Arrocha: A Música Que Fala Do Mal De Amor

O Brasil é um país musical e por isso mesmo conta com uma grande variedade de estilos. Dentre esses estilos musicais tem um que vem da Bahia e que é especialmente interessante, o Arrocha. Basicamente Arrocha é um gênero musical e de dança que tem a sua origem no estado baiano.

Esse ritmo é proveniente da seresta e foi influenciado pela música brega e também pegou um pouco do estilo romântico. Foram feitas algumas modificações para tornar o Arrocha mais sensual. O crédito da criação do Arrocha é dado para a cidade baiana de Candeias.

Não precisa ser tocada por uma banda inteira, em geral são usados apenas um teclado arranjador, uma guitarra e um saxofone.

Arrocha: A Música Que Fala Do Mal De Amor

Arrocha: A Música Que Fala Do Mal De Amor

A Origem Do Arrocha

O Arrocha é definido como brega, mas a origem do termo brega é bastante questionável. Não existe uma definição completa do que é o brega. Em relação ao ritmo do Arrocha ele há a possibilidade de ele ter surgido nos prostíbulos nordestinos com o objetivo de embalar os “clientes”.

A Origem Do Arrocha

A Origem Do Arrocha

A Crítica Ao Arrocha

A música do Arrocha é considerada uma música brega e por isso mesmo costuma ser mal criticada, ou seja, as críticas nem sempre são positivas. A música que é brega é tida como uma música banal, óbvia, que fala de assuntos que não são relevantes.

Por isso alguns dos principais sucessos do Arrocha são considerados como clichês musicais. Porém, há muitos especialistas em música que defendem o lado positivo desses ritmos conhecidos como bregas. Algum mérito essas músicas tem uma vez que tantas pessoas as ouvem e gostam delas.

O importante é não ter preconceitos, pois quando abrimos a nossa mente para coisas novas descobrimos que aquilo que é tão criticado pelos outros pode ser na verdade muito divertido e interessante.

A História Do Arrocha

Foi em 2004 que o Arrocha começou a ganhar mais espaço e destaque nas principais rádios baianas. Porém, esse movimento musical já começou causando polêmica, pois os críticos argumentavam que esse ritmo não possuía letras muito elaboradas.

Nesse momento em que ainda havia resistência para aceitar o Arrocha como um movimento musical alguns nomes passaram a trabalhar na divulgação do gênero com bastante sucesso.

Dentre os músicos que ajudaram na difusão do Arrocha destacam-se Márcio Moreno, Tayrone Cigano, Silvanno Salles, Nara Costa (considerada a Rainha do Arrocha), Amor Intenso e outros.

As Características Do Arrocha

As letras das músicas do Arrocha tem muito em comum com as letras das músicas tidas como bregas. Além disso, essas músicas também contam com a adição dos sons de teclados e batidas eletrônicas. Um ritmo que faz grande sucesso em particular nas regiões Norte e Nordeste.

Na verdade o ritmo do arrocha não é novo, já existe desde a década de 70, mas com esse nome se tornou conhecido somente nos últimos anos. O comece desse ritmo aconteceu quando admiradores da música de cantores bregas como Reginaldo Rossi, Odair José, Waldick Soriano e Fernando Mendes passaram a comprar teclados eletrônicos e cantar as músicas dos ídolos com esse instrumento.

Esses novos cantores, que cantavam as músicas de seus ídolos, passaram a se apresentar em bares e boates das regiões suburbanas ou interioranas no país. Depois de um tempo de sucesso o ritmo, que ainda não era chamado de Arrocha, foi sendo esquecido pela mídia como um todo.

Os Artistas Do Arrocha

No final da década de 90 empresários do ramo musical resolveram apostar nesse ritmo de novo devido ao seu grande apelo popular e a oportunidade de obter lucro. Foi a partir desse ponto que surgiu o primeiro ídolo chamado Lairton nos anos 2000. O nome artístico do primeiro grande sucesso da nova leva do Arrocha é “Lairton e Seus Teclados”.

A música que se destacou com esse cantor foi a famosa “Morango do Nordeste”. Essa música ficou bastante conhecida com Lairton, mas não é de sua autoria. Além do investimento que os empresários musicais fizeram para que esse ritmo crescesse e se difundisse houve também a simplificação dos sistemas de mixagem e fabrico de CD’s que ajudou muitos grupos menores a aparecer para o sucesso.

A difusão do Arrocha aconteceu bem rápido depois dessa facilidade para fazer CD’s. Porém, apesar do grande sucesso com as pessoas mais humildes o Arrocha ainda enfrenta bastante preconceito entre a classe média. Muitos não consideram o Arrocha como um verdadeiro ritmo musical.

Tudo porque as suas composições são simples, com letras fáceis e que tem a repetição como base. O principal assunto tratado pelas músicas do Arrocha são os problemas amorosos. Por isso muitas pessoas entendem que esse ritmo musical é irrelevante.

Algumas Músicas Que Fizeram Sucesso Do Arrocha

  • É a Você Que Amo – Grupo Asas Livres
  • Arrependido – Grupo Arrocha
  • A Gente Fica Sem se Amar – Asas Livres
  • Crise de Amor – Asas Livres
  • Eu Quero Ser Feliz – Asas Livres
  • Depois Que Você Matar Meu Coração – Grupo Arrocha
  • Que Saudade de Você – Asas Livres
  • Tá Combinado Assim – Grupo Arrocha
  • Meu Universo é Você – Asas Livres
  • Caminhos do Sol – Grupo Arrocha
  • Estou Aqui – Grupo Arrocha
  • Me Leva Junto Com Você – Brazilian Boys
  • Amigos Para Sempre – Adalvenon
  • Laço Aberto – Adalvenon
  • Romance Rosa – Adalvenon
  • Deusa Nua – Brazilian Boys
  • Linda – Brazilian Boys
  • Tão Só – Brazilian Boys
  • Desculpe, Mas Vou Eu Vou Chorar – Brazilian Boys
  • Vou Por Aí – Tairone Cigano
  • Doméstico – Tairone Cigano
  • Portal do Arrocha

Para saber mais sobre esse ritmo musical acesse o Portal do Arrocha em http://portaldoarrocha.com.br/index.asp. Nesse site você pode se informar mais sobre esse ritmo musical e conferir os principais sucessos.

Um ritmo musical que é considerado brega e que tem como principal tema os problemas da vida amorosa. Esses temas são universais, pois quase todo mundo já passou por algum tipo de problema de amor. Sendo assim é bem possível que você se identifique com algum dos sucessos desse polêmico estilo musical.

O Arrocha é um estilo musical que deve ser ouvido antes que as pessoas achem simplesmente que não irão gostar dele. Vale a pena ouvir e quem sabe virar um dos mais novos fãs do Arrocha. Conheça as bandas e fique por dentro de tudo sobre as bandas desse estilo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Estilos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *