Baby Do Brasil: Musa Dos Novos Baianos

O nome de batismo de Baby do Brasil é Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, nascida em Niterói no dia 18 de julho de 1952 se tornou uma cantora e compositora famosa no país. O destaque da carreira de Baby do Brasil que também é conhecida como Baby Consuelo é o fato de ter feito parte do grupo Novos Baianos no período de 1969 a 1979.

Carreira De Baby Do Brasil

A Infância De Baby Do Brasil

A família de Baby era de classe média alta e durante a sua infância a cantora residiu nas cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Foi logo na infância que Baby começou a se dedicar a tocar violão e a cantar. O talento de Baby foi reconhecido desde cedo, pois com apenas 14 anos venceu um festival de música em Niterói. A música que concedeu o prêmio para a jovem Baby era do maestro renomado Eduardo Lages.

A Infância De Baby Do Brasil

A Infância De Baby Do Brasil

A Fuga Para Salvador

A grande mudança na vida de Baby aconteceu em 1969 quando ela fugiu de casa e foi para Salvador, na Bahia. Chegando a Bahia a jovem cantora conheceu os também músicos Galvão, Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor e o guitarrista, que viria a se tornar o seu marido, Pepeu Gomes.

Os músicos se jantaram e formaram o icônico grupo chamado Os Novos Baianos, em 1970 o grupo lançou o seu primeiro disco, pela gravadora RGE Fermata, que recebeu o nome de “É Ferro na Boneca. Esse primeiro álbum projetou o grupo ao sucesso em todo o Brasil.

Logo depois disso a banda se mudou para um sítio no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para poder trabalhar em seu segundo álbum. O trabalho foi concebido num tipo de laboratório de criação. O resultado desse empenho todo foi o álbum “Acabou Chorare” que foi escolhido pela revista Rolling Stone Brasil como o “o maior álbum de música brasileira de todos os tempos”.

A Fuga Para Salvador

A Fuga Para Salvador

Carreira Solo

O casal Baby do Brasil e Pepeu Gomes fez parte do grupo Os Novos Baianos até 1978 quando decidiram que cada um deveria começar uma carreira solo. Baby se deu muito bem em sua carreira solo, pois o seu primeiro álbum, lançado pela Warner Music, chamado “O Que Vier Eu Traço” foi muito bem recebido e obteve êxito comercial. O primeiro grande sucesso de Baby foi “Menino do Rio, canção que é uma composição de Caetano Veloso feita exclusivamente para Baby e que foi tema da novela “Água Viva” da Rede Globo.

Essa música faz parte do seu segundo disco solo, “Pra Enlouquecer”, que foi outro grande sucesso comercial. Uma curiosidade sobre esse segundo disco é que na capa Baby aparece ao lado de quatro de seus seis filhos.

Vida Pessoal

Baby do Brasil teve seis filhos com Pepeu Gomes e uma característica do casal sempre foi dar nomes minimamente inusitados para os bebês. Os filhos do casal são: Riroca (que depois trocou de nome para Sarah Sheeva), Zabelê, Nana Shara, Pedro Baby (os quatro que estão na capa de Pra Enlouquecer), Krishna Baby e Kriptus Baby.

Krishna Baby foi homenageado aparecendo na contracapa do disco que tem o seu nome lançado no ano de 1984 e Kriptus Baby está na capa do disco “Sem Pecado e Sem Juízo” de 1985. As três filhas de Baby, Sarah Sheeva, Zabelê e Nana Shara chegaram a formar uma girl-band chamada SNZ que atingiu um grande sucesso comercial e chegou ao fim.

A Religião Na Vida De Baby Do Brasil

A filha de Baby, Sarah Sheeva passou no final da década de 90 decidiu sair do grupo musical que tinha com as irmãs para se tornar pastora de uma Igreja evangélica. No começo Baby não aceitou muito bem a decisão da filha que mudou totalmente o seu estilo de vida.

Porém, depois de alguns anos a própria Baby passou a fazer parte Igreja Ministério do Espírito Santo de Deus como pastora. Baby manteve a sua carreira de cantora em paralelo a dedicação a Igreja e a se tornar uma pastora. Um dos projetos mais recentes em que Baby trabalhou foi a produção do filme “Apopcalipse segundo Baby”, com direção de Rafael Saar e que se trata de uma cinebiografia da cantora.

Música Gospel

Durante algum tempo de sua carreira Baby se dedicou a música gospel, porém, em 2012 voltou ao palco no Vivo Open Air, no Jockey Club Brasileiro (RJ) para cantar novamente os clássicos da sua carreira. Esse foi um momento especial para a cantora, pois os arranjos das músicas desse show foram feitos por seu filho Pedro Baby.

Nesse show Caetano Veloso fez uma participação especial cantando “Menino do Rio” ao lado de Baby. Uma polêmica sobre esse show e esse retorno de Baby para os palcos com os seus antigos sucessos foi que Sarah Sheeva, a filha que levou a cantora para a Igreja evangélica, não concordou com essa atitude da mãe.

Para Sarah sua mãe deveria ficar afastada desse tipo de música dedicando-se apenas as canções gospel. Seja como for Baby está disposta a conquistar um público mais jovem com os seus antigos sucessos repaginados. Aliás, não são só as músicas que foram repaginadas, com o cabelo roxo, roupas extravagantes e agarrada a um iPad Baby se mostra pronta para iniciar uma nova fase, com ou sem a aprovação de Sarah. Conhecida por muitos como ‘popastora” Baby não deixou o gospel de lado.

Gerador De Nomes De Filhos De Baby Do Brasil

Obviamente é bem curioso observar os nomes que Baby e Pepeu deram aos seus filhos. Desde muito cedo Baby tem uma ligação com o misticismo e a religiosidade o que explicaria de certa forma de onde foram tirados esses nomes. Como tudo que é diferente vira piada na internet hoje em dia foi criado um gerador de nome de filhos de Baby do Brasil e Pepeu Gomes.

Você quer saber como seria o seu nome se fosse filho do casal? Basta acessar http://rumandmonkey.com/widgets/toys/namegen/11276/#.UofQMMQQaEz. Escolher a opção de sexo e depois digitar o seu nome no campo indicado. Mesmo que você já tenha um nome incomum tenha certeza que é possível ficar ainda mais curioso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *