Escala de Mi Menor Violão

Para quem deseja aprender a tocar violão é imprescindível aprender a tocar a escala de Mi Menor haja vista que boa parte das músicas para violão clássico são compostas em mi menor. Isso acontece porque esse é um tom que se alinha bem com o instrumento no que diz respeito a sua afinação padrão. Quatro entre seis cordas do violão são usadas para fazer o acordo tônico. Esse tom é muito usado ainda no heavy metal já que permite que seja feito um uso extensivo na nota que soa mais grave de uma guitarra convencional.

O Que São Escalas Musicais?

Basicamente são sequências de notas que possuem ordenação, para que fique mais claro daremos como exemplo a escala conhecida: “dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó…” mantendo a repetição do ciclo. Observe que a sequência começou com a nota dó e manteve um ritmo constante até que retornou para a nota dó inicial. Ao longo dessa sequência se manteve uma sequência de distâncias de tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom até repetir o ciclo.

O Que é Escala Maior?

A escala que usamos como exemplo no tópico anterior é o que se chama de escala maior e seria possível usar essa mesma sequência iniciando por outra nota como sol, por exemplo. Nesse caso teríamos a sequência de “sol, lá, si, dó, ré, mi, fá#, sol…”, é possível observar que se manteve a mesma lógica de tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. No primeiro exemplo tínhamos a escala maior de dó e depois a escala maior de sol.

Escalas Musicais

Escalas Musicais

O Que é Escala Menor?

Uma escala menor é aquela que se forma com a sequência de tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom sempre mantendo a repetição do ciclo. Com o que já explicamos fica fácil entender como se monta uma escala menor, para manter alinhado com o exemplo anterior ensinaremos a montar a escala de dó menor que fica assim: “dó, ré, ré#, fá, sol, sol#, lá#, dó…”. Deve-se manter a repetição do ciclo.

Nessa sequência as notas ré#, sol# e lá# são equivalentes a mib, láb e sib de maneira que a escala mencionada acima poderia ser reescrita da seguinte forma: “dó, ré, mib, fá, sol, láb, sib, dó”. É a mesma escala a diferença é que antes ela aparecia escrita com sustenidos (#) e depois foi escrita com bemóis (b).

O Que é Escala de Mi Menor?

Essa tonalidade é aquela em que a escala menos tem como base a nota mi com suas alturas em mi, fá sustenido, sol, lá, si, dó, ré e mi. Na sua escala harmônica há um ré sustenido e na sua armadura há um fá sustenido. Sol maior é a sua maior relativa e mi maior é a sua maior paralela.

Escala de Mi Maior e Escala de Mi Menor

Confira a seguir as escalas de mi maior e mi menor para entender como usá-las para tocar e compreender a teoria por trás da música.

Escala de Mi Maior

As notas que formam a escala de mi maior são: E – F# – G# – A – B – C# – D#. Essa é uma escala que pode ser utilizada em músicas cuja tonalidade é de mi maior em conjunto com Dó# menor que é a sua relativa menor.

Escala de Mi Menor

Essa escala é composta pelas seguintes notas: E – F# – G – A – B – C – D. A tonalidade de mi menor pode ser usada em músicas que tenham a tonalidade de sol maior que é a sua relativa maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *