Violão
O violão é um instrumento musical acústico de cordas, que podem ser de nylon ou de aço, e possui um corpo oco e achatado, com um formato que lembra o número oito, e um braço onde se toca o instrumento. Para conseguir tocar o instrumento, é preciso conhecer entre outros pontos, o que é a escala musical.
Escala Musical
Escala musical pode tanto ser definida como o grupo das notas musicais que irão derivar do material que se foi escrito na hora da composição musical como também a sequência dos tons que são derivados da vibração do som, sendo o que foram as notas musicais, a partir dos intervalos de tempo.
Os intervalos são chamados de solfejos, onde cada nota é representada por uma sílaba em qualquer uma das escalas (Escala Maior, Escala menor, escala cromática, escala pentatônica) sendo as seguintes sílabas: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá, Lá sustenido, Si. Ou ainda, as notas sustenido podem ser chamadas de Ré bemol, Mi bemol, Sol bemol, Lá bemol e Si bemol. As palavras “Bemol” e ”Sustenido” são usadas quando quer se referir a meio tom acima ou então meio tom abaixo.
A partir das escalas musicais é que se consegue a base necessária para conhecer e então conseguir formar as tonalidades e os acordes da música, por isso ela é algo tão importante. A escala também é usada na música para formar linhas melódicas e também explorar as notas de tensão das cadências harmônicas.
A Escala Menor
Na teoria das escalas, a escala menor representa uma escala diatônica, ou seja, uma escala de sete notas, que possuem entre si dois intervalos de de semitons, e cinco intervalos de tons. Nessa escala, o grau mediante, ou terceiro grau, encontra-se a um intervalo da terça menor, sendo assim um tom e um semitom acima da tônica. Nesse escala os graus sexto e sétimo serão graus menores.Há três escalas menores, a escala menor melódica, a escala menor harmônica, e a escala menor natural, onde em cada uma delas há uma distribuição muito especifica dos intervalos restantes.
A Escala De Si Menor
O si menor será a tonalidade que irá conter as notas si, dó sustenido, ré, mi, fá sustenido, sol, lá e si. Nessa escala, a armadura, local ao lado da clave onde se colocam as notas que são modificadas por um sustenido ou um bemol, e estará escrita na pauta, conterá então dois sustenidos e nenhum bemol. A tonalidade relativa, que é a tonalidade que possui a mesma armadura da clave porém com uma tónica diferente, será o ré maior, já a tonalidade paralela, que consiste em tonalidades com o mesmo nome porém com nuances diferentes, será o si maior.
O Si menor é usado em diversas composições, já que está vinculado com a ré maior que é uma tonalidade muito comum. O si não é natural em nenhum instrumentos, apenas em alguns contrabaixos de cinco cordas. Na música barroca a escala si menor é considerada de sofrimento. Encontra-se mais comumente em composições dos estilos country, rock e folk.
Para realizar o acorde no violão basta seguir as instruções do vídeo a seguir: