Conservatório Pernambucano de Música

Conheça o centro de música de Pernambuco, referência em todo Brasil. Quem deseja ingressar na carreira musical na cidade de Recife e redondezas, sabe que não terá melhor local para estudar, do que o Conservatório Pernambucano de Música. Berço de muitos músicos renomados no Brasil, como o jovem pianista Vitor Araújo, o local é tradição para quem quer ter grande futuro na música clássica nacional.

História do Conservatório

Conservatório Pernambucano de Música

Conservatório Pernambucano de Música

A música pernambucana deve muito ao professor e maestro Ernani Braga, que foi responsável diretamente pela fundação da instituição. O músico começou sozinho, uma campanha para a criação de uma instituição, que seria responsável por elevar o nível dos profissionais da região, com ensino de qualidade e baixo custo. A educação musical não tinha um grande valor em Recife, e, com tal campanha, foi possível que músicos e interessados no assunto pudessem se unir para que o Estado tivesse seu primeiro conservatório.

Em 1930, o primeiro projeto de lei foi enviado à câmara para que o local fosse erguido e no mesmo ano, o local começou a ser erguido. Sua estrutura básica provém de um casarão antigo no bairro da Boa Vista e se conserva assim até hoje, sendo espaços acrescentados apenas e reformas para mantê-lo atuante.

Funções do Conservatório

Tatuí

Tatuí

A missão do Conservatório Pernambucano de Música, localizado no coração da capital do Estado, no Bairro da Boa Vista, é promover o estudo da educação musical. Os alunos, ingressos desde jovens para ter aulas de teoria musical, que consiste em ensinar as notas, leitura de partituras, entre outros conhecimentos básicos. Provas são aplicadas ao ano para que o estudante esteja apto a passar de nível, e, assim, poder ir para aulas mais avançadas, quando irá aprender o instrumento desejado propriamente dito.

A instituição age de uma forma a não deixar que a música clássica morra na região. Constantemente são realizados consertos com os alunos da casa e convidados ilustres, de diversas partes do mundo. A programação de eventos do conservatório é vasta, e, envolve todos os meses do ano. As entradas são gratuitas ou preços simbólicos.

Hoje, fazem parte do corpo docente, 90 professores capacitados e graduados na área, para ministrar aulas a mais de 1200 alunos de todas as partes do Estado. São oferecidas aulas de instrumento de corda, percussão e sopro, diversos como violão, piano, violino, violoncelo, flauta doce, bateria, entre outros.

Como ser Aluno

Escola

Escola

Para ser aluno do Conservatório Pernambucano de Música é preciso se inscrever pessoalmente ou pela Internet, no site da instituição, o http://www.conservatorio.pe.gov.br. A taxa de mensalidade varia de acordo com o instrumento. Os encontros são semanais e sempre ao final de cada ano, os alunos mais graduados fazem uma grande apresentação para público e familiares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ” Eu adoro desde de criança que eu me entendo por musica quero aprender mais e viver de musica” ….

    NANNE 8 de agosto de 2011 14:39 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *