Para que os músicos possam executar as músicas é importante contar com uma divisão dos grupos de sons, o que se chama de compasso. As diferentes formas de fazer essa divisão recebem nomes específicos como compasso simples ou compasso composto (levando em consideração as notas da composição) ou ainda compasso binário, ternário ou quaternário (quando se considera a métrica). A seguir vamos explicar conceitualmente o que é o compasso ternário e também os demais compassos, pois somente com esse conjunto de conhecimentos é possível se tornar um exímio músico.
As Classificações de Compassos
Como foi citado acima os compassos podem ser divididos em grupos como compasso simples ou compostos quando se tem foco nas notas musicais ou então podem ser classificados como compasso binário, ternário ou quaternário focando na métrica.
O que é Compasso Simples?
Considera-se como um compasso simples aquele em que cada unidade de tempo tem correspondência com o denominador da fórmula de compasso. Os compassos simples mais comuns são 2/4 e 1/4, aliás, boa parte desse tipo de compassos tem como denominador 2 e 4. Porém, existem compassos simples com outros denominadores como é o caso do 3/8.
O que é Compasso Composto?
Os compassos que são considerados compostos são aqueles que se subdividem em três notas e que tem a sua duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso. Para que fique mais claro exemplificaremos através do compasso 6/8 em que está indicado que existe uma semibreve que tem sua divisão em 8 partes.
O que é Compasso Binário?
O nome binário indica que esse compasso está dividido em dois tempos, se tem pulso forte – fraco, o primeiro tempo é forte e o segundo é fraco. É possível que se tenha um compasso binário simples ou composto. Dentre os exemplos de compassos binários simples destacamos 2/4, 2/2 e 2/8. Já no hall dos compassos binários compostos podem ser usados como exemplos 6/8 e 6/4. O ritmo binário pode ser usado em composições eruditas, jazz entre outras.
O que é Compasso Ternário?
Esse composto, como seu nome indica, é formado pela combinação de três tempos sendo que o primeiro deles é forte e os dois seguintes são fracos. Também pode ser simples ou composto. Dentre os exemplos de compassos ternários simples podemos destacar 3/2 e ¾. Os exemplos de compasso ternário composto inclui opções como 9/16 e 9/8. Aparecem como exemplos de composições que utilizam o ritmo ternário simples estão músicas como guarânia e valsa. Em sua versão composta podemos citar como exemplos as músicas de danças medievais assim como o jazz e a música erudita.
O que é Compasso Quaternário?
Esse compasso é formado por quatro tempos, pode ser formado pela junção de dois compassos binários, simples ou compostos. Nessa combinação geralmente o primeiro tempo é o mais acentuado, já o segundo e o quarto mais fracos e o terceiro fica no ponto intermediário. É possível exemplificar o compasso quaternário simples como 4/4, 4/2 e 4/16. Dentre os exemplos de compasso quaternário composto estão 12/8, 12/4 e 12/6.
E o Compasso Irregular ou Complexo?
Essa é a definição dada para compassos com mais de quatro tempos que são executados sem que sejam contados ou divididos em outros. Devido a uma característica auditiva humana esses compassos não são passíveis de serem executadas, devido a isso esses compassos são subdivididos internamente.