A formação das escalas que encontram-se nas músicas é dada por meio do fenômeno harmônico chamado de Tonalidade. Referendo-se ao conjunto de sons que irão ter relação com alguma nota tônica, que seria a nota que se encontra como a resolução principal na escala, tornando-se o centro melódico e tonal da tonalidade. A primeira nota da escala é que será a tônica, e essa dará o nome a escala.
A escala se define como o conjunto das notas organizadas, de forma que se encontrem gradualmente em altura, podendo ser tanto ascendente como descente. Há diversos tipos de escalas que são usadas na música, e iremos aprofundar o conhecimento sobre as Escalas Relativas.
O Que São as Escalas Relativas?
As chamadas de Escalas relativas são aquelas que dentro de si possuem as mesmas notas, porém o modo que se encontram são diferentes, podendo ser maior ou menor. Essas escalas são bastante utilizadas em improvisações musicais, pois elas são boas para se usar em solos.
Escala Relativa Menor
A escala relativa menor está diretamente relacionada com a escala maior, pois a escala relativa menor de uma escala maior será a escala menor do sexto grau dessa tonalidade, ou seja, a partir da nota que você deseja obter a escala, você pega a sexta nota após ela e então encontra a escala menor. Por exemplo, se você está olhando a escala do dó maior, a escala será Lá menor, pois contando-se a partir do dó, o lá é o sexto grau musical (Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si)
A escala relativa é muito parecida com a escala natural, porém criando-se a relação com o sexto grau. A escala do dó maior, e a do lá menor possuem as mesmas notas, ou seja, uma é relativa a outra, e é por isso que há esse vínculo do sexto grau, e também por isso que essa escala é chamada de relativa.
Ou seja, quando você está tocando uma música com a tonalidade da nota maior, você pode também toca-la com a nota da escala menor. Com isso, é possível que sempre que se encontrar em uma tonalidade maior, encontram-se duas escalas, sendo uma a maior que é a da tonalidade, e também a relativa a essa, sendo a menor.
Escala Relativa Menor E Acordes Relativos
O inverso também ocorre, a tonalidade do menor será relativa a uma maior. Nesse caso, a relativa maior encontra se um tom e meio acima da menor, e usando o mesmo exemplo de Lá e Dó, a tonalidade um tom e meio acima de Lá é Dó, o que faz com que a escala relativa maior de Lá menor seja Dó Maior.
O conceito de relativo também se aplica nos acordes, o acorde relativo, assim como na escala, é o acorde de sexto grau da tonalidade que está sendo tocado. Por exemplo, a relativa de Sol maior é o Mi Menor.
É possível acompanhar todas as escalas relativas abaixo:
- Escala Maior: Dó Maior – Escala relativa menor: Lá Menor
- Escala Maior: Dó # Maior – Escala relativa menor: Lá # Menor
- Escala Maior: Ré b Maior – Escala relativa menor: Si b menor
- Escala Maior: Ré Maior – Escala relativa menor: Si menor
- Escala Maior: Mi b Maior – Escala relativa menor: Dó menor
- Escala Maior: Mi Maior – Escala relativa menor: Do # menor
- Escala Maior: Fá Maior – Escala relativa menor: Ré menor
- Escala Maior: Fá # Maior – Escala relativa menor: Ré # menor
- Escala Maior: Sol b Maior – Escala relativa menor: Mi b menor
- Escala Maior: Sol Maior – Escala relativa menor: Mi menor
- Escala Maior: Lá b Maior – Escala relativa menor: Fá menor
- Escala Maior: Lá Maior – Escala relativa menor: Fá# menor
- Escala Maior: Si b Maior – Escala relativa menor: Sol menor
- Escala Maior: Si Maior- Escala relativa menor: Sol# menor