O programa de TV The Voice Brasil é a versão nacional do grande The Voice. A competição que começa com uma audição as cegas conquistou o mundo todo, vários países têm a sua versão. Basicamente o programa conta com quatro jurados famosos e com carreiras musicais consagradas.
Na primeira fase os jurados precisam escolher vozes para compor os seus times. Isso é feito por meio de uma audição as cegas em que os jurados devem virar as suas cadeiras quando ouvirem uma voz que lhes interessa. No caso de mais de uma cadeira virar quem escolhe com quem quer trabalhar é o candidato.
Na segunda fase do programa os técnicos famosos montam batalhas, duetos com entre os seus candidatos em que escolhem o melhor de cada embate para seguir para a próxima fase. Nas últimas etapas do programa o público passa a poder votar ajudando assim a definir quem serão os finalistas.
The Voice Brasil e Os Seus Finalistas
O programa já teve duas edições com uma audiência relativamente boa. Os jurados/técnicos da versão brasileira são Carlinhos Brown, Claudia Leitte, Lulu Santos e Daniel. Cada um com o seu estilo busca dar a melhor orientação possível para que os seus candidatos tenham a chance de ser a nova voz do Brasil.
Na primeira edição da competição musical a vencedora foi Ellen Oléria do time Carlinhos Brown e na segunda edição foi a vez de Sam Alves do time Claudia Leitte. Conheça um pouco mais sobre os cantores que brilharam no The Voice Brasil e que são as grandes promessas para os próximos anos.
Ellen Oléria
A cantora, musicista e atriz Ellen Oléria entrou no The Voice Brasil representando as minorias, uma mulher negra e lésbica que tinha o sonho de ser uma estrela. Sabendo que ainda vivemos num país preconceituoso Ellen não desistiu do seu sonho. Nas audições as cegas Ellen foi aplaudida de pé pelos técnicos e escolheu fazer parte do time de Carlinhos Brown, segundo ela por ter uma identificação poética e estética com ele.
Ellen nasceu em Brasília e foi criada em Taguatinga, no começo o seu interesse musical era pelos instrumentos, mas com o passar do tempo percebeu que tinha uma voz muito boa para cantar. Muitos não sabem, mas Ellen é atriz formada pela UnB. Como tem um estilo bastante eclético Ellen já abriu shows dos mais variados artistas, isso também foi uma boa ferramenta para ser a vencedora do The Voice Brasil.
Dentre os estilos musicais contemplados por Ellen Oléria estão o samba, jazz, pop, afroxés, carimbo entre outros. Em 2012 Ellen foi a grande vencedora do reality show musical e em 2013 gravou o seu quarto disco.
Sam Alves
Conhecido somente como Sam, Samuel Alves viu o sucesso finalmente bater a sua porta em 2013 quando entrou para o The Voice Brasil e se consagrou como o grande vencedor. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 1989 Sam foi abandonado dentro de uma caixa de sapatos na porta da casa de um casal Luis e Raquel Alves.
Somente acompanhado de um bilhete que dizia que ele tinha nascido no dia 03 de junho e que havia comido mingau Sam foi acolhido pelos pais adotivos. Quando o menino completou 4 anos os pais adotivos resolveram tentar a vida nos Estados Unidos, Massachusetts.
Com apenas 14 anos, Sam, começou a ser treinado pela mãe Para cantar na Igreja. No ano de 2003 a família retornou ao Brasil e Sam chegou a gravar um álbum independente de música gospel. Depois de quatro anos Sam e a mãe voltaram aos EUA para encontrar o pai que havia ficado sozinho lá. Raquel e Luis se separaram e Sam ficou com a mãe ao lado de quem passou dificuldades financeiras enquanto perseguia o sonho de ser um cantor.
Sam Alves No The Voice USA
Antes de participar da edição brasileira Sam Alves tentou a sorte, em 2013, no The Voice USA. Os quatro técnicos Adam Levine, Blake Shelton, Usher e Shakira demonstrar ter gostado dele, mas nenhum virou a cadeira. Shakira demonstrou um pouco de arrependimento e chegou a dizer em português para Sam: “Acho que você é um cantor realmente bom.”
Ainda em 2013 Sam participou das audições as cegas do The Voice Brasil e todos os técnicos viraram as cadeiras, ele escolheu Claudia Leitte dizendo que gostaria muito de cantar com ela. O desejo de Sam se realizou já que ele foi para a final e se apresentou com a sua técnica.
Lucy Alves
A cantora Lucy Alves, finalista do The Voice Brasil de 2013, pode não ter faturado o prêmio principal, mas conquistou um contrato com a Universal Music. A paraibana mostrou ao longo do programa que além de cantar sabe tocar diversos instrumentos como a sanfona e o piano. João Pessoa, capital da Paraíba, parou para ver Lucy na grande final do programa.
Logo após o fim do The Voice Brasil Lucy foi procurada por várias gravadoras grandes e escolheu a Universal por ser a casa de artistas como Paula Fernandes e Caetano Veloso. Numa das primeiras apresentações fora do reality Lucy conseguiu um público de quase 80 mil pessoas, algo que somente artistas consagrados conseguem.
Além de cantar músicas de artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos Lucy apresentou algumas composições suas. A cantora que foi a representante de Carlinhos Brown na final do reality tem tudo para conquistar o Brasil.
Pedro Lima e Rubens Daniel
Ao lado de Sam Alves e Lucy Alves estavam outros dois finalistas Pedro Lima (do time Lulu Santos) e Rubens Daniel (time Daniel). Pedro Lima era tido como um dos favoritos ao lado de Sam Alves tendo uma expressiva votação do público para ser o vencedor.
Mesmo não tendo conquistado o grande prêmio Pedro Lima ajudou a amenizar o clima entre o público e o seu técnico Lulu Santos que criou polêmica ao desclassificar Dom Paulinho Lima que era tido como o franco favorito para ganhar o programa. Rubens Daniel não brilhou tanto no programa, mas fez bonito ao lado de Daniel na apresentação da grande final.