Psirico – A Banda do Carnaval Baiano

A banda Psirico trouxe um novo estilo de banda de pagode e samba com um trabalho de percussão aliado ao arrocha de Salvador, na Bahia. Atualmente o grupo é uma das principais atrações do carnaval baiano e uma referência desse estilo musical. Formado no ano de 2000 o grupo chegou ao sucesso em 2004 com a música “Sambadinha”.

Estilo Psirico

Podemos dizer que o estilo da banda Psirico é ter músicas com letras sensuais e que possuem duplo sentido. Além das letras um pouco mais maliciosas também tem as coreografias. Porém, a banda também tem canções que falam de outros temas como dor e superação. O vocalista do grupo Márcio Victor que também é percussionista diz que as músicas da banda são feitas para o povo e que é ele quem deve aprovar.

Uma curiosidade é que Márcio Victor antes do sucesso com a sua banda já tinha atuado como percussionista de grandes artistas como Ivete Sangalo e Caetano Veloso. Uma das principais marcas do Psirico é o uso de megafone pelo vocalista durante os shows. Também tem o uso de um ruído que lembra o de uma sirene.

A História da Banda

A banda surgiu devido a uma brincadeira de amigos, depois de alguns ensaios para a quadrilha de festa junina. Os amigos se divertiam tocando percussão e tocando pelas ruas. Depois de algum tempo fazendo isso algumas meninas passaram a seguir o grupo fazendo coro para cantar junto com eles as músicas. O coro das pessoas gritava “lá vai o psirico”.

Esse termo é bem comum na Bahia e acabou se tornando o nome da banda de Márcio Victor e seus amigos. Nesse período de brincadeira Márcio percebeu que existia algo diferente no Psirico, algo que era diferente do axé convencional e então chegou a conclusão de que eles deviam criar uma banda profissional.

A Sambadinha

O ano de 2004 foi especialmente bom para o Psirico, pois foi o ano em que eles lançaram a música “Sambadinha” que foi o seu primeiro grande sucesso. A banda recebeu o Troféu Dodô e Osmar de revelação do carnaval do ano. Desde 2004 o Psirico é uma das principais atrações do carnaval da Bahia. A banda tem sempre uma das micaretas mais cheias. O grande sucesso voltou com a música “Mulher Brasileira” (Toda Boa).

Lepo Lepo

Mesmo todo o sucesso de Sambadinha não é páreo para a febre do “Lepo Lepo” lançado em 2014. A música que tornou esse termo “Lepo Lepo” famoso em todo o Brasil fez com que o Psirico voltasse a grande mídia e se tornasse uma das grandes atrações do carnaval. Tanto a letra como a coreografia da música se tornaram um grande sucesso.

A música fez tanto sucesso que conseguiu ofuscar Ivete Sangalo e até mesmo Bell Marques se despedindo do Chiclete com Banana. Confesse que você já ouviu, dançou ou cantou o Lepo Lepo. Se não conhece é porque você estava em outro planeta em 2014.

A Discografia do Psirico

Durante a carreira a banda gravou dois DVDs: 10 Anos – Ao Vivo em Salvador. Som Livre em 2012 e em 2007 o Ao Vivo em São Paulo. Unimar Music. Foram quatro CDs lançados: 10 Anos – Ao vivo em Salvador. Som Livre em 2012; MPB – Macumba Popular Brasileira. Independente em 2006 como banda independente; Orquestra de Panela também em 2006 e também independente além de O Furacão da Bahia Ao Vivo pela Pato Discos em 2004.

Prêmios da Carreira

Prêmio Dodô e Osmar

O primeiro grande prêmio que a banda Psirico recebeu foi o de Banda Revelação do Carnaval de Salvador em 2004, o Troféu Dodô e Osmar. O grupo foi novamente agraciado com esse troféu nos anos de 2004, 2005, 2007, 2008 e 2009 como Melhor Grupo de Samba. Em 2008 recebeu o prêmio de Melhor Música por “Mulher Brasileira (Toda Boa)”.

Troféu Caymmi

O grupo também recebeu o Troféu Caymmi em 2004 como Melhor CD de Samba / Pagode por “O Furacão da Bahia Ao Vivo”.

Troféu Band Folia

O Troféu Band Folia foi conquistado em 2004 como Banda Revelação do Carnaval e também como Melhor Cantor Revelação do Carnaval para Márcio Victor. Em 2014 a música “Lepo Lepo” do grupo recebeu o troféu de Melhor Música.

O Lepo Lepo

Confira o clipe da música Lepo Lepo. Esse é o maior sucesso do grupo e de uma maneira bem humorada diz que não é necessário ter dinheiro e uma casa bonita para conquistar uma mulher.

O mais interessante é que essa música gerou uma grande interação dos fãs na internet recebendo várias respostas, versões que respondem ao que Márcio Victor canta. Uma das versões que mais ganhou destaque na internet foi essa.

E você também tem uma versão para responder ao Lepo Lepo?

Resposta Para a Ostentação?

Assim que a música Lepo Lepo chegou as paradas de sucesso estava estourando o funk ostentação, aquele estilo em que o que importa é ter dinheiro e carros caros. Muitas pessoas começaram a dizer que a música do Psirico era um tipo de resposta, ou seja, a valorização do que a pessoa é e não do que ela tem. Seja como for tanto o funk ostentação como a música do Psirico se tornaram grandes sucessos em 2014.

O Que Significa Psirico?

Como já explicamos a banda recebeu esse nome porque as pessoas na rua sempre diziam que lá ia o Psirico quando os integrantes passavam tocando, mas afinal o que significa essa palavra usada comumente pelos baianos? Significa algo como alguém namorador que tem vários parceiros sexuais. Também pode significar sexo sem limites em pensamento.

Site da Banda

Para saber mais sobre a banda Psirico acesse o seu site em http://www.bandapsirico.com.br/aguarde/. No site você pode saber mais sobre a banda e sobre os shows. Acompanhe o dia a dia da banda e quem sabe você descobre que o Psirico vai se apresentar perto de onde você mora? No carnaval da Bahia não deixe de conferir o trio elétrico da banda.

Uma das bandas que mais tem feito sucesso nos últimos anos e que pode ajudar a sua festa com músicas animadas e divertidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *