História de Jay Z
Shawn Corey Carter, nascido em 4 de dezembro de 1969, viveu no bairro em Nova Iorque, o Brooklyn. Ele além de músico, é também empresário, compositor e produtor. É um dos rappers mais ricos norte americanos, já que no ano de 2017 a revista Forbes avaliou sua riqueza e patrimônio líquido em 810 milhões de dólares.
Foi uma criança com experiências comuns entre rappers dos Estados Unidos, já que fora abandona pelo seu pai quando criança,e ainda quando tinha apenas 12 anos de idade atirou no ombro de seu irmão quando tentava furtas as jóias que pertenciam ao seu parente. Mas quando criança, de acordo com sua mãe, ele de madrugada acordava aos seus irmãos e familiares fazendo música com utensílios de cozinha, assim sua mãe o presenteou com um boombox de aniversário, e assim passou a estimulá-lo musicalmente.
Na vizinhança era conhecido como Jazzy, nome que mais tarde originou seu nome musical Jay-Z, além de se inspirar em seu mentor Jaz-O e também a linha de trem J-Z em seu bairro do Brooklyn. Mas após seus sucesso, ele se casou com a cantora americana de R & B Beyoncé Knowles, em 4 de abril de 2008.
Carreira e Sucesso de Jay-Z
Ele começou fazendo canções curtas e freestyles, e no final do ano de 1980 começou a realizar várias gravações com Jaz-O como “Hawaiian Sophie” e ”The Originators”. Participou também de vários combates de Rap, tentando competir por um contrato em alguma gravadora reconhecida. Ele ficou conhecido principalmente pela sua participação cantando com Big Daddy Kane, na canção “Show and Prove”.
Sua carreira têm inicio pelos anos de 1996, onde não conseguindo contratos com gravadoras, ele, Damon Dash e Kareem Biggs resolveram criar sua própria marca de gravação, a Roc-A-Fella Records, e assinou um acordo com a Priority Records para cuidar da distribuição de suas respectivas gravações. Assim, neste ano ele lança seu primeiro álbum intitulado como “Reasonable Doubt” com a participação de “The Notorious B.I.G.”. Este foi bastante aceito pela crítica, vindo a atingir a 23 ª posição na Billboard 200 e foi incluído na lista dos 500 álbuns da revistas Rolling Stones, tomando o 248 º lugar e ganhou o certificado de platina pela Recording Industry Association of America.
Em 1997 assina novo contrato com a distribuidora Def Jam Recordings ao qual lançou seu segundo álbum que vendeu mais que o primeiro, o “In My Lifetime, Vol 1”, e de acordo com Jay-Z este álbum foi efetuado em um péssimo momento em que passava em sua vida, após a morte de seu amigo The Notorious B.I.G.
Já em 1998 o artista ficou por conta de seu terceiro álbum o “Hard Knock Life Vol. 2”, que quando comparado aos seus álbuns anteriores foi o de maior sucesso, álbum responsável por certificados de platina e o prêmio Grammy Award. Em 1999 lançou outro álbum, “Life and Times os S. Carter vol. 3”, este vendeu mais de 3 milhões de cópias no mundo todo. E neste mesmo período Jay Z é processado e levado ao tribunal, já que foi acusado de agredir com uma lâmpada quebrada o produtor Lance Un Rivera. O cantor foi julgado e tentou ser inocentado, porém mais tarde por vontade própria, ele assumiu o incidente e levou uma sentença de liberdade condicional por um período de 3 anos.
Em 2000 o rapper participou da composição e da canção “Get Down With Me” com o grupo spice girls. Participou de um especial com a banda Linkin Park. Após isso, ele alegou que somente lançaria mais um álbum e não cantaria mais, seu último álbum foi “The Black Album”, porém esta não pareceu uma fala muito coerente, já que ainda continua com trabalhos musicais e lançou outros álbuns de sucesso até então.
Discografia e Premiações
Ele já vendeu aproximadamente 50 milhões de álbuns no mundo inteiro, e recebeu 12 prêmios Grammy por sua obra musical, além de outras indicações e variadas nomeações adicionais. Ele detém o recorde de maior número de um álbum de um artista solo na Billboard 200. Em 11 de dezembro de 2009, Jay-Z foi classificado como o artista de maior sucesso da década de 2000 a 2009 pela Billboard Magazine e está no top 5 dos melhores cantores de hip-hop, ficando atrás apenas de Eminem, Nelly e 50 Cent.
Seus Álbuns de Estúdio Foram:
- “Reasonable Doubt”
- “In My Lifetime, Volume 1”
- “Hard Knock Life, Volume 2”
- “Life and Times os S. Carter, Volume 3”
- “The Dynasty : Roc La Familia”
- “The Blueprint”
- “The Blueprint : The Gift & the Curse”
- “The Black Album”
- “Kingdom Come”
- “American Gangster”
- “The Blueprint 3”
- “Magna Carta Holy Grail”
- “4:44”