Os rudimentos são a base de tudo o que os bateristas fazem com seu instrumento e por isso são tão importantes para os iniciantes. Ter a compreensão de como fazer combinações de toques de maneira assertiva faz toda a diferença para conseguir tocar músicas com um grau de complexidade mais elevado. A seguir vamos explicar melhor o que significa rudimento em música e quais as suas funções para os iniciantes.
O que São Rudimentos?
Quando usamos o adjetivo ‘rudimentar’ nos referimos a elementos iniciais que oferecem as primeiras noções quanto a uma arte ou ciência. Especificamente quando se trata de tocar bateria temos nos rudimentos a base de todas as execuções. Há mais de quatro séculos foram criadas combinações de toques para que os percussionistas pudessem ter um padrão a seguir executando dessa maneira o mesmo som.
No momento do estabelecimento dessa lógica de combinações de toques não havia notação musical (escrita) e a maneira mais simples de passar a ideia era de forma oral. Algo interessante de observar é que mesmo com o surgimento de uma tradição escrita os toques permaneceram com nomes que se referem aos sons que produzem como, por exemplo, o Toque Duplo que é mais chamado de ‘papa-mama’.
Evolução dos Rudimentos
Primeiramente eram apenas 26 rudimentos que haviam sido organizados pela NARD (National Association of Rudimental Drummers). Após algum tempo o número de rudimentos subiu para 40 já sob a organização da PAS (Percussive Arte Society). O número de rudimentos continua crescendo com a criação de híbridos.
Afinal, Por Que Estudar Rudimentos?
Os rudimentos permitem a formação de arcabouço de informações relevantes para quem deseja tocar com maestria e pleno controle o seu instrumento. Além disso, essa prática permite desenvolver a coordenação motora, isto é, conseguir fazer com que o corpo trabalhe de forma organizada respondendo aos comandos que lhe são dados. Você já passou por alguma situação em que deu um comando para seus braços e pernas e eles não foram cumpridos como deveriam?
Benefícios de Praticar Rudimentos
Dentre os principais benefícios de praticar rudimentos para o estudo de um instrumento estão:
- Fazer viradas muito mais rapidamente dando mais dinamismo para a bateria;
- Não perder o andamento no momento de fazer as viradas;
- Conseguir usar dois bimbos ou pedal duplo;
- Empreender conduções muito mais criativas no chimbal ou prato de condução;
- Ser mais criativo para realizar os seus solos de bateria;
- Ter controle mais completo dos pedais.
Vídeos
A seguir reunimos vídeos em que é possível aprender melhor os rudimentos fundamentais para iniciantes. É importante que no começo do aprendizado do seu instrumento você estabeleça uma boa disciplina, isto é, esteja preparado para passar algumas horas se dedicando a tocar a bateria.
Mais 4:
https://www.youtube.com/watch?v=iot05O1VL0c
https://www.youtube.com/watch?v=3g1BkwCcNxI
https://www.youtube.com/watch?v=jliFN_sqHYU
https://www.youtube.com/watch?v=9Wf1XGBxHko
Usando seu Conhecimento de Forma Criativa
Conhecendo os rudimentos básicos para iniciantes será mais fácil criar combinações criativas para executar na bateria. Novamente ressaltamos que o segredo para se tornar um exímio baterista é treinar com constância os rudimentos. Somente com o conhecimento básico se pode chegar a um aperfeiçoamento elevado. Dedique parte do seu tempo na bateria a entender mais profundamente os desígnios dos rudimentos.