A música sertaneja é um dos estilos mais populares no Brasil e em parte isso se deve a capacidade de reinvenção que esse gênero possui tendo começado com canções que falavam sobre a vida no sertão com um toque de melancolia passado por uma fase romântica nas décadas de 1980 e 1990 e se consolidado como um estilo de músicas para baladas e festas mais recentemente. Continue lendo para conhecer melhor as principais características desse importante estilo musical.
História da Música Sertaneja
Esse estilo musical que se tornou um dos preferidos dos brasileiros surgiu oficialmente em 1929 através da iniciativa do humorista, escritor, compositor e pesquisador, Cornélio Pires, de divulgar a forma como os caipiras viviam. O pioneiro do gênero sertanejo falava a respeito dos costumes caipiras em músicas e encenações de teatro que eram apresentados em todo o Brasil.
Pires gravou um disco pagando do seu próprio bolso, o álbum esgotou assim que foi lançado. Como as letras falavam sobre o estilo de vida do sertão o gênero passou a ser chamado de música caipira. Nessas letras se falava a respeito da beleza das paisagens e da forma como as pessoas simples levavam suas vidas. O homem do interior era o foco nessas canções. Nos dias de hoje essas músicas são conhecidas como música sertaneja raiz.
Curiosidade
Acima mencionamos que o gênero de música sertaneja surgiu oficialmente em 1929, porém, é importante mencionar que na década de 1910 já havia compositores que se dedicavam a criação do que ficou conhecido como emboladas na época e que nada mais é do que as modas de viola.
Conheça as Principais Características da Música Sertaneja
Com influência do country norte-americano, o sertanejo, tem sua origem no começo do século passado. A seguir você poderá conhecer mais sobre os diferentes tipos de música sertaneja que existem e como esse gênero evoluiu com o passar do tempo.
Três Grupos de Música Sertaneja
A música sertaneja pode ser dividida em três categorias que apresentaremos com mais detalhes a seguir.
– Música Caipira ou Raiz
Essa denominação que se refere às modas de viola e músicas que focam no estilo de vida do sertão, a nomenclatura foi dada porque as primeiras canções do gênero tinham o estilo de vida do interior como tema principal.
Nesse estilo de música sertaneja podemos mencionar duplas de grande sucesso como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Pena Branca e Xavantinho entre outros. Algumas modas de viola de destaque são “Rei do Gado”, “Minha Vida”, “Nelore Valente” entre outras.
– Música Sertaneja Romântica
O grupo das canções sertanejas que retratam o amor com muito romantismo. Uma das características mais marcantes desse tipo de música sertaneja é que as melodias tristes fazem com que o ouvinte acredite estar tomando conhecimento de uma história íntima do intérprete.
Nessas canções são contadas histórias de amor geralmente com muita paixão e uma força avassaladora. Destacam-se dentro desse estilo duplas como Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó entre outras. Algumas músicas que se tornaram clássicas dentro desse estilo de música sertaneja são “Entre Tapas e Beijos”, “É o Amor”, “Estou Apaixonado” entre outras.
– Sertanejo Universitário
Um dos estilos musicais mais populares do momento, o sertanejo universitário, deixa evidente a influência do country norte-americano. Dificilmente um peão brasileiro usaria botas de cano médio com esporas não fosse à inspiração nos grandes cowboys. O visual de chapéu e fivelas de grande porte é apenas um elemento do estilo musical conhecido por ser animado e ter como objetivo a dança.
Nesse tipo de sertanejo as músicas contam histórias engraçadas ou então de amores não correspondidos e traições. As canções românticas desse estilo de sertanejo são diferentes daquelas do sertanejo romântico das décadas de 1980 e 1990. Desde a vertente romântica que o sertanejo passou a incorporar outros instrumentos como guitarra, teclado e bateria. Dentre os destaques desse estilo estão Jorge e Mateus, Luan Santana, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Simone e Simária entre outros.
Do Campo Para a Cidade Grande
A principal transformação pela qual a música sertaneja passou ao longo do século passado foi a de deixar de ser um ritmo do campo e se tornar um ritmo da cidade. Não só em termos de público, há muitos fãs de sertanejo nas capitais, mas também em temáticas. Como mencionamos no início as canções retratavam o homem do campo e suas questões e hoje em dia falam sobre baladas, mensagens pelas redes sociais entre outros tópicos que são bem divergentes dos iniciais.
Mais do que uma mudança de temas, a música sertaneja, passou por mudanças estruturais bastante relevantes como a adição de novos instrumentos como guitarras, algo que começou na década de 1960 com um pouco de timidez. Podemos mencionar como um marco dessa transição de forma de fazer sertanejo a canção “Coração de Papel” de Sérgio Reis lançada em 1967.
A indústria musical teve um papel bastante relevante para a transformação desse gênero musical. As duplas e atualmente os cantores solo foram adequando seus repertórios para que o estava mais alinhado com as tendências de sua época. Com o crescimento do poder econômico das grandes destas de rodeio como a de Barretos e das baladas sertanejas passou a existir um investimento mais significativo numa roupagem mais dançante e animada para o sertanejo.
Playlist Variada
Quem gosta do sertanejo universitário pode ou não gostar das modas de viola, embora elas sejam uma das bases para o desenvolvimento do sertanejo atual. O que faz desse gênero musical brasileiro tão rico é exatamente a diversidade que ele consegue abranger, há diversos tipos de músicas que podem ser definidas como sertanejas e muitas delas diferentes entre si.
Quando estiver montando a sua playlist fica a dica de considerar como cada canção que marcou época tem uma história e contribuiu para a formação dos vários artistas que levaram o gênero nas décadas passadas. É um estilo musical que se desenvolveu em paralelo ao próprio desenvolvimento do país.
Gostou de saber mais sobre a música sertaneja? Então deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!