Tipos de Compasso Musical

O compasso musical tem a função de definir a unidade de tempo, o ritmo e o pulso da composição de uma música. Eles são representados na partitura por linhas verticais sobre a pauta. O compasso é representado por uma fração (exemplo: 2/4 – lê se compasso dois por quatro) o numero do denominador irá indicar em quantas partes uma semibreve deverá ser dividida para se obter uma unidade de duração. E o número de cima se refere as unidades de tempo. Cada compasso pode combinar as notas e pausas de forma particular, mas a soma dessas não pode ultrapassar e nem ser menor que a unidade de tempo indicada. A formula do compasso será escrita no inicio da composição ou nas seções se a mudanças durante a música.

Dentro da classificação dos compassos há os simples e os compostos, e também os binários, ternários, quaternários e complexos, esses são classificados considerando a métrica. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles:

Compasso Simples

No compasso simples, a unidade de tempo será preenchida por figuras que podem ser divididas por dois, não inclui as figuras pontuadas. A sua unidade de tempo será preenchida pelos números um, dois, quatro, oito, dezesseis, trinta e dois e sessenta e quatro. E sua unidade do compasso será preenchida por dois, três e quatro. A unidade de tempo seria o denominador, já a unidade do compasso é o numerador, os compassos simples mais comuns são os dos tipo 2/2, 2/4, 3/8, 4/4. a unidade de tempo é aquela figura que corresponde ao valor de um tempo dentro do compasso.

Compasso Composto

No compasso composto, a sua unidade de tempo será preenchida por figuras que podem sr divididas por três. Nesse compasso cada unidade de tempo corresponde a três colcheias, ou uma semínima pontuada. Qualquer formula de compasso com numeradores divisíveis por três é considerada composta, como exemplo, seis, nove, doze, quinze.

Compasso Binário

Compasso onde o pulso é forte e fraco, ou seja o primeiro tempo do compasso é forte, e o segundo tempo é fraco. Esse compasso marca um ritmo, um ritmo binário pode ser simples (como o 2/8 e 2/4) ou composto (como o 6/4 e 6/8). Esse tipo de compasso está presente em músicas como marchas e em ritmos musicais como o frevo, jazz, polca, baião, ska, bossa nova e outros, também é bastante usado em músicas latinas.

Compasso Ternário

Compasso formado por três tempos, pode ser também um compasso simples (como o 3/4 e 3/2) ou compasso composto (como o 9/8 e 9/16). Está presente em valsas e na guarânia, e também em musicas medievais, musicas eruditas e no jazz.

Compasso Quartenário

Compasso formado pela aglomeração de dois binários, simples ou compostos, formando quatro tempos. A aglomeração é identificada quando o primeiro tempo é acentuado, o terceiro tem intensidade intermediaria, e o segundo e quarto são fracos.

Compasso Complexo

Quando o compasso está acima de quatro tempos, ele se divide internamente em partes menores ou iguais a quatro tempos. Por exemplo o compasso 5/4, acaba sendo uma composição  de 2/4 e 3/4. Esse compasso também é chamado de irregular ou alternado, isso se deve pelo fato que ele “une” outros compassos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *