Sambajazz

Fusão musical e cultural, o samba-jazz mostra a miscigenação entre gêneros musicais distintos
Criado nos anos 60, o estilo musical samba-jazz, como o próprio nome sugere, é uma junção do samba e do jazz. Conhecido por ser um gênero de música instrumental, é considerado uma das maiores influências para a criação da Bossa-Nova no Brasil.

sambajazz-1

Sambajazz

A proximidade e similaridade entre as produções brasileiras e o jazz são explicadas pela origem africana de ambas.

História do Ritmo Sambajazz

A influência vem dos Estados Unidos e teve início com a chegada do ritmo fox-trot ao Brasil. Os músicos brasileiros tinham muito interesse em aprender as novas melodias e ritmos trazidos pelos norte-americanos. Essa influência se acentuou nas décadas seguintes e ajudou a dar origem ao que mais tarde seria chamado de samba-jazz. O nascimento do gênero veio a acontecer de fato em abril de 1953, data oficial segundo historiadores.

sambajazz-2

História do Ritmo Sambajazz

A gravação do disco “Brazilliance”, do violinista brasileiro Laurindo Almeida em parceria com o saxofonista americano Bud Shank foi o marco inicial da história do samba-jazz. A novidade, gravada em Los Angeles, trazia as músicas brasileiras tocadas por Bud Shank sob os aspectos de improvisação do jazz, algo diferente no mercado até o momento. Os impactos da produção foram enormes no meio musical e deram origem a um novo estilo que na década seguinte receberia o nome de sambajazz.

Outro disco que marcou o nascimento desse gênero musical foi o “Turma da Gafieira”, com Altamiro Carrilho, Zé Bodega, Maestro Cipó, Raul de Souza, Sivuca, Baden Powell, José Marinho e Edison Machado, que era marcante pela presença de muitas improvisações nos solos. Esta característica, aliás, é a mais marcante nesse estilo, cada vez que o artista grava a mesma música, ela é tocada de um modo diferente, graças à improvisação.

sambajazz-3

Um Estilo Diferente

Quando, nos anos 60, os americanos do jazz ouviram no Brasil a Bossa-Nova, foi amor à primeira vista. Em março de 1962, o saxofonista Stan Getz gravou o disco “Jazz Samba” com o quarteto do guitarrista Charlie Byrd. O sucesso foi tanto que já na primeira semana de vendas o disco alcançou a marca de mais 1milhão e 500 mil vendas. Sob a influência do novo som produzido pelos americanos, os brasileiros criaram também suar versões.

Com a formação dos famosos trios piano, baixo e bateria, criou-se definitivamente o termo samba-jazz. Nesse época, várias bandas ganharam reconhecimento no Brasil, como Bossa Jazz Trio e o Trio 3D.

Mesmo com as décadas se passando o gênero continuou ganhando força e mais adeptos, isso porque, ainda nos anos 80 e 90 foram produzidos festivais de jazz, os quais contribuíram para maior divulgação do estilo para as novas gerações. Por aqui teve até um período de recessão, devido ao sucesso do rock, mas fora do Brasil nunca deixou de ser prestigiado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *