Vão Quantas Semifusas para uma Semibreve?

O estudo da teoria musical é muito importante para quem deseja atuar como músico, pois permite identificar a essência daquilo que é reproduzido por meio de instrumentos. Conhecer os conceitos das figuras rítmicas e o seu tempo de duração é crucial para estabelecer uma lógica potencial para as suas composições e execução das canções. Continue lendo e saiba mais sobre essas duas figuras de tanta relevância.

O Que é Semifusa?

Recebe a nomenclatura de semifusa a nota musical cuja duração é de 1/64 de uma semibreve e a metade da duração de uma fusa. A representação gráfica dessa notação é de um círculo preenchido em conjunto com uma haste e mais quatro bandeirolas. Se a semifusa aparece até a terceira linha da pauta tem a sua haste virada para a direita e para cima.

Já nos casos em que a nota aparece acima da terceira linha conta com sua haste virada para a esquerda e para baixo. As bandeirolas da semifusa sempre estarão posicionadas a direita da haste. A representação de uma pausa com duração semifusa é feita por uma linha curta desenhada em diagonal contando com as quatro bandeirolas.

Notas Musicais - Semifusa

Notas Musicais – Semifusa

Agrupamento de Semifusas

Se há mais de uma semifusa seguidas é interessante fazer a sua representação em grupo para que seja mais fácil fazer a leitura. Nesse caso as semifusas são representadas pelas hastes e as bandeirolas são substituídas por quatro linhas.

Se a maioria das notas do agrupamento se encontra abaixo da terceira linha esse grupo se forma na parte de cima da nota. O agrupamento acontece para dar origem a uma unidade de tempo. Objetivando facilitar a divisão são formados subgrupos com oito notas.

O Que é Semibreve?

Essa é a figura rítmica que possui a maior duração atualmente dentro da notação musical. Antes eram usadas outras figuras como a Breve, a Longa e a Máxima, contudo, atualmente, a semibreve ocupa o espaço de mais longa. Como se trata da nota mais longa em uso é a referência para as demais notas.

Dessa forma de sua divisão em duas, quatro, oito, dezesseis, trinta e duas e sessenta e quatro partes temos, respectivamente, as seguintes notas: mínima, semimínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semisfusa. Outra função dada a semibreve é servir de referência para a duração de um compasso que nada mais é do que a música.

Notas - O Que é Semibreve?

Notas – O Que é Semibreve?

Fórmula de Compasso

O compasso nada mais é do que uma forma de dividir em grupos uma música. Na chamada fórmula do compasso está indicada em quantas partes é feita a divisão de uma semibreve para chegar ao tempo da composição. Num compasso 4/4, por exemplo, fica explícito que a semibreve foi dividida em quatro partes sendo a unidade de tempo a nota de duração de ¼ da semibreve, isto é, uma semínima.

Mas, Afinal Quantas Semifusas Vão Numa Semibreve?

Após ter verificado que uma semibreve equivale a: duas mínimas; 4 semimínimas; 8 colcheias; 6 semicolcheias; 32 fusas e 64 semifusas concluímos que vão 64 semifusas dentro de uma semibreve.

Gostou de conhecer mais sobre teoria musical? Esperamos ter ajudado com a sua dúvida!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cifras

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *