Exemplos De Musicas Quaternárias

As músicas são formadas por diversos tipos de compassos musicais, que acabam fazendo com que a mesma seja definida e conhecida como detentora de certos tipos de compassos.

O compasso tem a função principal de reagir e direcionar o funcionamento da música, tal como o tempo de cada nota, e como ela irá se comportar dentro do arranjo musical. Esses compassos podem se apresentar de diversas formas diferentes, fazendo então com que eles sejam classificados a partir desse tipo de composição.

O compasso chamado de quaternário acaba sendo formado pela variação de quatro tempos. Geralmente na divisão de cada um desses tempos que irão compor o compasso, o primeiro é considerado mais forte, ou seja, com um som mais estrondoso. O segundo por sua vez, já é observado em uma intensidade mais fraca. Por consequência, o terceiro e quarto se dividem entre medianos e, também fracos.

A música que acaba sendo definida dentro do tempo de um compasso quaternário, é dívida e organizada dentro desses quatro tipos diferentes de compassos, formando assim o compasso definido como quaternário.

Apesar de muitas pessoas que apreciam diferentes tipos de músicas estarem sempre que possível diante de uma música considerada redentora do compasso chamado quaternário, nem sempre podemos identificar esse tipo de situação tão rapidamente.

Hoje então, vamos apresentar alguns tipos de músicas que são assim observadas e classificadas. É importante que o leitor tenha em mente que a lista fornecida hoje é assim classifica perante as informações que acabaram sendo possíveis de encontrar.

Se você é uma pessoa que pratica ou admira a arte da música, e tem vontade de entender como ela funciona de uma forma mais geral, preste atenção em cada compasso das mesmas, para que você possa se atentar a isso de uma forma cada dia mais fácil.

Compasso Quaternário

Compasso Quaternário

No ramo musical brasileiro, esse tipo de música acaba sendo facilmente encontrado, e então vamos dar início a análise da composição de algumas delas. Antes disso, precisamos saber de uma informação que pode ser considerada muito relevante: as músicas que costumam apresentar maiores incidências de compassos quaternários, são as músicas do gênero musical chamado de Frevo, além do Forró Arrasta-pé, e, também as marchas.

As Músicas

Uma das músicas que apresenta grande relevância nesse movimento é interpretada por uma das maiores cantoras do país, a aclamada Gal Gosta. Essa música se chama É D”Oxum, e fez um grande sucesso.

Podemos pular agora para uma música mais popular, e que se analisada de uma forma mais geral, acabou atingindo um maior publico dentro do território nacional. Essa música é interpretada por Djavan, um cantor brasileiro de grande importância e relevância no mundo da música, e a música que apresenta então esse compasso, é Sina, um dos sucessos do cantor.

Seguindo a linha de cantores que são extremamente influentes no Brasil, podemos agora analisar a música interpretada por Chico Buarque, com a canção Noite dos Mascarados.

Diversos cantores ao longo dos anos acabaram utilizando desse tipo de compasso para marcar sua música, dentre eles podemos citar Tom Jobim, Luiz Gonzaga e outros demais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *