Turma do pagode é conjunto brasileiro que toca samba. A banda se formou em São Paulo, de maneira precisa da consagrada Zona Norte. Os integrantes são:
- Leiz: Tantã e vocal
- Rubinho: Pandeiro
- Caramelo: Banjo e Vocal
- Thiago: Percussão
- Leandro Filé: Violão
- Marcelinho TDP: Cavaquinho
- Fabiano ART: Surdo
A fundação aconteceu no dia 27 de setembro de 1994. No ano de 2010 o grupo gravou o DVD com canções consagradas como: De bobeira, quando ela souber, camisa 10, a gente já não rola, toma jeito coração e o céu estava lá.
O grupo é dono de várias canções que caíram no gosto popular de maneira definitiva, caso dos sucessos Camisa 10 e Lancinho. Especialistas apontam que a banda está entre as mais tocadas nas rádios populares brasileiras, por este motivo com frequência a Turma do Pagode está fazendo show em cidades brasileiras.
A gravação do CD e DVS chamado “O som das multidões” foi marcado em consequência da comemoração dos dez anos de carreira do grupo. Todas as faixas foram gravadas na capital de São Paulo, no Credicard Hall.
Os pagodeiros defendem a ideia de tocar samba tradicionais incrementados com maior presença de instrumentos e menos de eletrônicos. Talvez o grande destaque que poucas vezes é visto em banda de pagode da atualidade esteja na presença de cuíca, reco-reco e pandeiro na linha de frente no campo da melodia. Apresentam volta às raízes com pitadas de modernidade. Eles fizeram apresentação interessante durante o Bate-papo UOL, conhecido por ser o mais utilizado dentro do Brasil. Clique neste link e confira.
Ralf e Turma Do Pagode
A relação entre jogadores de futebol e sambistas já é antiga. O volante Ralf, do Corinthians, ganhou uma música em sua homenagem de Leiz, vocalista da Turma do Pagode. Interessante notar que os dois possuem amizade de longos anos, o que de fato facilitou para que nascesse a composição. Fã incondicional de samba, o futebolista aproveitou a gravação do DVD da banda para fazer um perdido durante encontro causal.
Leiz disse que foi feita música que envolvia futebol e ao mesmo tempo a vida dos integrantes do grupo, fazendo ligação entre as histórias de esforços para chegar às conquistas. Ele disse que chegou a brincar com Ralf em um dia que foram para casa dele demonstrando a composição, momento no qual o jogador pediu para que a música fosse para ele.
De fato quase todos os integrantes do grupo são torcedores fanáticos do Corinthians, com exceção de Thiago, que prefere ir contra a maré ao torcer ao arquirrival Palmeiras. Interessante notar que Ralf é apenas um dos muitos amigos que Leiz tem no mundo do futebol que conquistou ao decorrer da carreira. Ele mesmo assumir que o contato direto e leal com os jogadores apenas aumenta o poder da música. Chegou inclusive a agradecer a Deu por ser amigos de muitos jogadores que atuam dentro e fora de São Paulo. “Esta é a próxima ligação entre atletas e pagodeiros”, chegou a afirma em entrevista.
Neymar e Turma Do Pagode
Depois de treino realizado no CT do Rei Pelé, em Santos, Neymar postou imagem do seu amigo Marcelinho, cavaquinho da Turma do Pagode. Acontece que o integrante visitou o centro para ver o treino e ao mesmo tempo integrar presente ao jogador, ou seja, o DVD da banda. “Valeu pelo DVD, parceiro”, afirmou Neymar de maneira pública na rede social, de acordo com matéria publicada no Globo Esporte.
10 Anos De Turma Do Pagode
A Turma do Pagode escolheu o Credicard Hall para realizar show no sentido de comemorar dez anos de carreira com alto estilo. Conforme esperado a casa ficou cheia nos dois dias de apresentação. O vocalista disse que nos primeiros dias em que estiveram a venda os ingressos foram vendidos e que não tinha palavras para agradecer o público fiel ao bom e velho samba proporcionado pelo conjunto.
O porta-voz do grupo ainda afirmou palavras relacionadas com superações existentes nos momentos de dificuldade passados juntos. “Quando trocamos de empresários sofremos a pior fase na vida da banda”, afirmou Leiz.
O grupo que surgiu na zona Norte da capital paulista iniciou projetos em conjunto no ano de 1994. O vocalista disse que na época do início não imaginava seguir carreira na música, mas com muita dedicação e trabalho as conquistas chegaram para iluminar o caminho. Desde o ano 2000 que a banda vive apenas com música, momento no qual começaram a se aperfeiçoar para chegar à felicidade e sucesso encontrado na atualidade.
O Segredo Está No Nome
Em entrevista concedida a Terra Live Music, Leiz disse quem um dos segredos para que o sucesso chegasse ao sucesso está no nome. De certa maneira o nome “Turma do Pagode” é utilizado de maneira popular, representa nome sugestivo que marca de maneira definitiva. No encontro a banca começou com o hit “Toma Jeito”. Na sequência o vocalista disse que o nome Arte de Amar era o nome do conjunto durante os anos noventa. Como Arte Popular estava vivenciando o auge da carreira os rapazes tentaram ingressar na carona.
Não se pode ignorar o fato de que o nome da banda atual foi presente concedido por Netinho de Paulo no ano de 2001, que por sinal foi um dos grandes incentivadores do conjunto. Interessante notar que grande parte dos integrantes possui mais tempo de carreira do que a idade da Turma do Pagode.
A primeira apresentação da Turma do Pagode aconteceu em festa organizada por um dos músicos que atuavam no Arte Popular. Foi neste momento que os integrantes perceberam que tinham potenciais e resolveram seguir em frente em busca de sucesso. Os músicos dizem que algumas músicas foram gravadas sem a expectativa de que seriam os hits de grandes momentos da história do samba brasileiro.
Durante a entrevista os músicos contarem diversas curiosidades sobre a Turma do Pagode. Foi lembrado que a canção conhecida como Camisa 10 demorou a ser lançada pelo autor Charles André, componente do grupo Os Morenos.
Os integrantes também fizeram questão de enfocar a parceria existente com Netinho de Paula, um dos grandes apoiadores do conjunto.