O Que é Rave?

As Raves começaram a explodir com um grande sucesso a partir do ano de 1988 e aconteciam nas regiões e imediações de Manchester, na Inglaterra, em fins de 1987 e início de 88. Este tipo de evento começou a se espalhar também pela Alemanha, principalmente em Berlim. Nos Estados Unidos estas festas chegaram em 1991 / 1992. Apesar disto toda a cena da Inglaterra no final dos anos 80 era chamada de acidhouseparty, e a terminologia rave não existia.

O Que é Rave?

O Que é Rave?

Este conceito de rave, nasceu no final dos anos 80, e advindo da produção da música eletrônica foram formatadas em festas em espaços abertos fora do perímetro urbano das cidades, ou até mesmo em galpões abandonados existentes nas periferias, ao som de muita música eletrônica. A primeira festa Rave no Brasil aconteceu no ano de 1992 e foi batizada com o nome de Jenetarion. A festa foi amplamente estampada pelas mídias e pelos patrocinadores, que era na época uma maca de jeans. A festa aconteceu no estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo.

A História Das Raves No Brasil

Quando podemos citar a cronologia da cena eletrônica no Brasil, mais precisamente as datas das primeiras festas raves, tanto indoor e outdoor, os locais, estilos e duração podemos dizer que “Houston, we’vegot a problem”.

Existe ainda quem diga que o primeiro projeto para uma rave no Brasil que aconteceu no ano de 1995 em São Paulo, trazidos pelas mãos do DJ Dmitri. Com ele surgiu um ambiente totalmente psicodélico com uma música repetitiva e ainda a influência das festas que aconteciam não somente na Europa mas também nos Estados Unidos, e principalmente nas regiões de Goa na Índia, onde se começava então a se ter uma grande notoriedade na medida que se atraiam os novos adeptos e seguidores.

A primeira rave urbana, que foi chamada de LM Music, aconteceu no ano de 1992, passando assim por várias cidades como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Dentro deste universo, se contava com as primeiras iniciativas de decoração com laser, onde tocaram djs famosos como por exemplo Moby, Altern8, Mau Mau, Alex S e Mark Kamins todos que certamente marcaram a cena da música eletrônica no Brasil.

Depois de um tempo na Europa, e em seguida uma grande temporada em Goa, André Mayer, poderá ser considerado um dos grandes precursores da cena trance no Brasil. Durante os anos de 1994 e 1995 juntamente com amigos e curiosos, foi o período onde André daria início ao que seria mais do que um estilo de música, para muitos se tornaria um estilo de vida.

A primeira grande festa que foi organizada rolou no ano de 1994, na cidade de Atibaia, São Paulo, vale lembrar que se teve grande dificuldades para se trazer um equipamento de som. Muitas pessoas tiravam cópias de flyers para fazer qualquer tipo de divulgação, e fazia ainda um rateio para que pudesse bancar a gasolina de um gerador. Naquela época não era tão simples se conseguir a locação de uma aparelhagem como hoje. Não existiam também moldes sequer de uma estrutura, os combustíveis eram a própria vontade de se criar um ambiente totalmente diferenciado propiciando assim uma sensação bastante diferente para a galera que pisasse por lá.

Isto deu muito certo, e as pessoas puderam acompanhar festivais como Universo Parallelo e XXXperience entre várias outras.

Para se ter uma idéia, André Meyer além de trabalhar como aplicador de piercings, toca de forma informal como DJ e foi co-fundador do clubKlatuBaradaNikto uma festa que acontece todas as quintas feiras, com o mesmo clima até hoje nas noites paulistanas.

Trace Uma Forma De Vida

Várias iniciativas diferenciadas como por exemplo o  WTF (World Trance Family) contribuíram bastante para a evolução de todos os estilos dentro da cena que acontecia em meados da década de 90. Já Wagner J que é integrante de um projeto, comentou que a essência foi trocada pelas oportunidades de se ganhar dinheiro. Esclarecendo ainda que a comercialização é inevitável em contrapartida, isto de forma alguma deverá anular os movimentos underground pulsantes em grandes metrópoles.

Em uma entrevista dada recentemente ao Psyte, o grego Pan Papason, que é considerado pioneiro dos movimentos de música e da música psicodélica no Brasil e no mundo, nos contou como foi a primeira experiência e as suas impressões. Estrangeiros no finalda década de 80 vieram de Goa para o Brasil, além disto diversos integrantes de outros países como Alemães, Italianos, Suíços, vieram parar no Brasil em Trancoso. Com eles é que chegaram também as primeiras fitas DAT, algumas lâmpadas ultravioletas, além dos tecidos psicodélicos com Deuses indianos pintados. Ninguém conhecia aquelas cores, o trance, tudo era novidade.

Trance Uma Forma De Vida

Trance Uma Forma De Vida

Com isto Pan foi parar em Londres no ano de 1992, deixando assim a sua terra natal para começar a discotecar para primeiramente pequenas festas after hour. No ano de 1993, já na cidade de Goa, ele continuou a tocar na cena noturna e em 1994 durante a sua viagem ao Chilo, pode ajudar a organizar a primeira festa rave no local. E ainda alguns amigos estavam espalhando as culturas psicodélicas pela América do Sul, realizando assim festas no Peru, Chile, entre outros lugares. Do Chile eles vieram para o Brasil, chegando na região de Arraial D´ ajuda encontrando algumas pessoas que conheciam o trance.

Foi organizado então no réveillon de 1994 para 95. Pan e também seu grupo organizaram o primeiro festival, se é que podemos citar assim, rolando durante dois dias, contando com um entorno de 400 pessoas que estavam presentes e dançando de forma ininterrupta. Tudo isto com muitos roots, a divulgação era feita com flyers escritos a mão e também xerocados. Foram mandados até mesmo para amigos da Europa que vieram participar.

O trance para muitas pessoas é considerado um modo de vida. Se você tiver a experiência de morar seis meses na Índia, já começa a agregar toda a cultura, e tem um determinado dia do ano que todos os indianos em todo o país saem na rua jogando tinta colorida uns nos outros, tudo isto foi transferido para o que hoje é a rave.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *