O Que É Tambor?

Os instrumentos musicais hoje apresentam grandes variações, e acaba sendo possível encontrar novos tipos dos mesmos em diversas lojas, sejam elas físicas ou não. Um instrumento muito importante na cultura musical, principalmente na música brasileira é o tambor.

O Tambor

O tambor é um instrumento que representa diversos outros, ou seja, o nome de tambor foi aferido a certos tipos de instrumentos, mesmo que haja variações dentro deles. Então, os instrumentos que são classificados como tambores, são na verdade do tipo membranofone, ou seja, na constituição desses instrumentos é necessário que haja uma membrana que poderá ser repercutida, e assim definirá o som do tambor.

Essa membrana então classifica pode ser disposta no instrumento de varias formas, e que fará assim com que haja uma variação sonora entre todos esses instrumentos. Existem ainda os tambores que apresentam uma certa pelugem em sua membrana, o que acaba sendo o caso da caixa e as congas.

O tambor é utilizado geralmente em músicas que tem uma batida mais forte em sua percussão, como algumas músicas populares do Brasil, além de estar muito presente no axé e pagode. Esses tipos de músicas acabam oferecendo para seu ouvinte uma oportunidade de ser mais animada, e na maioria das vezes essa acaba sendo uma das principais funções do instrumento.

Por ser um instrumento que tem grande variações quanto a sua criação, o músico que é responsável pela reprodução do som do tambor é chamado de percussionista, mesmo em  todas as variações desse instrumento, o que acaba o diferindo de outros instrumentos que quando tocados pelos músicos acabam levando a eles uma nome considerado especifico.

Apesar de estar mais presente e músicas brasileiras, o tambor pode ser encontrado em diversos tipos de músicas, em todos os seus tipos de variações. Para cada cultura musical, o tambor acabou recebendo um nome específico, podendo o classificar a partir de sua forma, sejam ela cilíndrica, cônica ou em forma de ampulheta.

É muito comum em certas épocas do ano perceber grande presença do tambor em vários cenários musicais, como o carnaval, onde grandes escolas de samba, ou até mesmo pequeno blocos de rua utilizam do tambor com um meio de instrumento musical. Além disso, em desfiles de escolas na comemoração da independência do brasil é possível observar que o tambor faz grande parte da constituição e direção do som, realizado pela banda.

A História Do Tambor

Os tambores no Brasil começaram a ser utilizados na época dos indígenas, onde eles utilizavam esses instrumentos como parte da música e composição de seus rituais. Nessa época, esses instrumentos eram construídos de uma forma muito artesanal, com a utilização de troncos de madeiras como o corpo do tambor e respectivamente sua membrana, que era feita na maioria das vezes a partir do processo em que os índios ao se alimentar dos animais, retiravam seu coro, par que pudessem então ser acoplados a seus instrumentos.

Hoje, os tambores acabam sendo construídos a partir dois materiais, basicamente os metais que substituem de forma muito direta o corpo do instrumento que anteriormente era idealizado a partir das madeiras e os plásticos que substituem a presença de couro animal nesses instrumentos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Instrumentos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *