiente e natural.

As cordas vocais, inicialmente, não foram criadas para serem usadas na voz. Na realidade, a nossa laringe, que é onde se localizam as cordas vocais, é que acabou se especializando. Porém, esses músculos, em primeiro lugar, se desenvolveram para realizarem as funções de alimentação, de respiração e de esficteriana.

Características da Voz Humana

Características da Voz Humana

Podemos dividir o mecanismo usado para dar origem à voz humana em 3 partes: as pregas vocais (ou cordas vocais, que estão localizadas dentro da laringe), os pulmões e os demais elementos que realizam as articulações, como a língua, os lábios, a mandíbula, o palato duro, o véu do palato e os dentes.

Nos pulmões, é gerado um fluxo de ar considerado como um verdadeiro combustível para a nossa voz. Esse ar, então, é expulso pelo diafragma. O ar passa pelas cordas vocais, e as faz vibrar.

Assim, o ar se transforma nos impulsos sonoros. E os músculos presentes na laringe fazem o ajuste tanto da tensão das cordas vocais, quanto da duração, de maneira que o tom e a altura fiquem adequados, para que emoções diferentes possam ser emitidas (como felicidade, estresse, e etc.).

Para as pessoas que usam a voz como ferramenta de trabalho, isso é ainda mais importante.

A vibração das cordas vocais acontece de uma forma muito rápida. A quantidade de ciclos vibratórios em homens gira em torno de 125 vezes a cada segundo. Nas mulheres, que normalmente possuem a voz mais aguda, o número de vibrações é ainda maior. São cerca de 250 vezes a cada segundo. O nome que essa característica recebe é frequência.

No caso das cordas vocais dos homens, elas são bem menos esticadas, e possuem uma quantidade maior de massa do que as mulheres, da mesma forma que acontece com o violão, onde as suas cordas mais esticadas apresentam um tom mais agudo, e que apresenta uma vibração maior do que as cordas graves.

A maior parte dos problemas que acontece no aparelho vocal das pessoas, é oriundo de uma má utilização da voz.

A voz humana está intimamente ligada à fala em uma comunicação verbal. Podendo sofrer variações quanto à altura, articulação, intensidade, ressonância e muito mais…

O Que é Eufonia e Disfonia?

A eufonia consiste no nome dado para a emissão de uma voz saudável. Enquanto que a disfonia é exatamente o contrário. É o nome que recebe uma voz com problema, doente, e que apresenta as suas características modificadas.

Podemos classificar a disfonia em três tipos diferentes: funcional, orgânica e mista (que é a união da funcional e da orgânica).

Algumas doenças que podem afetar a voz são: disfonia psicogênica; paralisia das cordas vocais; fuga glótica; pólipos, nódulos, quistos; utilização de bandas ventriculares; papiloma; refluxo e laringite crônica, leucoplasias e queratoses.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *