A escala de Mi menor é formada pelas seguintes notas: E – F# – G – A – B – C – D e pode ser usada em canções em tonalidade de Sol maior que é a sua relativa maior. Quem está estudando para se tornar um guitarrista deve ter em mente que as escalas menores aparecem em segundo lugar de relevância dentre as que precisam ser aprendidas para dominar o instrumento. Continue lendo e entenda melhor.
Escalas Menores: Conceito
Basicamente uma escala menor é um modo da escala maior sendo que cada modo é definido pelos intervalos responsáveis separarem última nota (nota fundamental) dos graus diferentes. No âmbito musical intervalo refere-se a distância que existe entre duas notas, tom ou semitom. Para que fique mais claro no braço da guitarra um tom é o equivalente a duas casas ou dois trastes e um semitom. Para fazer uma escala é necessário aplicar um modo.
Uma escala menor é reconhecida através da observação do intervalo entre a tônica (que é a primeira nota) e a terça (que é a terceira nota). Numa escala menor há somente 1,5 tons enquanto que numa escala maior existem dois tons. A terça menor da escala menor configura-se num tom melancólico. Toda escala maior possui a sua escala menor em que as notas são as mesmas. As alterações estão na ordem das notas e na terça menor.
Três Tipos de Escalas Menores
Existem três tipos de escalas menores que são: a natural, a harmônica e a melódica. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre cada uma delas.
Escala Menor Natural na Guitarra
A primeira escala menor a ser aprendida é a mais comum, pode ser chamada de escala melódica descendente ou modo eólico (em referência ao vento). A escala menor natural, assim como a escala maior, possui 7 notas e 6 tons entre a primeira e a última nota. Entre cada uma das notas há um intervalo máximo que pode ser um tom ou um semitom.
Escala Menor Harmônica na Guitarra
O segundo tipo mais comum de escala e que é bastante útil para fazer composições, improvisos e aprender a tocar guitarra. A construção dessa escala deve ser feita a partir da escala menor natural. Você deve contar um tom e um meio tom entre a tônica e a terça atentando para a diferença do nível da sétima nota que se tornará um semitom +1/2 tom.
Escala Menor Melódica na Guitarra
Sendo conhecida também como escala menor ascendente não é muito usada na guitarra pop e rock, no entanto, é essencial para tocar metal, jazz e até blues. Para construir essa escala é necessário começar da escala menor harmônica aumentando então a sexta nota em um semitom.
Comparando com a escala menor natural essa é uma escala que possui a sexta e a sétima notas com um semitom a mais. A dica é aprender a escala menor natural e memorizar como fazer para transformá-la em escala harmônica e melódica para se tornar um exímio guitarrista.
Gostou de saber mais sobrea escalas menores para guitarra? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais!