O conhecimento a respeito de conceitos da teoria musical é importante para quem deseja se tornar músico, pois permite uma interação mais assertiva com os instrumentos assim como para compor suas próprias canções. A seguir vamos explicar um pouco melhor do que se trata a chamada escala menor ou escala menor natural com destaque para a escala de dó.
Escala Menor Natural
Geralmente o nome escala menor é utilizado como uma simplificação para escala menor natural que não deve ser confundida com escala menor melódica ou escala menor harmônica. Basicamente a escala menor natural se destaca por ser formada por uma sequência de intervalos: Tom, Semitom, Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom e assim por diante criando um ciclo. A escala de dó menor é formada pelas seguintes notas: C, D, Eb, F, G, Ab, Bb.
Esse vídeo poderá te ajudar:
Aprofunde-se no Tema: O Que São Escalas Musicais?
A forma mais simples de conceituar escalas musicais é dizer que elas são notas que aparecem em sequências ordenadas. O exemplo mais corriqueiro que podemos dar quando o assunto é escala musical é a escala “dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó…” em que essa sequência aparece em ciclo de repetição. O início da sequência é a nota dó para qual se retorna ao chegar a última posição da ordem que é si.
O Que é a Escala Maior?
O exemplo de escala que demos acima é um exemplo de escala maior em que temos a seguinte ordenação de distâncias: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom e retorno ao início. A escala em questão começa na nota dó, mas poderia começar com a nota sol sendo da seguinte maneira: sol, lá, si, dó, ré, mi, fá, sol. Nesse caso foi utilizada a mesma lógica: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. O primeiro exemplo é a escala maior de dó enquanto o segundo é a escala maior de sol.
O Que é a Escala Menor?
É chamada de escala menor a sequência em que as notas estão dispostas da seguinte maneira: tom, semitom, tom, tom, semitom, tom, tom e assim sucessivamente mantendo o ciclo em repetição. Novamente apresentamos a escala menor de dó que é formada da seguinte maneira: dó, ré, ré#, fá, sol, sol #, lá#, dó. Nessa sequência ré#, sol# lá# são equivalentes a: mib, láb e sib de maneira que poderíamos reescrever essa sequência da seguinte maneira: dó, ré, mib, fá, sol, láb, sib, dó.
A escala é a mesma, no entanto, os sustenidos que estavam representados antes foram substituídos pelos bemóis. Contudo, saiba que é muito mais comum ver a escala escrita da segunda forma, pois nela todas as 7 notas aparecem mesmo que com alterações. Fica a dica que não deve ser uma preocupação para o músico essa diferença. Na literatura há predileção pela segunda forma por uma questão de representação.
Treino, Treino e Mais Treino
Para se tornar um músico exímio em sua arte é fundamental treinar, treinar e treinar mais um pouco. A prática poderá chegar mais próxima da perfeição conforme se tenha mais conhecimento a respeito da parte teórica que é a base para executar bem as canções em instrumentos e fazer suas composições.