Tocar um instrumento é uma ação linda, mas existem aqueles instrumentos que fazem com que nosso coração acelere, e bata mais rápido, e que toque profundamente em nossas emoções. O violino é com certeza um desses tipos de instrumentos.
Uma de suas principais características quanto ao processo de execução de uma canção, é a possibilidade fácil de tornar qualquer melodia realizada nesse instrumento uma verdadeira obre de arte quanto ao quesito de elegância. As pessoas que tocam esse tipo de instrumento geralmente são incitadas a sempre manter a pose e assim fazer com que ao tocar o violino, todo o contexto seja observado de uma forma mais elegante.
O estudo das notas e como deve ser feita marcação das mesmas no braço do violino deve ser realizado pelo aluno do instrumento de forma independente em alguns casos, quando o mesmo está realizando o processo de aprendizagem do instrumento por meio da internet, em sites e plataformas digitais disponíveis na internet.
Caso o aluno tenha disponibilidade em fazer suas aulas em uma escola especializada, e com o acompanhamento de um professor, todo esse processo poderá ser realizado de uma forma mais fácil para o mesmo, já que haverá a todo momento a possibilidade de tirar suas dívidas junto ao próprio professor, corrigindo possíveis erros em posições e execuções de notas.
A Marcação Das Notas Corretamente No Braço Do Seu Violino
Caso você seja um aluno iniciante, é muito importante que você não realize o processo de marcação das notas no braço de seu violino, e procure se possível auxilio de algum profissional da área.
Umas das principais formas de se realizar a marcação no braço do violino é observada com a utilização de um parafuso que será encaixado dentro do braço do violino, para que assim seja possível então realizar essa delimitação de área no braço do instrumento.
Apesar de ser realizada de forma muito convencional, alguns especialistas na área musical acabam não indicando a utilização dessa técnica para realizar a marcação, já que muitas vezes o instrumento pode ser perdido, por o acontecimento de algum erro nesse processo, e também pela forma que esse tipo de situação acaba acarretando ao próprio instrumento.
Esse processo pode danificar o espelho do braço do instrumento e isso poderá ser considerado muito arriscado. O método mais seguro então para que esse tipo de marcação seja feita é realizado com a utilização de fitas, que serão coladas no braço do instrumento, afim de que o mesmo então seja considerado marcado e sem nenhum tipo de danificação.
Existe uma diferença entre diversos tipos de violinos que podem ser observados perante ao comprimento do braço do instrumento bem como a sua largura e altura, e isso pode influenciar diretamente no processo de construção da marcação do mesmo.
O primeiro passo para realizar a marcação do instrumento é feito a partir do processo de afinação do instrumento. Após esse processo você deverá achar as notas chamadas de básicas no instrumento.
Dessa forma você poderá então com o auxílio de um som base chegar ate ao processo de afinação e descoberta das notas, para que a marcação seja feita de forma correta em seu instrumento, sem danifica-lo.