Escala de Lá Maior Guitarra

As notas que compõem a escala de Lá maior são: A – B – C# – D – E – F# – G#, essa escala pode ser empregada em canções com a tonalidade de lá maior ou fá menor (a sua relativa menor). É muito importante que quem está aprendendo a tocar guitarra se dedique ao estudo das escalas para saber como emprega-las assertivamente no seu dia a dia. Continue lendo e saiba mais sobre as escalas musicais, especificamente a de lá maior.

Uso da Escala de Lá Maior

Embora seja uma escala utilizada com boa frequência não conta com muitos exemplos de sinfonias. Há muito mais exemplos nas tonalidades de sol maior e ré maior, por exemplo. Dentre as sinfonias do Romantismo em lá maior destacam-se Sinfonia n.º 4 de Felix Mendelssohn, Sinfonia n.º 6 de Anton Bruckner e Sinfonia n.º 7 de Ludwig van Beethoven. Também estão em lá maior o Quinteto Para Clarinete e Concerto Para Clarinete, ambos são de autoria de Mozart.

Lá maior aparece com mais frequência na música de câmara, foi bastante utilizado por César Franck e Brahms para compor lindas sonatas para violino. Certa vez Christian Friedrich Daniel Schubart disse que Lá maior é a tonalidade certa para fazer declarações de amor inocente com a esperança de ser amado pela pessoa que se deseja.

Estudando Escala de Lá Maior Para Guitarra

Para quem está começando a estudar a escala de Lá maior para guitarra fica a dica de tirar um tempinho para praticar a execução das notas no instrumento. Atente que algumas escalas apresentam variações de um instrumento para outro assim como podem ter diferenças de uma mão para outra. A forma mais efetiva de aprender é assistir a vídeo aulas em que você possa seguir o que o professor está fazendo para alcançar o resultado desejado.

Uma dica para facilitar o seu processo de estudo é ter em mente que a escala de Lá maior vem depois da escala de Ré de maneira que tem mais um sustenido adicionado, isso faz com que fique com três sustenidos. Trata-se de um fator crucial para entender a lógica das escalas, a cada 5 notas é adicionado 1 sustenido. Na escala de Lá os sustenidos em questão são: C#, F# e no G#.

Dicas Práticas Para Estudar Qualquer Escala

A seguir reunimos uma série de dicas para estudar qualquer escala tornando o seu aprendizado mais eficaz.

– Use Metrônomo

Metrônomo

Metrônomo

Sempre que for estudar uma escala musical é importante utilizar um metrônomo para acompanhar o tempo. Aproveite que há opções de marcadores de tempo digitais incluindo até mesmo aplicativos para smartphones. Um bom exercício é programar o seu aplicativo para 60 batidas por minuto, estude as escalas nessa velocidade.

– Anote o Seu Progresso

Anotar o seu progresso ao aprender uma escala é fundamental para saber quais são as técnicas de estudo que estão sendo bem-sucedidas. Você conseguirá identificar como a forma que vem se dedicando a aprender uma determinada escala pode contribuir para memorizar as notas. Assim você consegue desenvolver seu próprio método de estudos.

Gostou de saber mais sobre a escala de lá maior para guitarra?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *