O Que É UT E O Que Ela Indica?

A UT na música significa Unidade de Tempo, essa é a figura musical que ocupa um tempo inteiro dentro de um compasso. Há também a UC, que significa Unidade de Compasso, e é uma figura musical que ocupa o compasso inteiro.

Os compassos existem para que possam dividir as músicas em partes iguais, com eles é possível definir tanto a unidade de tempo, como a pulsação e o ritmo da música.

Vamos Conhecer Um Pouco Mais Sobre Os Compassos:

Os compassos são representados na partitura separando os números por uma barra ou então uma barra dupla, quando se utiliza a barra dupla, indica que se deve mudar a fórmula do compasso durante a música. A música pode começar com um compasso do estilo quaternário, e sofrer alterações em algum trecho, possuindo, por exemplo, um compasso ternário em seu meio.

Apesar da forma de representar os compassos ser: x/y, ou em números: 4/4, 3/2, isso serve apenas como uma facilitação para a leitura desse compasso, e não tem nenhuma relação com as frações matemáticas. Apesar da relação inexistente, o compasso tem um ponto em comum com as frações matemáticas, sendo que o número que fica em cima é chamado de numerador, e o número que se encontra na parte de baixo é chamado de denominador.

A unidade de tempo está relacionada a divisão dos tempos do compasso, todos os tempos de um compasso possuem durações iguais, mas podem ser formados por quantidades diferentes de notas dentro do tempo, sendo a divisão existente assim:

  • Compassos binários: Os compassos binários são os que possuem dois tempos, dessa forma o numerador de um compasso binário sempre será o número 2.
  • Compassos Ternários: Os compassos ternários são os que possuem três tempos, dessa forma, o numerador do compasso ternário é sempre o número 3.
  • Compassos Quaternários: Os compassos quaternários são aqueles que possuem quatro tempos, dessa forma, o numerador do compasso quaternário é sempre o número 4.
  • Compassos complexos: Os compassos complexos existem para representar aqueles compassos que possuem mais de 4 tempos, eles são considerados aglomerados dos compassos simples, ou seja, ao invés de representar o compasso 5/4, usasse o 2/4 e depois o ¾, e dessa forma é possível entender que se trata de um compasso complexo. Esse tipo de compasso também é chamado de compassos alternados, compassos irregulares, e compassos mistos.

Podem existir compassos binários, ternários, quaternários e complexos tanto dentro dos compassos simples como compassos compostos. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses dois tipos de compasso.

Existem duas formas de compasso, sendo o simples e o composto, e também há os compassos mistos. Na partitura, o compasso é representado pela formula do compasso, que aparece em frente da clave, que fica no início da pauta musical. Cada nota possui um número sendo:

  • 1 – representando a semibreve;
  • 2 – representando a Mínima;
  • 4 – representando a Semínima;
  • 8 – representando a Colcheia;
  • 16 – representando a Semicolcheia;
  • 32 – representando a fusa;
  • 64 – representando a semifusa.

Como Identificar Um Compasso Simples

Compasso Simples

Compasso Simples

Uma das maneiras mais fáceis de identificar um compasso simples é saber que o número que esta em cima na fórmula do compasso, ou seja, o numerador, não será divisível por três, a não ser que ele seja o próprio três, no caso, toda as unidades de tempo do compasso serão divisíveis pelo número dois. Isso quer dizer que a nota é que terá duração de uma batida, não será uma nota pontuada.  No compasso simples, as notas que o compõe podem ter duração menor que um tempo, dessa forma, elas se unem para que possam formar uma batida no total.

Um exemplo prático: se o compasso for formado por um tempo de quatro por quatro, existe a união de duas colcheias (como foi apresentado acima, a colcheia tem o “valor” de dois), com a união das colcheias irá formar uma batida. Já no caso de cinco colcheias, irá unir apenas quatro delas, sendo de duas em duas, e uma fica de fora, para que possam ser formadas duas batidas, e não duas batidas e meias (algo que não existe).

Quando a UT (unidade de tempo) é uma semínima, num compasso quatro por quatro, irá preencher o espaço com quatro semínimas, já a UC (unidade de compasso), no caso do compasso quatro por quatro, é representada por uma semibreve, que sozinha preenche os quatro tempos do compasso.

A contagem de tempo no compasso simples é feita dando ênfase na primeira batida de cada um dos compassos. No exemplo do tempo quatro por quatro, a contagem será feita da seguinte forma: UM, dois, três, quatro, com ênfase no um, já que será essa a primeira batida.

Como Identificar Um Compasso Composto

Compasso Composto

Compasso Composto

O compasso composto é o contrário do compasso simples, para identifica-lo é preciso ver se o numerador é divisível pelo número três, só que no caso, o número três não entra nesse compasso, pois ele pertence a classe dos compassos simples, ou seja, o restante dos números, como o seis, doze, quinze, e assim por diante, pertencem ao compasso composto. Nesse caso, a duração da batida é a mesma duração de uma nota pontuada.

No exemplo a seguir é possível ver melhor como isso funciona: o compasso com tempo de seis por oito, com o tempo composto, as notas se agrupam em grupos de três, nesse caso, podem ser agrupadas seis colcheias em dois grupos, cada um com três colcheias, com cada grupo tendo a duração de uma semínima pontuada, e com isso, o oito indica a semínima pontuada. Se isso ocorresse no compasso simples, o oito estaria sendo preenchido com seis colcheias.

Pode-se destacar que o compasso composto possui notas com duração menor, e a unidade de tempo irá ser representada pela união dessas notas em grupos de três, que não resultará na duração de uma batida completa.

A contagem do compasso composto é feita dando ênfase ao primeiro e também ao terceiro tempo, e assim por diante, com ênfase a cada três tempos. Ou seja, no exemplo mostrado acima, de um compasso seis por oito, a contagem seria: UM, dois, três, QUATRO, cinco, seis.

Há também os compassos mistos, onde a aglutinação de vários compassos, como o compasso cinco por quatro, onde há um misto do compasso três por quatro e do dois por quatro.

Como identificar a UT (Unidade de Tempo) e a UC (Unidade de Compasso)

Para conseguir identificar a UT e a UC, é preciso primeiro relembrar o número de cada figura musical:

  • 1 – representando a semibreve – a figura da semibreve é um círculo pequeno, sem preenchimento.
  • 2 – representando a Mínima – a figura da semibreve é representado por um círculo pequeno sem preenchimento, e uma haste do seu lado esquerdo.
  • 4 – representando a Semínima – a figura da semínima é representada por um círculo pequeno com preenchimento e uma haste do seu lado esquerdo.
  • 8 – representando a Colcheia – a figura da colcheia é um círculo pequeno preenchido, com uma haste do lado esquerdo, e um tracinho no final da haste.
  • 16 – representando a Semicolcheia – a figura da semicolcheia é um círculo pequeno, preenchido, com uma haste do seu lado esquerdo, e dois tracinhos no final da haste.
  • 32 – representando a fusa – a figura da fusa é um círculo pequeno, preenchido, com uma haste do seu lado esquerdo, e três tracinhos no final da haste.
  • 64 – representando a semifusa – a figura da semifusa é um círculo pequeno, preenchido, com uma haste do seu lado esquerdo, e quatro tracinhos no final da haste.

Como é possível de notar, cada número que se segue é o dobro do número que veio antes, sendo todos eles potências do número dois, com isso é possível ver que uma semibreve ocupa o mesmo tempo que duas mínimas, que quatro semínimas, que oito colcheias, que dezesseis semicolcheias, que trinta e duas fusas e que sessenta e quatro semifusas. É possível fazer essa assimilação entre todas as notas. Uma dica para a associação é dividir a figura com menor duração, pelo n[úmero que esta associado a figura de maior duração. Como por exemplo: 8 por quatro, que dá dois.

É a partir do numerador que é possível determinar a quantidade de tempos que um compasso irá possuir, já olhando para o denominador é que temos a UT, onde conseguimos ver qual figura irá preencher o tempo completo do compasso.

Unidade de Tempo e Unidade de Compasso

Unidade de Tempo e Unidade de Compasso

Com todas essas informações fica fácil identificar a UT, pois basta ver quantas figuras preenchem um tempo do compasso, e também é possível encontrar a figura que sozinha irá preencher esse tempo, nesse caso encontramos a UC (unidade do compasso).

Para conseguir decorar o que o numerador e o denominador significam, basta olhar para eles e pesar que o primeiro significa a quantidade de figuras (quantas figuras), e o número de baixo significa a qualidade da figura (qual figura?).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *