Vindos da lavoura, Lorenço e Lorival é mais uma dupla de irmãos a conquistar o sucesso, com muito suor e sacrifício
Se há um país que pode ser considerado de artistas lutadores, é o Brasil. São muitas as figuras nacionais que fizeram sucesso, enfrentando a pobreza e animosidades impostas por uma vida árdua até chegar ao estrelado. A lista é grande como o ex-presidente Lula, a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano e os já citados artistas da música, Lorenço e Lorival.
A famosa dupla que foi sucesso nos cinemas e concorreu a um Oscar, Lorenço e Lorival vieram da roça. Era no meio das enxadas, que os irmãos ensaiavam e faziam planos para chegarem ao sucesso nas rádios, conquistado algumas décadas depois da infância.
Lorenço e Lorival na verdade são Arlindo e Antonio, irmãos que cresceram na zona rural da cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os primeiros ensaios aconteciam nas horas vagas de trabalho com a família, quando usavam a enxada para simular uma viola e latinhas velhas e enferrujadas, como microfones.
Os ensaios devem mesmo ter dado certo, que de tanto mostrar talento, a dupla começou a cantar aos 14 anos na Rádio 79, com violão e música ao vivo para os ouvintes da cidade. Agradando, os irmãos receberam pequenos convites para festinhas da região, eventos da roça mesmo e acabaram ganhando o boca a boca da cidade.
O sucesso foi mesmo grande e eles reconheceram desde cedo o talento, resolveram largar tudo e ir em busca do sonho. Com apenas 15 anos de idade o mais velho e 14 o mais novo, a dupla foi para São Paulo capital cantar em rádios maiores e tentar viver de música. A escolha foi bem acertada e semanalmente estavam tocando na Rádio América, uma das maiores da cidade.
Gravando o Primeiro Disco e o Sucesso
A visibilidade foi boa para a dupla, que conseguiu em 1966 gravar o seu primeiro álbum pela gravadora Continental, ainda com o selo Chantecler. Moreninha do Convento saiu em disco com 78 rotações, ou seja, com poucas músicas. O segundo disco da dupla também foi pelo selo, como nome Lourenço & Lourival e saiu em 1966, que ganhou nova versão posterior em LP.
O auge da carreira chegou quando a dupla começou a cantar na rádio do momento, a Rádio Nacional, palco de grandes nomes como Carmem Miranda e Emilinha Borba. Na rádio, atuaram com grandes nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Abel e Caim, entre outros.
Apesar do sucesso nacional e conhecidos na América Latina, a dupla continua morando na cidade de São Paulo e faz não apenas grandes shows, mas para pequenos públicos em eventos que são convidados. Foram 32 álbuns lançados, sendo mais esperados para breve.